Como congelar melão? Dicas para conservar corretamente

Você está procurando saber como congelar melão? Então eu acredito que esse artigo pode te ajudar muito. 

Por aqui eu vou te contar como conservar essa fruta e também os principais benefícios dela. Confira!

Descubra como congelar melão


Como congelar melão

Essa é uma fruta versátil e nutritiva que agrada a muitos brasileiros e apesar da sua popularidade, muita gente fica na dúvida de como congelar melão, mas eu te garanto que não é uma tarefa muito complicada. 

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher melões maduros e de boa qualidade. Em seguida lave bem a casca externa e depois descasque e retire as sementes.

Corte esse melão em pedaços no tamanho de sua preferência e depois espalhe esses pedaços em uma assadeira de alumínio forrada com papel manteiga. Leve essa assadeira para o congelador e deixe por cerca de 3 horas ou até que o melão fique firme. 

Após o pré-congelamento, transfira os pedaços de melão para sacos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível. Isso ajuda a prevenir a formação de cristais de gelo indesejados.

Quanto tempo dura o melão no congelador?


Se o armazenamento foi feito da maneira correta, o melão pode ficar no congelador por até 6 meses sem perder suas qualidades. 

E antes de congelar é sempre bom adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim fica mais fácil de acompanhar a validade da fruta. 

Dá para deixar o melão na geladeira?


Se a sua ideia não é congelar o melão, saiba que também dá para conservar ele na geladeira, mas nesse caso a validade dele não é a mesma. Quando armazenado da forma correta, ele pode durar até 1 semana. 

E se você realmente pretende deixar na geladeira, não remova a casca do melão até o momento do consumo. A casca ajuda a proteger a polpa e evita a entrada de bactérias.

Como amadurecer melão?


Por acaso você comprou um melão e percebeu que ele ainda está verde? Não precisa se preocupar pois existem técnicas para amadurecer essa fruta em tempo recorde.

A primeira dica que eu vou te passar é colocar esse melão verde em um local fresco e escuro. Esse ambiente vai permitir que o melão amadureça naturalmente. 

Outra coisa que também funciona é deixar esse melão com outras frutas, como a banana. Ass frutas liberam um gás chamado etileno que pode acelerar bastante o amadurecimento de frutas ao redor. 

Além disso, você também pode colocar o melão em uma sacola de papel e deixar em temperatura ambiente. 

E independente da técnica que você usar, lembre-se de sempre que for possível, virar esse melão para garantir um amadurecimento uniforme. 

Conheça os benefícios do melão


Como conservar melão

O melão não é só uma fruta deliciosa, como também oferece uma variedade de benefícios incríveis para o nosso organismo e para te deixar por dentro de tudo, eu vou citar os principais benefícios para você. Confira!

  • Fonte de hidratação: O melão possui cerca de 90% de água, por isso ele é uma excelente opção para manter o corpo hidratado, especialmente em climas quentes.
  • Rico em vitaminas e minerais: Essa é uma fruta conhecida por ser uma boa fonte significativa de vitamina C, vitamina A, potássio e outros nutrientes essenciais que contribuem para a saúde geral do corpo.
  • Antioxidantes: O melão também contém antioxidantes, como o beta-caroteno, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, protegendo as células contra danos.
  • Melhora a digestão: A presença de fibras dietéticas no melão auxilia na saúde digestiva, promovendo a regularidade intestinal.
  • Mantém a saúde dos olhos: A vitamina A presente no melão é muito importante para a saúde ocular, ajudando na prevenção de problemas de visão.
  • Ação anti-inflamatória: O melão possui alguns compostos com propriedades anti-inflamatórias e por isso ele é indicado para reduzir diversas inflamações no corpo. 

Leia também: Entrada com burrata

Experimente essas dicas!


Acredito que agora que você já sabe como congelar melão, ficou mais fácil conservar essa fruta por mais tempo, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas e comece a se organizar para fazer tudo da maneira correta. 

Ah, e se você tem alguma outra dica para conservar melão que eu não citei aqui, não esquece de deixar aqui nos comentários, tá certo? Eu vou adorar saber!

Antes de ir embora, preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade todos os dias. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você saia daqui um pouco mais preparado para realizar essa tarefa. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!