Como tirar o amargo da berinjela

Você por acaso está procurando saber como tirar o amargo da berinjela? Essa é uma dúvida muito comum de surgir na hora de preparar uma receita com esse ingrediente e aqui eu vou te contar como fazer isso de forma simples. 

Além disso, eu vou te passar também algumas dicas que eu tenho certeza que vão te ajudar a preparar esse legume. Confira!

Descubra como tirar o amargo da berinjela com leite


como tirar o amargo da berinjela

Você sabia que dá para eliminar o amargor desse legume usando apenas água, leite e sal? Isso mesmo! Essa é uma técnica muito eficaz e por isso ela é utilizada para preparar diversas receitas com berinjela incríveis!

Ela consiste em misturar um pouco de água com 50 ml de leite e uma pitada generosa de sal grosso. A quantidade de água precisa cobrir toda a berinjela por cerca de 1 hora.  

Use amido de milho para tirar o amargo da berinjela!


O amido de milho também é um ingrediente que pode ser usado para retirar esse sabor estranho da berinjela. 

O processo é basicamente o mesmo, basta adicionar uma quantidade de água que cubra toda a berinjela e misturar com uma colher de sopa de amido de milho. 

Em seguida, mergulhe as berinjelas e adicione uma boa pitada de sal grosso por cima. 

Nessa técnica você também pode usar a farinha de trigo, se não tiver o amido de milho disponível. Funciona da mesma forma. 

Use apenas o sal grosso


Se você acabou de perceber que não tem nem leite, nem amido de milho, nem farinha de trigo,  fique tranquilo. Você também consegue retirar esse amargor apenas com o sal, mas o processo demora um pouco mais. 

Para isso você vai precisar colocar a berinjela cortada em uma peneira, dentro de uma vasilha.  Em seguida, polvilhe uma quantidade generosa de sal grosso e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos uma hora e meia. 

Depois desse descanso, você vai reparar que vai sobrar um líquido escuro no fundo dessa vasilha que deve ser descartado. 

Aí é só lavar bem os pedaços de berinjela para retirar o excesso de sal e preparar a receita como de costume. 

Suco de limão também funciona!


Isso mesmo! Se você misturar água com o suco de um limão e mergulhar a berinjela, o amargor também será eliminado. 

Não esqueça de deixar pelo menos 30 minutos descansando nessa água.

Você também pode substituir o suco de limão por 50 ml de vinagre. O efeito é o mesmo!

Sempre deixe a berinjela de molho!


Independente se você já tirou o amargo ou não, o mais aconselhável é que você deixe a berinjela sempre de molho enquanto está preparando a receita. 

Isso não só elimina esse sabor ruim, como também evita que ela fique escura e resseque. 

Por isso, sempre deixe os pedaços de berinjela que você vai usar dentro de uma vasilha com uma dessas misturas que te ensinei ou pelo menos só com água e sal.

Você conhece os benefícios da berinjela?


Como fazer berinjela assada

Esse é um legume muito consumido aqui no Brasil, mas nem todo mundo conhece os benefícios que ele traz  para a nossa saúde. 

Abaixo eu vou listar algumas para você ficar por dentro de tudo que ela pode te oferecer. Confira:

Rica em antioxidantes

Uma das grandes vantagens em adicionar a berinjela no seu cardápio é que ela é uma ótima fonte de antioxidantes. 

Essas são substâncias que tem como principal função proteger as células, agir contra o envelhecimento precoce e também fortalecer o sistema imunológico. 

Previne alguns tipos de câncer

A berinjela também está associada à prevenção do câncer e existem diversos estudos que mostram que a casca da berinjela possui uma substância chamada Nasunin que melhora a circulação sanguínea e também ajuda na formação de novos vasos.

Ajuda a emagrecer

Ela também é rica em fibras, que são substâncias que auxiliam na redução do colesterol e também promove a sensação de saciedade.

Sem contar que esse é um legume com o teor calórico bem baixo, auxiliando ainda mais na perda de peso. 

Leia também: Ideias de legumes para almoço

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como tirar o amargo da berinjela, não perca mais tempo. Experimente essas dicas que eu te passei e prepare uma receita aí na sua casa. 

Eu espero que essas informações tenham esclarecido as suas dúvidas e antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito bem vinda. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!