Qual a diferença do repolho roxo para o branco?

Quer saber qual a diferença do repolho roxo para o branco? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te contar as principais diferenças entre um e outro e também vou te falar sobre os benefícios que esses ingredientes oferecem. Confira!

Descubra qual a diferença do repolho roxo para o branco


Qual a diferença do repolho roxo para o branco

O repolho é um vegetal versátil, saudável e muito popular na culinária brasileira, mas eu sei que não é todo mundo que conhece as diferenças entre um e outro. 

A principal característica que difere esses dois ingredientes é a cor. O repolho roxo tem um tom mais escuro devido aos antocianinas, pigmentos naturais que oferecem antioxidantes e podem variar a tonalidade. Já o repolho branco tem uma tonalidade esverdeada ou pálida.

Além disso, o sabor também é um pouco diferente. Apesar de ambos serem crocantes e levemente adocicados, o repolho roxo é conhecido por ser um pouco mais suave e doce do que o branco, que pode ter um sabor um pouco mais forte.

Conheça os benefícios do repolho


A verdade é que independente da cor do repolho, ele é rico em diversos nutrientes importantes e que ajudam a manter o equilíbrio no nosso organismo. 

Abaixo eu vou citar os principais benefícios para você ficar por dentro de tudo que o repolho pode te oferecer. Acompanhe!

  • Fibras: São ricos em fibras dietéticas, promovendo a saúde digestiva.
  • Vitaminas e minerais: Oferecem uma variedade de vitaminas (A, C, K, B6) e minerais (potássio, cálcio, magnésio).
  • Antioxidantes: O repolho roxo, devido às antocianinas, tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater danos celulares.

O que fazer com repolho?


Para te inspirar ainda mais, eu resolvi te apresentar algumas receitas para você preparar com esse ingrediente. Confira a seguir:

1 – Repolho refogado

 

2 – Repolho cremoso gratinado

 

3 – Charuto de repolho

 

4 – Torta de repolho

 

5 – Repolho assado

 

6 – Repolho empanado

 

Pode congelar repolho?


Se você preparou uma grande quantidade de repolho e acabou sobrando, saiba que dá para congelar esse ingrediente e prolongar a vida útil dele, mas isso deve ser feito da maneira correta para que você tenha um bom resultado. 

A primeira coisa que você deve fazer é o branqueamento do repolho. Isso consiste em mergulhar rapidamente em água fervente e deixar por cerca de 2 minutos no máximo. 

Em seguida mergulhe em um recipiente com água e gelo. Isso vai servir para conservar a textura e o sabor do repolho por muito mais tempo. 

Depois seque bem e embale em sacos próprios para congelamento, retirando o máximo de ar possível.

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Se o processo de congelamento for realizado da maneira correta, esse repolho pode durar de 9 a 12 meses. 

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento para que você possa acompanhar a validade facilmente. 

Leia também: Salada de repolho para 50 pessoas

Aproveite!


Agora que você já sabe qual a diferença do repolho roxo para o branco e conheceu também essas receitas incríveis, não perca mais tempo. Observe bem o preparo desses pratos e escolha aquela que mais te deixou com água na boca. 

Eu tenho certeza que independente da sua escolha você vai adorar o resultado final. 

E antes de ir eu não poderia esquecer de te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e e sigo torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado e pronto para colocar a mão na massa. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!