Como congelar espinafre? Dicas para congelamento correto

Quer saber como congelar espinafre? Então não saia daí pois você vai receber informações importantes que vão te ajudar a fazer isso de forma fácil. 

Aqui eu vou te contar não só como fazer para congelar esse ingrediente, como também vou te ensinar o passo a passo para armazenar ele da forma correta e muito mais. Confira!

Pode congelar espinafre?


Como congelar espinafre

A primeira coisa que você precisa saber é que esse tipo de ingrediente deve ser comprado para ser utilizado ainda fresco. 

Isso não quer dizer que você não pode congelar o espinafre, mas quer dizer que depois de congelado talvez ele não te ofereça uma performance completa. 

Isso porque os nutrientes e o sabor característico dele se mantêm, mas a única coisa que o espinafre congelado não pode te oferecer é textura. Ele fica pastoso e difícil de utilizar em receitas que não sejam líquidas.

Não esqueça de lavar e secar bem


Parece uma dica bem clichê, mas eu posso te garantir que esses passos são determinantes para o processo de conservação do seu espinafre. 

Essa é uma verdura que geralmente chega até os mercados ainda com raízes e com excesso de terra. Isso pode fazer com que certas sujeiras se misturem com as folhas e acabem passando despercebidas. 

A secagem também é importante pois quanto mais seca estiver mais lento será o processo de oxidação das folhas.

Onde congelar espinafre?


Se você está pensando em congelar espinafre, eu tenho certeza que você já se perguntou qual é o melhor recipiente para armazenar o vegetal. 

Apesar das vasilhas serem também uma ótima opção, o mais indicado é que você guarde as folhas do espinafre em sacos próprios para congelamento. 

E uma dica importante é que independente do recipiente usado, especialistas dizem que o correto é deixar o espaço bem apertado colocando bastante folhas juntas. Isso vai fazer com que o ar não circule muito, mantendo a qualidade do ingrediente. 

Descubra como congelar espinafre


Como descongelar espinafre

Existem duas formas corretas de congelar espinafre. Em uma delas você vai precisar escaldar a folha em água fervente por 2 minutos, em seguida mergulhar em água com gelo e levar ao congelador. 

Dessa forma, você pode usar o espinafre em sopas, saladas, cremes e diversas outras receitas que podem a folha inteira. 

Já o outro jeito consiste em bater todo o espinafre no liquidificador até formar um purê e em seguida colocar em formas de porções individuais, assim na hora de descongelar vai ficar mais fácil.

Por quanto tempo posso congelar o espinafre?


O espinafre é uma verdura que quando conservado na geladeira precisa apenas de poucos dias para começar a apresentar o processo de apodrecimento.

Esse é um dos grandes motivos de muita gente evitar comprar esse ingrediente em supermercados, mas a verdade é que você pode ter espinafre de boa qualidade no seu congelador por até 6 meses. 

Isso mesmo! Esse é um vegetal que pode ser conservado por 6 meses dentro das condições corretas. Como eu te falei, com o congelamento a sua textura é alterada, mas sua composição de nutrientes e o sabor incrível se mantêm intactos. 

Como descongelar o espinafre?


Se a sua ideia é aproveitar as folhas que sobraram, eu aconselho você a deixar descongelando na porta da geladeira de um dia para o outro, caso contrário você pode adicionar o espinafre diretamente na panela da sua receita. 

E é sempre bom lembrar que esse é um vegetal que não deve ser consumido cru, apesar de muita gente não respeitar isso. O espinafre é rico em um antinutriente chamado oxalato, que é conhecido por atrapalhar o aproveitamento nutricional dos alimentos. 

Leia também: Receitas com espinafre

Aproveite essas dicas!


Depois de aprender como congelar espinafre, eu acredito que ficou mais fácil conservar esse ingrediente por mais tempo aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Experimente essas dicas que eu acabei de te passar! Eu tenho certeza que elas vão te ajudar bastante. 

Antes de ir embora eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui Sua atenção é sempre muito importante.

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma forma. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!