Como saber se o leite estragou?

É muito fácil saber se o leite estragou. O primeiro indício é a cor do leite. Após o primeiro dia fora da geladeira, o leite começa a amarelar. A segunda coisa que você precisa avaliar é o cheiro, você sentirá um cheiro mais forte e desagradável.

É importante descartar o leite estragado imediatamente para evitar uma possível intoxicação alimentar. Não consuma o leite, por mais que esteja dentro da validade, pois é muito perigoso. Confira a seguir mais algumas dicas sobre isso!

Não confie somente no cheiro do leite

como saber se o leite estragou

Digo isso porque, principalmente o leite de caixinha, passa por um rigoroso processo de industrialização. Com isso, há a adição de conservantes, além de outros componentes que evitam cheiro desagradável. Eu já esqueci o leite de caixinha fora da geladeira por longas horas e não apresentou cheiro diferente.

No outro dia, o cheiro ainda estava normal, mas eu já podia perceber que a textura estava diferente. Quando o leite de caixinha está bom para consumo, pode perceber que está super branquinho e encorpado.

Quando já está começando a estragar ou já estragou, você pode perceber que vai formar uma espécie de coalhada, você consegue enxergar que a textura está talhada. Além disso, outro indício é que o leite fica mais aguado, com uma espécie de líquido transparente por cima.

Ferva o leite antes do consumo para garantir!

Todo mundo diz que não é preciso ferver o leite de caixinha, pois já é pasteurizado. Mas aqui em casa, eu sempre coloco para ferver, justamente para evitar o consumo do leite estragado.

Caso esteja estragado, quando ferver você perceberá uma camada de gordura sobre o leite. Se o leite estiver muito passado, vai talhar completamente e ficar parecendo nata ou iogurte.

Mas atenção! O leite pode azedar mesmo dentro da geladeira, caso passe vários dias aberto. Nesse caso, o consumo ainda é seguro, pois o alimento esteve o tempo todo sob refrigeração.

O perigo acontece quando o leite ficou exposto ao tempo, principalmente em dias muito quentes. Isso ajuda a proliferação de bactérias. Então, não é seguro para o consumo e deve ser descartado.

4 formas de reaproveitar o leite azedo

Como você pôde perceber, leite azedo é muito diferente de leite estragado. Na culinária brasileira, costumamos azedar o leite propositalmente para algumas receitas. Isso é feito ao combinar o leite com algumas gotinhas de limão ou vinagre, imediatamente vai parecer uma coalhada.

Então, minha dica é a seguinte: se o leite azedar dentro da geladeira, você ainda pode reaproveitá-lo com diversas receitas criativas. Duvida? Confira só algumas ideias!

1. Bolo de leite azedo

Aposto que você já experimentou na infância essa receita de bolo. Antigamente, nada era desperdiçado. Nesse caso, o bolo fica com uma massa super cremosa e com um sabor incrível, com uma pitada de acidez.

O que você precisa fazer é escorrer o soro do leite, pois vamos utilizar somente a nata (coalhada). Veja o que você irá precisar:

  • 1 litro de leite azedo (sem o soro)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

Leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos.

DICA EXTRA: unte a forma com manteiga e polvilhe açúcar. Quando assar, vai ficar uma crostinha crocante deliciosa! 😉

2. Queijo caseiro

O leite azedou? Não tem problema, faça um delicioso queijo fresco com ele! Você precisará de, aproximadamente, 3 litros de leite azedo. Se não tiver essa quantidade, adicione mais leite e coloque ½ limão.

Precisará também de 3 colheres e meia de amido de milho, 2 colheres de margarina e Sal agosto. Também é preciso retirar o soro. Para isso, passe o leite azedo por uma peneira. Pode descartar o soro.

Em seguida, é só cozinhar tudo, transferir para um refratário e levar para gelar por no mínimo 4 horas. Essa é uma maneira super rápida, prática e econômica de fazer queijo fresco. Vale a pena tentar!

3. Ambrosia

O doce de leite talhado, mais conhecido como Ambrosia aqui no Brasil é uma delícia, fica com um sabor mais azedinho e não há quem não goste. O modo de preparo é um pouco demorado, mas vale a pena.

A cor do doce fica linda e você pode acrescentar coco ralado ou qualquer outro confeito de sua preferência. Quando estiver pronto, leve à geladeira por apenas 30 minutos até ficar bem geladinho.

Aproveitei para deixar um vídeo passo a passo. Se você ainda não conhecia esse doce, vai se apaixonar!

 

Leia também: O que combina com doce de leite?

4. Cheesecake de frutas vermelhas

Essa receita tem como base o cream cheese. Caso não tenha aí na sua cozinha, pode substituir facilmente por leite azedo. Escorra o soro do leite e coe em um pano de prato para separar o coalho. Aperte bem para retirar o restante do soro.

Por fim, é só bater o coalho em um processador com sal a gosto. Essa é a base do cheesecake. Então, não precisa utilizar mais nada para temperar. Caso sobre um pouco, volte a bater no processador com cebola, cheiro verde e especiarias. Assim, você pode utilizar em receitas salgadas também. 😉

Agora você já sabe como identificar se o leite estragou e, de quebra, aprendeu várias receitas para não desperdiçar nada. Então, corre para a cozinha treinar! Espero muito que tenha gostado. Compartilhe as dicas nas suas redes sociais!


1 comentário em “Como saber se o leite estragou?”

Os comentários estão encerrado.