Como cozinhar legumes na panela de pressão: Leva só 3 minutos e fica perfeito!

Quer saber como cozinhar legumes na panela de pressão? Então não saia daqui pois eu te contar todo o passo a passo para fazer isso de forma simples e rápida. 

Cozinhar legumes na panela de pressão é uma ótima maneira de economizar tempo e manter os nutrientes dos alimentos. Neste guia, você vai aprender como cozinhar legumes na panela de pressão em apenas 3 minutos, obtendo resultados perfeitos e saborosos.

Não deixe de conferir!

Descubra como cozinhar legumes na panela de pressão em 3 minutos


Como cozinhar legumes na panela de pressão

A primeira coisa que você precisa saber é que cozinhar legumes na panela de pressão é um dos métodos mais rápidos e eficientes. 

Abaixo eu vou te contar tudo que você precisa fazer. Confira:

  • Escolha os legumes: Você pode usar uma variedade de legumes, como cenouras, batatas, brócolis, couve-flor, abobrinha e muito mais. Lave bem e corte-os em pedaços do tamanho pequenos de preferência.
  • Coloque na panela: Adicione os legumes cortados à panela de pressão. Não é necessário usar muita água; apenas uma pequena quantidade, cerca de 1/2 a 1 xícara, é suficiente.
  • Tempere a gosto: Você pode temperar os legumes com sal, pimenta, alho, ervas frescas ou secas, ou até mesmo um fio de azeite de oliva. Os temperos são opcionais, mas adicionam sabor aos legumes.
  • Cozinhe em alta pressão: Feche bem a panela de pressão e selecione a opção de alta pressão. Dependendo do tamanho e da densidade dos legumes, você só precisará cozinhá-los por cerca de 3 minutos.
  • Resfrie rapidamente: Após o tempo de cozimento, libere a pressão da panela imediatamente sob água corrente. Isso interromperá o cozimento e evitará que os legumes fiquem muito moles.
  • Sirva: Escorra os legumes e sirva imediatamente. Eles estarão macios, porém com uma textura agradável e um sabor mais concentrado.

Corte sempre em tamanhos uniformes


Para facilitar o cozimento, eu aconselho que você tente cortar os legumes em tamanhos uniformes para que cozinhem de maneira uniforme.

Quanto maior você deixar os legumes, mais tempo será necessário para deixar eles macios e no ponto correto. 

Não sobrecarregue a panela de pressão


Essa é uma dica que pode te ajudar a ter um bom resultado no final desse cozimento. 

Não encher demais a panela de pressão com legumes, faz com que o tempo de cozimento não seja maior do que o esperado e também ajuda a cozinhar todos os legumes por igual. 

E por falar em tempo de cozimento, esteja sempre monitorando. Não deixe ultrapassar  o tempo indicado aqui para que os legumes não fiquem passados. 

Não precisa adicionar muita água!


Como mencionado no passo a passo, não é necessário adicionar muita água na panela de pressão. O excesso de água vai fazer com que necessite de mais tempo para pegar pressão. 

Sem contar que os legumes vão soltar suas próprias umidades durante o cozimento.

Use o tempero de sua preferência!


É importante você saber que os temperos utilizados para cozinhar legumes na panela de pressão são da sua escolha. Então sinta-se à vontade para ajustar e acordo com suas preferências pessoais.

Os mais usados são esses que eu já mencionei, mas abaixo eu vou citar mais alguns para te ajudar a adicionar sabor. Confira:

  • Molho de soja;
  • Queijo parmesão ralado;
  • Curry em pó;
  • Pimentas variadas;
  • Mostarda

Conheça os benefícios de cozinhar legumes na panela de pressão


Como fazer legumes na panela de pressão

Além da praticidade e rapidez já mencionada, cozinhar legumes na panela de pressão preserva mais nutrientes do que outras técnicas, como ferver, e economiza tempo precioso na cozinha. 

Além disso, os legumes ficam deliciosamente macios e quando adicionada pouca água, os legumes se mantêm firmes e prontos para serem saboreados.

Leia também: Jardineira de legumes

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe como cozinhar legumes na panela de pressão em apenas 3 minutos, ficou mais fácil preparar essas delícias aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você. 

Experimente esta técnica simples para desfrutar de legumes deliciosos e macios de maneira rápida em suas refeições e o melhor, mantendo os principais nutrientes. 

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu consiga continuar oferecendo um conteúdo de qualidade todos os dias para você. 

Espero que todas essas dicas e informações que eu trouxe nesse artigo tenham te ajudado a encontrar as respostas que você estava procurando e que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!