Precisa cozinhar a batata antes de assar?

Se você quer saber se precisa cozinhar a batata antes de assar, não deixe de conferir esse artigo, pois aqui vou te contar se precisa cozinhar antes de assar ou não. 

Também vou te contar qual o melhor tipo de batata para assar. Confira!

Descubra se precisa cozinhar batata antes de assar


precisa cozinhar a batata antes de assar

Acredite se quiser, mas essa é uma dúvida muito comum de surgir na hora que vamos preparar alguma receita de batata assada e a resposta é bem simples: depende.

Isso mesmo. Se você me perguntar se é possível assar uma batata sem antes cozinhar ela, eu vou te dizer que sim, mas essa não é a melhor forma de fazer isso. 

O principal motivo é que desse jeito você demora muito mais para chegar no ponto certo, gastando mais gás no final das contas. Sem contar que dessa forma, você pode não cozinhar o centro da batata por completo. 

Quando você cozinha a batata antes de levar ao forno, todo o processo de cozimento ocorre de maneira mais rápida e assim é garantido que toda a batata vai cozinhar da forma correta. 

Por quanto tempo cozinhar a batata antes de assar?


Quando eu falei que o mais indicado é cozinhar a batata antes de levar ao forno, não significa que você vai precisar deixar ela amolecer completamente até desmanchar. 

Não precisa e se isso acontecer, você provavelmente vai ter um resultado final não tão agradável 

O tempo de cozimento é apenas para deixar essa batata al dente. O teste do palito ou da ponta da faca serve para saber se está no ponto certo. Se entrar sem nenhuma resistência, já está na hora de tirar do fogo. 

É necessário em torno de 5 a 7 minutos em água fervente. Em seguida basta levar para assar no forno como de costume. 

Qual o melhor tipo de batata para assar?


como cozinhar a batata antes de assar

Você sabia que existem diversos tipos de batatas por aí? Isso mesmo! Aqui no Brasil é possível encontrar ao menos 5 tipos diferentes e logo abaixo vou te contar qual é a melhor para preparar no forno. Confira!

Batata Ágata

Essa é uma das mais usadas aqui no Brasil. Entre todas, ela é a melhor para levar ao forno, pelo simples fato de possuir pouco amido. 

Ela é indicada para preparar sopas e saladas, mas ela não é indicada para fritar. 

Batata doce

Esse é o tipo de batata mais saudável encontrada no Brasil. Além de fortalecer o sistema imunológico e controlar a pressão arterial, ela também auxilia no ganho de massa muscular por ser uma ótima fonte de carboidratos. 

Acredito que ela seja o único tipo de batata que combina com qualquer preparo. Você pode fazer ela cozida, assada ou frita que fica uma delícia. 

Batata bolinha

Sabe aquele tipo de batata que geralmente vemos em potes de conserva? Então, essa é a batata bolinha e ela não serve só para isso. 

Ela fica perfeita quando preparada no forno com alguns acompanhamentos bem saborosos. Mas não se engane, apesar do formato diferente, ela é a versão mini da batata Ágata. 

Leia também: Como fazer batata em conserva para churrasco

Inicie o preparo!


Agora que você já sabe se precisa cozinhar a batata antes de assar, não falta mais nada para começar a preparar. 

Inicie separando todos os ingredientes que você vai usar. Assim você não vai esquecer nada e não será surpreendida de última hora. 

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira. Se possível me contar aqui nos comentários qual é o tipo de batata que você usa para assar aí na sua casa. Eu vou adorar saber!

Agradeço a sua atenção e te desejo boa sorte no preparo da sua receita.

Até a próxima!