Como cozinhar legumes no microondas em saco plástico?

Por acaso você está procurando saber como cozinhar legumes no microondas em saco plástico? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final para conferir tudo que eu trouxe para você 

Aqui eu vou te contar como fazer isso de maneira simples e também vou te passar informações importantes para fazer da forma certa. Acompanhe!

Como cozinhar legumes em sacos plásticos no microondas?


Como cozinhar legumes no microondas em saco plástico

Cozinhar legumes no microondas em sacos plásticos é uma técnica muito eficiente para quem busca manter a umidade dos alimentos e preservar os nutrientes, mas para fazer isso da maneira correta, a primeira coisa que você precisa saber é que você vai precisar utilizar sacos plásticos apropriados para o microondas. 

Isso não só vai garantir um cozimento perfeito como também vai permitir que você faça isso com segurança, pois esses itens são projetados para suportar altas temperaturas e possuem um sistema de ventilação perfeito para não acumular pressão com o vapor. 

Depois de confirmar que você está usando os sacos corretos, chegou a hora de você aprender como cozinhar esses legumes. Confira o passo a passo a seguir:

Prepare os legumes

A primeira coisa que você vai fazer é lavar bem e cortar os legumes que você pretende cozinhar. O ideal é que eles sejam cortados em tamanhos parecidos para que o cozimento aconteça igualmente. 

Coloque nos sacos plásticos

Em seguida, coloque os legumes cortados em um saco plástico, sem encher muito. É necessário deixar um espaço para que o calor se distribua e consiga circular livremente. 

Adicione os temperos

Caso queira você por adicionar temperos, ervas ou até mesmo um pouco de água junto com esses legumes para realçar o sabor e manter a umidade durante o cozimento. Os temperos mais utilizados são o alho, a cebola e ervas como coentro, salsa e alecrim, mas fique a vontade para adicionar os seus temperos preferidos. 

Leve ao microondas

Depois de todos esses passos, chegou a hora de levar esse saco com legumes para cozinhar no microondas. Para isso, feche o saco, deixando sempre um espaço para o vapor escapar, coloque no microondas e ajuste o tempo de acordo com o tipo de legume.

Verifique o cozimento

Após o tempo indicado, retire o saco com cuidado para evitar queimaduras e verifique se os legumes estão cozidos. Se necessário, cozinhe por mais alguns minutos até que alcance a textura desejada. 

Qual o tempo indicado para cozinhar legumes no microondas?


A verdade é que a maioria dos legumes cozinha bem no microondas em alta potência o que vai variar mesmo é o tempo que eles vão cozinhar de acordo com o tipo e a quantidade de legumes. 

Para legumes mais densos, como batatas, cenouras e abóboras, o tempo pode variar de 5 a 10 minutos, dependendo do corte.

Já os legumes mais delicados, como brócolis, couve-flor e ervilhas, geralmente não precisam de muito mais do que 4 minutos.

O que não pode cozinhar no microondas?


Também é importante que você saiba que alguns alimentos não podem ser cozidos no microondas em sacos plásticos ou não, pois eles podem causar um superaquecimento e até mesmo vazamentos que chegam a danificar o aparelho de maneira definitiva. 

Por isso carnes cruas, ovos com casca, alimentos com muita gordura ou alimentos envolvidos em papel alumínio devem ser evitados, independente da forma que você pretende cozinhar eles.

Onde comprar sacos plásticos para microondas?


Como cozinhar legumes no microondas

Acredito que essa seja uma dúvida muito comum pois esses sacos não são tão populares por aqui, não é mesmo?

Eles podem ser encontrados em supermercados, naquela sessão de descartáveis. Além disso, você também pode comprar os sacos plásticos para microondas em lojas de utilidades domésticas, mas antes de adquirir, é importante que você verifique as instruções na embalagem para confirmar se realmente eles podem ser levados para o microondas. 

Caso não encontre nesses locais aí na sua cidade, você também pode buscar em lojas online que são mais fáceis, mas dessa maneira você terá o custo do envio. Geralmente o valor desses sacos plásticos não ultrapassa R$ 40, mas pode variar muito principalmente quando a taxa do envio é inserida. 

Leia também: Como cozinhar legumes na panela de pressão?

Não deixe para depois!


Aproveite que agora você já sabe como cozinhar legumes no microondas em saco plástico e comece a preparar esses ingredientes. Além de ser mais prático por não sujar louça ou gastar o gás da sua casa, essa é uma forma mais rápida de preparar os legumes e acredito que com essas dicas que eu te passei, se tornou ainda mais fácil. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações que eu trouxe tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e pronto para fazer isso de maneira segura. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!