Recheio para cuscuz: 9 boas opções para rechear

Por acaso você está procurando por opções de recheio para cuscuz? Então não deixe de acompanhar este artigo até o final. Aqui eu vou te apresentar 9 ideias para você adicionar ainda mais sabor deste prato. 

Além disso, vou te passar algumas dicas para montar esse cuscuz recheado da melhor forma e lá no final vou deixar uma receita incrível. Confira!

Aprenda a montar um cuscuz recheado


recheio para cuscuz

O cuscuz já é um alimento super saboroso e muito popular aqui no Brasil. 

Por conta dessa sua popularidade, foram surgindo diversas formas de preparar ele, principalmente qual estamos falando do cuscuz recheado. 

O que muita gente não sabe é que para montar esse recheio é necessário ter bastante atenção. Esse recheio não pode de forma alguma impedir a passagem de ar quente. 

O cozimento da massa de cuscuz é realizado através do vapor liberado pela água fervente. Se você colocar algum recheio que não permita que esse ar se movimente, uma parte do seu cuscuz não vai cozinhar como se deve. 

O ideal é que esse recheio esteja muito bem ralado. Assim o cozimento vai acontecer uniformemente. 

Conheça 9 opções de recheio para cuscuz


1 – Carne seca desfiada

O cuscuz com recheio de carne seca desfiada é muito consumido no nordeste do Brasil, mas pode ser encontrado em qualquer região. 

A carne seca é encontrada em qualquer supermercado e é necessário tomar cuidado na hora de retirar o excesso de sal para que o cuscuz não fique salgado. 

2 – Queijo coalho

O queijo coalho é uma dos ingredientes mais usados como recheio para cuscuz. O ideal é que ele esteja ralado, mas se você quiser pode adicionar pedaços inteiros, mas sempre deixando espaços entre eles. 

Antes de adicionar esse recheio, observe se o queijo coalho que você vai usar não contém muito líquido. Se sim, seque ele antes de adicionar no recheio. 

3 – Queijo mussarela

O queijo mussarela é uma opção muito usada por ser mais em conta. 

Para rechear um cuscuz é necessário pouca quantidade de queijo mussarela e se você quiser, pode adicionar também na parte de cima do cuscuz. 

4 – Coco ralado

Um dos sabores que mais combinam com o cuscuz é o coco. O ideal é que você utilize o  coco ralado natural e não aqueles industrializados.  

No nordeste além dele ir no recheio, também é feito o leite da fruta e adicionado ao cuscuz quando ele está pronto. Experimente!

5 – Banana da terra

A banana da terra também combina com o cuscuz de milho. Ela pode ser adicionada crua ou frita. 

Se você optar por adicionar ela crua, se atente a cortar ela bem fina e não esqueça de deixar espaços entre elas. 

6 – Sardinha 

recheio de sardinha para cuscuz

Existem diversas receitas de cuscuz com recheio de sardinha. 

Você pode adicionar apenas o peixe nesse recheio para cuscuz ou pode também fazer uma mistura com uma vinagrete. Fica uma delícia!

7 – Frango desfiado

O frango desfiado é uma opção de recheio para cuscuz super saudável. 

Você pode rechear esse frango antes de adicionar na massa. Utilize temperos de sua preferência e deixe ele secar bastante antes de utilizá-lo. 

8 – Carne de sol

A carne de sol também é muito usada no nordeste do Brasil e também é necessário se atentar ao sal que ela contém. Se você comprar uma carne de sol muito salgada, deixe ela de molho na água antes de preparar sua receita.

E não esqueça que você precisa fritar a carne antes de colocar no recheio. 

9 – Queijo e presunto

Esse é um recheio super clássico e que não tem erro. 

Para adicionar o queijo e o presunto como recheio para cuscuz você vai precisar ralar eles bem fininho. Só depois adicionar no meio da massa, sem exagerar na quantidade.

Receita de cuscuz recheado


Na receita abaixo você vai acompanhar o passo a passo para montar 3 tipos diferentes de cuscuz recheados. Confira:

Leia também: Quanto tempo leva para cozinhar cuscuz?

Escolha qual o melhor recheio!


Acredito que com essas opções de recheio para cuscuz, a tarefa mais difícil vai ser escolher qual o seu preferido, não é mesmo? Mas não perca mais tempo. Escolha qual recheio mais te agrada e prepare ele aí na sua casa ainda hoje!

Espero que essas informações que te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira. 

Obrigada pela sua atenção até aqui e até a próxima!