Afinal, por que algumas frutas têm adesivo? É bastante comum a gente se deparar com essas marcações, mas a maioria das pessoas nem fazem ideia do que se trata.
Principalmente em supermercados e estabelecimentos de hortifrúti, esses adesivos estão presentes em alguns alimentos. Não é tão comum em feiras, em especial de cidades menores. Mas mesmo assim é possível encontrá-los.
Na realidade essa é uma identificação que pode trazer uma série de informações sobre o alimento que está sendo comercializado.
Então, para você esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto e ainda saber como utilizar esse sistema para uma maior segurança alimentar, preparamos esse texto. Vem com a gente e continue a leitura!
Para que serve o adesivo nas frutas e verduras?
O adesivo nas frutas e verduras serve principalmente para um controle de qualidade dos alimentos e para uma verificação relacionada ao preço em que estão sendo vendidos.
Dessa forma, fornecem ao consumidor uma série de informações importantes relacionados ao produto e a sua procedência. Além disso, facilita muito o rastreio do produtor no caso de problemas relacionados aquele alimento.
Atualmente também é possível encontrar nesses adesivos um QR Code, que agregam ainda informações adicionais, como por exemplo o site da empresa, a história da produção e do produtor, nome da marca, região de plantio, dentre outras coisas.
Essas etiquetas são chamadas de códigos PLU, do ingês Price Look Up, ou Pesquisa de Preços. Portanto, vale mencionar que esse sistema não beneficia apenas o consumidor, mas todos os envolvidos na sua produção e venda.
Isso porque assegura uma qualidade padrão dos alimentos e preços justos para todos, de acordo com as características de cada produto.
O que dá para saber através desses adesivos?
Mas, voltando para nós, consumidores, o que muitas pessoas não sabem é interpretar os códigos na hora de comprar esses alimentos in natura. Portanto, acabam não aproveitando todos esses dados fornecidos.
A partir da sequência de números, você pode saber, por exemplo, a forma em que o alimento foi cultivado. Ou seja, se foi utilizado defensivos químicos no processo ou fertilizantes, se a fruta ou verdura sofreu alguma alteração genética, ou se se trata de um produto orgânico.
Então, agora que você já sabe para que serve o adesivo nas frutas e verduras, vamos aprender abaixo como “ler” essas etiquetas para se certificar do que se está comprando e consumindo.
Ah, vale mencionar ainda que, essas marcações são confeccionadas em papel vegetal, portanto, se você acabar engolindo por acidente, não precisa se preocupar! Mas não é recomendado o consumo frequente desses adesivos, hein?
O que significa os códigos dos adesivos nas frutas e verduras?
Basicamente existem três tipos de códigos de identificação de cultivo de frutas e verduras. São eles:
1. Código PLU com 4 dígitos ou, no caso de possuir 5, haverá sempre um 0 à esquerda
- Alimentos que foram cultivados da forma convencional, ou seja, utilizando pesticidas e fertilizantes químicos;
- Não são modificados geneticamente.
2. Código PLU com 5 dígitos, sendo o primeiro deles o número 8:
- Alimentos OGMs – Organismos Geneticamente Modificados. Isso significa que você estará adquirindo um produto transgênico.
3. Código PLU com 5 números, sendo o primeiro da sequência o número 9:
- Nesse caso, essa fruta ou verdura foi cultivada sem a utilização de defensivos químicos ou fertilizantes industrializados no seu ciclo de desenvolvimento;
- Também não possuem qualquer alteração genética;
- Produto orgânico.
Então, se você está em busca de uma alimentação mais saudável, opte sempre por comprar alimentos que possuem essa última marcação.
Mas, além disso, existem alguns produtos que são mais suscetíveis ao uso de tratamentos químicos e outros que raramente são submetidos a isso, então considerar esse aspecto pode ajudar também, principalmente na falta dos adesivos.
Por exemplo, o morango é um dos alimentos que mais se utiliza agrotóxicso no seu cultivo, inclusive, a maioria dos que são comercializados são considerados inadequados para o consumo.
Já o abacate, manga, abacaxi, ervilha, cebola, dentre outros, são alimentos considerados mais “limpos” já que geralmente são cultivados de forma orgânica.
Conclusão
Esperamos que com as informações que reunimos no texto você tenha esclarecido, não só a sua dúvida sobre para que serve o adesivo nas frutas e verduras, mas também muitas outras questões relacionadas.
Boa sorte e até a próxima!