Tempo de cozimento da lentilha 

Você está pesquisando sobre o tempo de cozimento da lentilha? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para tirar as suas dúvidas sobre o assunto. 

Além disso, também vou te contar os principais benefícios desse grão para a nossa saúde. Confira!

Descubra qual o tempo de cozimento da lentilha


tempo de cozimento da lentilha

Na maioria das receitas encontradas na internet, encontramos a indicação de cozinhar a lentilha por pelo menos 20 minutos, mas é claro que esse tempo pode variar.

Esse tempo é indicado para os preparos realizados em uma panela convencional. Se você pretende cozinhar na panela de pressão, é claro que o tempo vai diminuir. 

Nesse caso você vai precisar aguardar 10 minutos depois que a panela pegar pressão.  Depois é só abrir e conferir a consistência, se preferir deixe por mais 5 minutos com a panela aberta mesmo. 

É necessário deixar a lentilha de molho?


Essa é uma pergunta bem comum de surgir quando vamos preparar a lentilha, mas a resposta eu posso te garantir que é bem simples: sim! Precisa deixar de molho. 

Assim como o feijão e algumas outras leguminosas, a lentilha tem a necessidade de deixar de molho por pelo menos 12 horas antes de iniciar o preparo dela. 

Esse molho é responsável pela retirada dos chamados “antinutrientes”. Eles são responsáveis por diversos desconfortos intestinais que ocorrem quando consumimos esse tipo de grão. 

Conheça os benefícios da lentilha


como cozinhar a lentilha

A lentilha é um grão bastante consumido aqui no Brasil, mas nem todo mundo sabe quais são os benefícios dele para a nossa saúde e pensando nisso eu resolvi listar neste artigo quais são as vantagens de consumir a lentilha. Confira:

Ajuda a defender nosso corpo

A lentilha é importante para regularizar as células de defesa do nosso organismo. Ela libera substâncias que fortalecem o sistema imunológico e previne doenças causadas por invasores como bactérias e fungos. 

Regula o açúcar no sangue

Existe um tipo de fibra na lentilha que tem o poder de segurar o açúcar dos carboidratos e estabilizar os níveis de açúcar do sangue. O grão é um dos mais recomendados pelos médicos a pacientes com diagnóstico de diabetes. 

Combate a anemia

A lentilha é rica em ferro e ácido fólico. Essas substâncias são grandes aliadas no tratamento de doenças do sangue, como a anemia. Para ajudar a absorver ainda mais esses nutrientes, o recomendado é que a lentilha seja consumida acompanhada de algum alimento que possua uma grande quantidade de vitamina C. 

Auxilia gestantes com riscos

Esse grão também é bastante recomendado para gestantes que possuem algum risco grave. Por ser rica em ácido fólico, a lentilha previne a má formação do cérebro do feto e também pode evitar partos prematuros. 

Fortalece o coração

Adicionar a lentilha na sua alimentação também vai te permitir combater doenças cardiovasculares. Esse grão é rico em magnésio e potássio, que auxiliam no controle do colesterol e diminui a absorção de gordura, diminuindo assim a possibilidade de acidentes cardíacos. 

Combate o cansaço

Como falei anteriormente, o grão da lentilha é rico em ácido fólico, manganês e zinco. Esses nutrientes são responsáveis por evitar a fadiga, principalmente em casos de pacientes anêmicos e cardíacos. 

Leia também: Como cozinhar lentilha para salada

Comece a preparar a sua lentilha!


Agora que você já sabe qual o tempo de cozimento da lentilha, não precisa esperar mais. Comece agora mesmo a separar os ingredientes que você vai usar e prepare a sua lentilha. 

Ah, não esqueça de deixar ela de molho por pelo menos 12 horas antes de iniciar esse preparo. Eu tenho certeza que você vai me agradecer depois. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te agradeço pela sua atenção e te desejo boa sorte no preparo da sua receita.

Até a próxima!