Como temperar arroz para sushi?

Por acaso você está procurando saber como temperar arroz para sushi? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou te apresentar os temperos usados para agregar sabor nesse arroz e também vou trazer algumas informações que vão te ajudar muito. Confira!

Qual arroz para fazer sushi?


Como temperar arroz para sushi

Antes de te falar como temperar arroz para sushi, eu preciso te dizer qual é o tipo de arroz utilizado nessa culinária. 

Ele é conhecido como arroz japonês de grão curto ou shari. Este arroz é cultivado especificamente para ter uma textura pegajosa quando cozido, o que é essencial para que o sushi mantenha sua forma e seja fácil de manusear ao fazer os rolos.

O arroz japonês de grão curto tem uma alta quantidade de amido, que é liberada durante o cozimento e ajuda a dar a consistência característica do sushi.

Qual tempero usar no arroz para sushi?


Você já comeu sushi e se perguntou qual é o ingrediente que deixa aquele sabor único no arroz? 

Então você precisa saber que o tempero usado no arroz para sushi é conhecido como “sushi su” ou “su para sushi”. 

Este tempero é uma mistura de vinagre de arroz, açúcar e sal. A combinação equilibrada desses ingredientes adiciona um sabor suave e levemente ácido ao arroz, que complementa perfeitamente os outros ingredientes do sushi.

Como fazer o tempero do arroz para sushi?


Sabia que dá para fazer esse tempero em casa? Isso mesmo! Os ingredientes são simples de encontrar e você provavelmente já tem todos eles em casa. Confira:

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara de vinagre de arroz
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

  • Primeiro comece aquecendo suavemente esses ingredientes em uma panela até que o açúcar e o sal estejam completamente dissolvidos;
  • Em seguida, misture esta solução ao arroz cozido e mexa delicadamente para distribuir uniformemente.

Caso queira, esse tempero também pode ser adquirido em lojas voltadas para a cultura japonesa. Ele custa em torno de R$ 20 e rende muito!

Quanto tempo para cozinhar arroz para sushi?


Se você está pensando em fazer comida japonesa em casa, saiba que o segredo para ter um bom resultado é cozinhar o arroz no ponto certo. 

Geralmente, o arroz é lavado várias vezes em água fria até que a água saia clara para remover o excesso de amido. Em seguida, ele é deixado de molho em água por cerca de 30 minutos antes de ser cozido.

Depois disso, o processo de cozimento se inicia. Para isso você vai precisar de uma panela com água na proporção de 1 parte de arroz para 1,25 a 1,5 partes de água. Em seguida leve para ferver em fogo alto e logo depois da fervura, deixe em fogo baixo para cozinhar por cerca de 15 minutos com a tampa fechada. 

Após o cozimento, o arroz deve ser deixado descansando por mais 10 minutos com a tampa fechada, para que o vapor possa terminar de cozinhar os grãos.

Saiba como temperar arroz para sushi


Depois do cozimento completo do arroz, chegou a hora de adicionar esse tempero que agrega todo o sabor que estamos buscando. 

Para temperar não tem muito segredo, basta colocar o arroz em uma tigela grande, misturar com o sushi su, mexendo delicadamente para incorporar. No final, experimente para saber se está bom de tempero, caso necessário adicione um pouco mais e depois inicie a montagem do seu prato. 

Pode congelar arroz para sushi?


qual o melhor arroz para sushi

A verdade é que você pode sim congelar o arroz para sushi, mas é importante que você saiba que a sua textura pode ser afetada. Além disso, o sabor também pode mudar. 

O arroz congelado tende a ficar mais seco e pode perder parte de sua textura pegajosa que é uma das suas principais características. Se você precisar congelar arroz para sushi, é melhor fazê-lo imediatamente após o cozimento, antes de adicionar o tempero.

Para congelar, espalhe o arroz em uma camada fina em uma assadeira e deixe esfriar completamente. Em seguida, transfira o arroz para sacos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível antes de selar. 

O arroz congelado pode ser mantido por até 1 mês no congelador. Para descongelar, basta transferir o arroz para a geladeira por algumas horas antes do preparo do seu prato e quando descongelar, reaquecer suavemente no vapor.

Leia também: Pode guardar sushi na geladeira?

Aproveite essas dicas!


Acredito que agora que você já sabe como temperar arroz para sushi, ficou muito mais fácil, não é mesmo? Preparar sushi caseiro pode ser um grande desafio, mas eu tenho certeza que com essas dicas você vai conseguir de primeira. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações estejam te ajudado de alguma maneira e torço para você saia daqui com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!