Posso deixar o feijão de molho por 24 horas?

Se você está pensando em deixar o feijão de molho por 24 horas, preciso te dizer que esse tempo não é o recomendado pela maioria dos especialistas. 

Logo abaixo vou te contar com mais detalhes sobre a forma ideal de fazer esse remolho e qual a importância desse processo. Confira!

Por que deixar o feijão de molho?


Posso deixar o feijão de molho por 24 horas

Essa é uma prática antiga, que provavelmente seus avós já faziam com o intuito de amolecer o grão, para reduzir o tempo de cozimento. 

O objetivo é alcançado facilmente, pois com os grãos hidratados, eles cozinham de forma mais rápida, economizando bastante tempo e gás de cozinha.

Essa prática é chamada de remolho e seus benefícios vão muito além do citado acima.

Por ser um alimento que contém muito fitato, elemento que ajuda no aumento da formação de gases e desconforto estomacal em diversas pessoas, esse processo se faz necessário. 

A principal vantagem ao deixar ele de molho é a eliminação desses problemas digestivos, mas não para por aí. 

Realizar o remolho também ajuda com que a gente absorva com mais facilidade as vitaminas e minerais como cálcio, zinco, ferro e magnésio que compõem o feijão. 

O que é aquela espuminha que aparece com o remolho?


De acordo com os especialistas essa espuma é exatamente o fitato que acabei de citar. Eles são considerados antinutrientes e estão presentes na maior parte das leguminosas, como o feijão. 

Por conta disso, o recomendado é que essa água do remolho seja trocada de tempos em tempos. Ela deve ser descartada e de forma alguma deve ser usada para o preparo da sua receita. 

Além disso, é necessário lavar os grãos antes de levar para a panela para que sejam eliminadas todas as substâncias que entraram em contato com o feijão. 

Posso deixar o feijão de molho por 24 horas?


feijão de molho 48 horas

A indicação de tempo não é um consenso entre os especialistas. Nessa pesquisa encontrei diversas informações dizendo que 24 horas é tempo demais, mas também encontrei algumas indicações com esse período. Então, acredito que depende da sua experiência ou se quiser, siga o que é mais recomendado. 

A maioria dos especialistas indicam que esse remolho deve durar no mínimo 6 horas e no máximo 12 horas.

O ideal é que esse processo seja feito durante a noite para que o feijão seja preparado no dia seguinte. 

E vale lembrar que independente do tempo que você deixar de molho, os nutrientes não serão eliminados. Sendo assim, não existe prejuízo ao deixar seu feijão na água. 

Experimente!


Como eu te falei acima, não existe uma regra, então cabe a você realizar testes para encontrar um tempo ideal. 

Aqui em casa eu sigo a recomendação da maioria e não deixo ultrapassar as 12 horas. Reparei que deixando por mais tempo é um pouco mais difícil deixar o feijão com grãos inteiros durante o cozimento

Então, observe aí na sua casa o que mais se encaixa no seu preparo e se sinta livre para agir como bem entender. 

Espero que essas informações tenham te ajudado até aqui.  

Até a próxima.