Como conservar brócolis: Dicas de como guardar

Hoje você aprenderá como conservar brócolis corretamente de modo que o legume dure por muito mais tempo e você possa aproveitar todos os benefícios que ele traz para o organismo.

Aproveitei para separar algumas dicas muito importantes que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Vamos conferir?

6 dicas práticas para guardar brócolis corretamente

como conservar brócolis

1. Limpe o brócolis perfeitamente

Antes de armazená-lo na geladeira, é importante retirar todas as impurezas e bichinhos. Principalmente se for um alimento orgânico, haverá alguns bichinhos que podem danificar muito durante o tempo de armazenamento.

Sendo assim, lave-o muito bem em água corrente. Aproveite para desmembrar os ramos e examinar cada um deles. Em seguida, seque um pouco, mas deixe algumas gotículas de água no alimento, pois isso vai ajudar muito a conservar por mais tempo.

2. Higienização completa

Muitas vezes, lavar em água corrente não basta. Caso fique algum bichinho ou bactéria, vai estragar o seu alimento rapidinho. Sem contar que poderá te contaminar na hora do consumo.

Por isso, vou deixar uma dica muito especial aqui. Encha uma bacia com água limpa e adicione 1 xícara (chá) de vinagre + 1 colher (sopa) de bicarbonato. Em seguida, mergulhe o brócolis e deixe descansar nessa solução por mais ou menos 10 minutos.

Quando passar o tempo, lave novamente para retirar o excesso do bicarbonato.

3. Armazene em potes de vidro

O vidro é muito importante porque mantém a temperatura ideal para refrigerar o brócolis. É indispensável que a tampa seja hermética, para que não entre nenhum ar frio da geladeira.

Antes disso, forre o fundo do pote com papel toalha. Esse papel vai ajudar a absorver a água que o legume soltar durante o processo de armazenamento. Se acumular água, o brócolis vai começar a murchar.

Então, é interessante que você troque esse papel de 2 em 2 dias. Outra coisa, não coloque uma quantidade exorbitante por pote. Tente deixar um espaço entre cada porção para evitar que murchem.

Não coloque uma porção sobre a outra. Se você tiver uma quantidade muito grande, coloque uma camada de brócolis, cubra com papel toalha e coloque mais um pouco em cima. Aí sim dará certinho! 😉

Fazendo dessa forma e trocando frequentemente o papel toalha, o brócolis vai durar fresquinho por até 20 dias.

4. Papel alumínio

O papel alumínio é um excelente item para manter a temperatura e o frescor do alimento, desde que esteja bem refrigerado.

Por isso, a minha dica é que você embale em porções pequenas, bem fechadinho e deixe na parte mais alta da geladeira. Armazenado dessa forma, o brócolis vai durar por aproximadamente 5 dias intacto.

5. Plástico filme

O plástico filme é essencial, não só para o armazenamento do brócolis quanto para armazenar cebola aberta, abacate, etc. É indispensável na cozinha de qualquer pessoa.

Se você não tiver um pote de vidro com tampa, por exemplo, pode lacrar com o plástico filme que protege da mesma forma. Pode até colocar sobre um prato ou uma bandeja e fechar. Dura por 1 semana bem fresquinho.

6. Congele para durar por até 6 meses!

Para congelar é muito simples. Primeiramente você precisará fazer a famosa técnica de branqueamento, que nada mais é do que pré-cozer o brócolis. Esse processo ajuda a selar os nutrientes e a manter a cor mais viva.

Prepare uma panela grande com água e uma pitadinha de sal. Acrescente o brócolis e deixe até ferver, por cerca de 2 minutos.

Em seguida, escorra os legumes e mergulhe imediatamente em água fria, de preferência com pedras de gelo.

O próximo passo é fazer o pré-congelamento. Disponha os galhos de brócolis em uma travessa de modo que fiquem bem separados. Leve ao congelador por cerca de 5 horas.

Em seguida, embale em porções pequenas. Utilize um saquinho de alimentos que possa ir ao congelador. Se você colocar todos os brócolis junto pra congelar direto, vão grudar. ☹

DICA EXTRA: para descongelar, basta colocar no vapor por no máximo 1 minuto e utilizar em diversos pratos do dia a dia.

Gostou de conhecer todas essas dicas práticas para manter o seu alimento preferido fresquinho por mais tempo? Aproveite para compartilhar nas redes sociais. Tenho certeza de que vai ajudar muita gente. Até a próxima!


1 comentário em “Como conservar brócolis: Dicas de como guardar”

  1. Amei!!! Vou fazer tenho horta em casa…e ñ quero perder…estão.lindos!!! Mto obrigada pela informação!!!

Os comentários estão encerrado.