Como cozinhar beterraba no microondas? Veja o tempo médio

No artigo de hoje você vai descobrir como cozinhar beterraba no microondas de uma maneira muito simples e prática. 

Aqui eu também vou esclarecer algumas dúvidas interessantes e te contar quais são os principais benefícios desse ingrediente. Confira!

Dá para cozinhar beterraba no microondas?


Como cozinhar beterraba no microondas

Sim! Dá para cozinhar beterraba no microondas e eu te garanto que essa é uma maneira muito prática e que vai te ajudar muito no seu dia a dia. 

É importante que você saiba que o resultado apesar de ser muito parecido, não é igual ao método tradicional que é na água ou no vapor. 

Por isso é importante que você realize esse preparo da maneira correta. Assim você evita ressecamento ou até mesmo acidentes como queimaduras. 

Quanto tempo para cozinhar beterraba no microondas?


A verdade é que o tempo de cozimento da beterraba no microondas pode variar dependendo do tamanho das beterrabas e da potência do seu aparelho. 

No geral, para uma beterraba média, o tempo de cozimento pode variar de 6 a 10 minutos em potência alta. Beterrabas menores podem exigir menos tempo, enquanto beterrabas maiores podem exigir mais tempo, podendo chegar até 15 minutos. 

Descubra como cozinhar beterraba no microondas


Apesar de ser um processo simples, eu sei que não é todo mundo que sabe como cozinhar beterraba no microondas, não é mesmo? Então foi por isso eu resolvi te apresentar um passo a passo simples que vai te ajudar muito!

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher as beterrabas. Elas precisam ser frescas e com uma textura firme, sem machucados. 

Depois é importante que você lave bem para remover qualquer sujeira e se desejar, remova a casca. Depois corte a beterraba em pedaços menores e coloque em um recipiente que possa ser levado para o microondas.

Adicione um pouco de água nesse recipiente e cubra com uma tampa própria para microondas. Caso você não tenha, também pode utilizar um plástico filme perfurado. Assim o vapor criado pode ser liberado. 

Cozinhe as beterrabas em potência alta por cerca de 6 a 8 minutos. Lembre-se de mexer na metade do tempo para que o cozimento aconteça de maneira uniforme. 

No final desse tempo, confira a textura da beterraba e observe se precisa de mais tempo.

Precisa mesmo tirar a casca?


Não! A remoção da casca da beterraba não é necessária, inclusive quando estamos falando de nutrientes, o mais indicado é que essa casca seja mantida em qualquer preparo, afinal é nela que você encontra a maior parte de vitaminas e minerais. 

A única desvantagem de deixar a casca é que por conta das suas fibras, elas podem dificultar a mastigação e se você for preparar uma receita cremosa como purê de beterraba, pode ser que a sua textura não fique tão suave. 

Cuidado ao retirar do microondas!


Como eu já disse e você também já pode imaginar, cozinhar a beterraba no microondas sem atenção pode ocasionar queimaduras graves. 

Por isso, na hora de retirar do microondas, tenha cuidado com o recipiente quente e o vapor que será liberado. Use sempre uma luva própria para altas temperaturas ou um pano de prato para proteger as mãos. 

Conheça os benefícios da beterraba


Cozinhar beterraba no microondas

Além de ser um ingrediente versátil e muito saboroso, a beterraba também oferece uma grande variedade de nutrientes incríveis ue auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo. 

E para te deixar por dentro de tudo, eu vou deixar logo abaixo alguns dos principais benefícios desse legume. Confira:

  • Rica em nutrientes: A beterraba é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, como ácido fólico, manganês e vitamina C.
  • Aumento da resistência: Alguns estudos sugerem que o consumo regular de beterraba pode melhorar a resistência durante o exercício.
  • Pressão sanguínea e saúde cardiovascular: Os nitratos presentes na beterraba podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea e melhorar a saúde cardiovascular.
  • Suporte à função cerebral: Os nitratos também podem beneficiar a função cerebral, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro.
  • Rica em fibras: A beterraba é uma excelente fonte de fibras, promovendo a saúde digestiva.
  • Propriedades anti-inflamatórias: Os antioxidantes presentes na beterraba têm propriedades anti-inflamatórias que podem beneficiar a saúde geral.

Leia também: Pode congelar beterraba cozida?

Aproveite essas dicas!


Depois de descobrir como cozinhar beterraba no microondas, eu tenho certeza que ficou mais fácil para você, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Observe bem essas dicas e comece a colocar todas elas em prática. Eu tenho certeza que ela vão te ajudar muito.

Antes de ir embora,  eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade para você todos os dias. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado.

Te desejo boa sorte e até a próxima!