Como conservar feijão cozido fora da geladeira?

Hoje vou te mostrar como conservar feijão cozido fora da geladeira, mas já vou logo avisando que esse não é o melhor método para conservar alimentos já cozidos, hein? Nesse caso o segredo é ferver ele sempre que mexer, mas isso não faz milagre. 

Vou te explicar o porquê e quais são os risco de conservar dessa forma. Então fica comigo até o final e veja o que preparei para você.

Saiba como conservar feijão cozido fora da geladeira

Como conservar feijão cozido fora da geladeira

Vou começar te dizendo a verdade sobre essa questão: Esse não é o método mais recomendado para conservar alimentos!

A geladeira é uma grande invenção que ajudou os seres humanos a prolongar a vida útil dos alimentos e assim evitar grandes desperdícios. Além de fazer com que a gente consiga economizar tempo no nosso dia a dia, já que podemos cozinhar grandes porções e manter no congelador até o dia que formos consumir. 

Só que por conta de diversos fatores, às vezes temos a necessidade de aprender como conservar feijão cozido fora da geladeira. 

Pode ser por conta da geladeira que queimou ou da luz que faltou, não importa. O que importa agora é conservar o alimento. 

Aqui em casa, não é sempre que deixo o feijão dormir fora da geladeira, só faço isso quando sei que vou comer ele no outro dia. Só que para isso dar certo, é necessário ferver ele toda vez que mexer. 

Por exemplo, se eu acabei de servir um prato, mesmo o feijão estando quente é necessário ferver ele novamente. Dessa forma vai evitar que bactérias se acumulem no seu alimento. 

E não esqueça nunca de tampar a panela de uma forma que fique bem vedada. 

Quanto tempo o feijão pode ficar fora da geladeira

Como te falei acima, esse não é o melhor método, mas é possível conservar feijão fora da geladeira por pouco tempo. 

O máximo que eu costumo deixar é uma noite. Sempre fervendo antes de dormir e assim que acordo também. 

O recomendado mesmo é deixar no máximo 3 horas, mas eu te garanto que fazendo da forma que falei, você consegue deixar ele por mais tempo. O segredo é ferver sempre e consumir no máximo de um dia para o outro. 

Passando disso ele precisa ir direto para a geladeira ou congelador, caso contrário vai estragar. 

Por quanto tempo posso conservar na geladeira?

Essa é uma ótima pergunta! Até porque tem gente que acha que só porque colocou o feijão na geladeira ele vai durar dias e dias e não é bem assim. 

Se você quer manter o feijão conservado por mais dias, eu aconselho a separar as porções e colocar no congelador. Assim é garantido que ele esteja bom quando você for utilizar. 

Agora na geladeira o prazo de validade do feijão diminui. Especialistas dizem que deve ser consumido em no máximo 3 dias, mas ainda assim é necessário seguir aquela recomendação de ferver sempre que possível e esperar esfriar para colocar na geladeira.

Leia também: Como cozinhar feijão na panela de pressão?

Experimente esse método!

Se você precisa conservar o feijão cozido fora da geladeira, experimente esse método que te ensinei. Eu tenho certeza que ele vai durar mais do que imagina se ferver ele com frequência. 

De qualquer forma, leve-o à geladeira o mais rápido possível ou consuma em no máximo 24 horas.

E depois volta aqui para me contar se deu certo.

Até a próxima e boa sorte!


1 comentário em “Como conservar feijão cozido fora da geladeira?”

  1. Verdade, minha mãe sempre fazia isso, assim como o leite de pacote, quando eu era pequeno não tinha geladeira em casa, então ela costumava ferver os alimentos tipo leite e feijão. Mas eu percebi que em dias frios o feijão dura mais tempo, eu mesmo já cheguei a deixar o feijão 3 dias na panela fora da geladeira mas fervendo todos os dias, se colocar na geladeira depois de ferver estraga mais rápido não sei porque.

Os comentários estão encerrado.