Como esquentar pamonha? Veja no fogão, airfryer, forno e microondas

Quer saber como esquentar pamonha em casa? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te ensinar como fazer isso no fogão, na airfryer, no forno e também no microondas. Não deixe de conferir!

Aprenda a esquentar pamonha no fogão


Como esquentar pamonha

Acredito que esse seja o método mais usado para esquentar pamonha por ser mais simples e mais rápido. 

A primeira coisa que você precisa fazer na hora de esquentar a pamonha no fogão é colocar uma panela com água no fogo.

A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir todas as pamonhas e ela precisa estar fervendo. Em seguida coloque as pamonhas na água fervente e deixe por cerca de 10 minutos. 

Depois disso, retire as pamonhas com a ajuda de uma escumadeira e deixe escorrendo para retirar o excesso de água.

Antes de servir, é recomendado que você espere a pamonha esfriar um pouco pois o vapor quente pode queimar na hora de desembrulhar.

Se atente para não deixar as pamonhas na água fervente por muito tempo para evitar que fiquem muito moles ou acabem desmanchando.

Como esquentar utilizando o airfryer?


O airfryer é um aparelho que foi feito para preparar alimentos fritos e assados sem o uso de nenhum tipo de gordura, mas ele também serve para aquecer alguns pratos como a pamonha.

Para isso você vai precisar pré-aquecer a airfryer em uma temperatura baixa, por volta de 150°C, por cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, é recomendado que você embrulhe cada pamonha individualmente em um pedaço de papel alumínio, fechando bem as pontas para evitar que o vapor escape.

Em seguida coloque as pamonhas embrulhadas na cesta da airfryer, evitando deixar amontoadas para garantir que o ar possa circular e assim aquecer uniformemente.

Para esquentar a pamonha é necessário cerca de 8 a 10 minutos, sendo que esse tempo pode variar dependendo da potência da sua airfryer.

Após esse tempo, abra a airfryer e verifique se as pamonhas estão aquecidas a seu gosto. Se necessário, você pode deixá-las por mais alguns minutos, mas não exagere no tempo para que suas pamonhas não fiquem ressecadas.

Quando você tiver certeza de que estão todas bem aquecidas, retire as pamonhas do airfryer e espere esfriar um pouco antes de desembrulhar.

Descubra como esquentar pamonha no forno


Você também pode esquentar a pamonha utilizando o forno. Para isso, será necessário pré-aquecer em 180ºC por cerca de 10 minutos. 

Nesse método também será necessário embrulhar cada pamonha em um pedaço de papel alumínio, fechando bem todas as pontas. 

Em seguida coloque todas as pamonhas em uma assadeira ou se possível, em uma grade dentro da assadeira para evitar que elas fiquem em contato direto com a superfície. Isso ajuda a aquecer as pamonhas de maneira uniforme.

Coloque a assadeira no forno pré-aquecido e deixe as pamonhas aquecerem por cerca de 10 a 15 minutos. Se precisar, você pode deixá-las por mais alguns minutos, mas sem exagerar pois elas podem ficar ressecadas.

Depois é só retirar as pamonhas do forno e aguardar um pouco antes de desembrulhar.

Saiba como esquentar pamonha no microondas


Como esquentar pamonha caseira

Se você tem um microondas aí na sua casa, saiba que você também pode usá-lo para esquentar sua pamonha. 

Para isso siga os seguintes passos:

  • Prepare as pamonhas: Enrole cada pamonha em um papel-toalha levemente umedecido. Isso vai ajudar a manter a umidade durante o aquecimento.
  • Leve ao microondas: Coloque as pamonhas embrulhadas no papel-toalha em um prato adequado e coloque no microondas.
  • Aqueça aos poucos: Aqueça as pamonhas no microondas em intervalos curtos. Comece com cerca de 1 minuto para cada pamonha e siga verificando a temperatura após esse tempo e, se necessário, continue aquecendo por 30 segundos até alcançar a temperatura desejada.
  • Deixe descansar: Após o aquecimento, aguarde alguns segundos antes de desembrulhar e servir as pamonhas. Isso permite que o calor se distribua e finalize o aquecimento uniformemente.

Cuidado para não deixar a pamonha por muito tempo no microondas. Apesar de ter um papel toalha úmido, o excesso de tempo ainda pode deixar suas pamonhas ressecadas. 

Leia também: Como cozinhar milho no microondas?

Escolha o melhor método!


Agora que você já aprendeu como esquentar pamonha no fogão, no airfryer, no forno e também no microondas, o que está faltando para você escolher como vai fazer isso?

Observe bem todos esses métodos e escolha aquele que mais se encaixa com a sua realidade. Eu sei que independente da sua escolha, você vai conseguir deixar a pamonha na temperatura certa para ser consumida da melhor maneira. 

Ah, não esquece de me contar aqui como você resolveu esquentar a sua pamonha. Eu vou gostar de saber. 

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!