O que fazer para o doce de leite não derramar?

Se você está pesquisando sobre o que fazer para o doce de leite não derramar, não deixe de acompanhar esse artigo, pois nele eu vou te ensinar algumas formas de evitar toda essa sujeira e desperdício. 

Aqui vou te passar também dicas importantes que vão te ajudar a preparar essa receita sem erros. Confira!

Utilize um pires no fundo da panela


o que fazer para o doce de leite não derramar

Essa é uma dica muito conhecida e ideal para quem vai preparar receitas de doce de leite. O pires tem a função de controlar as bolhas que se formam no fundo da panela. 

Isso vai evitar que você se machuque enquanto mistura e também diminui o risco de transbordar.

Agora fique atento para não esquecer de mexer a parte do fundo da panela que ficou embaixo do pires para não queimar. 

E caso você esteja preparando uma grande quantidade de doce de leite e sua panela for grande, você pode substituir o pires por um prato fundo que também vai funcionar.  

Descubra o que fazer para o doce de leite não derramar


A dica do pires que acabei de te passar com certeza vai tornar esse processo de redução do leite até formar o doce muito mais fácil, mas existe um outro método bem simples que você pode usar para evitar que o doce de leite derrame. 

Esse método consiste em colocar uma colher de pau apoiada na borda da panela, de uma ponta a outra e bem no meio. 

Isso vai fazer com que a mistura ainda líquida não ultrapasse aquele limite de espaço. 

Use panelas e utensílios limpos e secos!


Essa é uma dica que parece muito óbvia e de fato é mesmo, mas para o preparo de qualquer receita que leva leite ela é super importante. 

O leite é um ingredientes super sensível que pode desandar qualquer receita caso tenha contato com alguma substância contaminada. 

Então antes de começar a receita eu aconselho que você lave bem a panela e os utensílios que vão entrar em contato com o leite. Na hora de secar, se possível deixe secar naturalmente, sem utilizar panos de pratos e em um lugar que proteja das impurezas. 

Adicione um pouco de amido de milho


como não derramar o doce de leite

A receita tradicional de doce de leite não leva amido de milho, pois o leite é reduzido até obter a consistência ideal. O sabor fica uma delícia, mas a única desvantagem é que o doce acaba rendendo muito pouco. 

Utilizar amido de milho logo no início da sua receita vai fazer com que o doce de leite alcance um ponto de cremosidade um pouco mais rápido e sem precisar reduzir tanto. 

Além de fazer render, o uso do amido vai fazer com que você economize gás de cozinha e tempo. 

E não se preocupe, o tempo que doce fica no fogo é o suficiente para cozinhar o amido de milho e tirar o seu gosto. 

Leia também: O que comer com doce de leite?

Coloque essas dicas em prática!


Com esses truques você já sabe o que fazer para o doce de leite não derramar, então experimente essas dicas e veja o que mais se encaixa para a sua realidade. 

Por acaso você conhece alguma outra forma de evitar que esse tipo de coisa aconteça? Se sim, me conta aqui nos comentários. Eu vou adorar conhecer esse novo método!

Ah, e se você colocar alguma dessas dicas em prática, não esquece de voltar aqui para me contar se funcionou como deveria, tá certo?

Espero que nesse artigo você tenha encontrado o que estava procurando. 

Obrigada pela sua companhia até aqui e boa sorte.  

Até a próxima!