Como saber se a batata está cozida?

Tem como saber se a batata está cozida apenas espetando com uma faca ou com um garfo até o centro dela. Se entrar e sair com facilidade é porque já está no ponto. 

A batata é um tubérculo que surgiu nos Andes e nas Ilhas Chilenas e é um dos vegetais mais utilizados na América do Sul. Ela é rica em carboidratos, sais minerais e vitamina C. Por conta do seu rendimento e facilidade de adaptação seu cultivo foi espalhado pelo mundo inteiro.

Esse é um vegetal que pode ser encontrado em diversas cores e cascas, além de poder ser consumido de diversas formas como cozida, assada e frita. Se for armazenada em local fresco, arejado e escuro ela pode ser conservada por duas semanas ou até mais. 

Existem algumas dicas para cozinhar a batata da maneira correta sem correr o risco de deixar ela dura e eu vou te passar elas aqui nesse artigo. Então fica comigo até o final e veja o que preparei para você.

Aprenda a cozinhar batatas da maneira certa

Como saber se a batata está cozida

A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar o cozimento é lavar as batatas. Se for fazer um purê retire a casca e aquelas marcas escuras que vem em algumas. 

Aqui em casa quando eu vou fazer um purê ou alguma receita que o formato dela não seja importante, eu sempre descasco e corto a batata em quatro (se for uma grande), se for pequena eu corto no meio e coloco na água fria. Se estiver com pressa você pode cortar ela em rodelas também, assim seu cozimento será bem mais rápido. 

Uma dica que eu preciso te passar é: Nunca comece a cozinhar a batata com água quente! Sempre coloque todas as batatas na água fria e depois leve ao fogo. Se você colocar as batatas na água já quente vai ser mais difícil cozinhar ela até o centro.

Dica para cozinhar batata

Essa dica vale ouro e faz muita diferença no resultado final. Eu sempre faço aqui em casa e todo mundo ama: Use alho no cozimento ou  no tempero quando for preparar seu purê!

Quando eu vou fazer uma salada onde as batatas ficam inteiras eu sempre coloco um ou dois dentes de alho na água para cozinhar junto com elas, isso dá um sabor delicioso!

Caso eu esteja fazendo um purê, eu cozinho normalmente as batatas com sal, depois amasso elas e em uma frigideira eu levo uma colher cheia de manteiga e dois alhos amassados e deixo refogar um pouco. 

Depois coloco as batatas amassadas e misturo bastante, acertando o sal depois. Experimente! Eu tenho certeza que você vai adorar. 

Você também pode cozinhar batatas no microondas

como fazer batata na panela normal

Você sabia que também é possível cozinhar batatas no microondas? Pois bem, vou te mostrar que tem como fazer isso e obter um cozimento tão bom quanto ao do fogo. 

Para isso você precisa colocar as batatas em um recipiente que vá no microondas, de preferência de vidro. Depois adicione água até que estejam completamente submersas e cubra a tigela com um plástico filme, fazendo alguns furos para permitir que o vapor saia. 

Como cada microondas tem um funcionamento diferente, o tempo pode diferenciar de um para outro. Quando eu faço isso aqui em casa normalmente eu deixo 5 minutos em potência máxima.

Quando o tempo acabar, retire o recipiente com muito cuidado pois ele vai estar bem quente. De preferência use luvas!

Retire o plástico filme e com uma colher de pau misture e espete com uma faca para saber se já está cozida. Caso ainda não esteja no ponto que você deseja, pode retornar o recipiente ao microondas por mais dois minutos até que ela esteja na textura desejável.

Depois é só escorrer e continuar o preparo de sua preferência. 

Leia também: O que combina com purê de batata?

Experimente essas dicas agora mesmo!

Agora que te ensinei como saber se a batata está cozida não tem mais desculpas, não é? Então separe os ingredientes e utensílios que vai precisar e coloque a mão na massa ou melhor, na batata!

Depois não esqueça de voltar aqui e me contar se deu tudo certo, tá bom?

Boa sorte!