Como tirar o sal do feijão e feijoada?

Neste artigo vou te contar como tirar o sal do feijão e feijoada. Existem algumas alternativas para você recuperar sua comida e vou te mostrar todas elas aqui. 

Além disso vou te mostrar algumas opções para fazer com a sobra desse feijão salgado. Confira!

Como tirar o excesso de sal com batata


como tirar o sal do feijão e feijoada

Esse é um dos truques mais conhecidos e usados para tirar o sal do feijão ou feijoada. 

Para fazer isso basta adicionar alguns pedaços de batata no caldo do feijão e deixar ferver. 

Em pouco tempo ela terá absorvido boa parte do sal, aí é só esperar cozinhar e retirar da panela. 

Você pode colocar com casca ou sem, vai de acordo com a sua preferência, mas ao menos coloque a batata cortada ao meio. Não coloque inteira pois assim será mais difícil absorver o sal. 

Tire o excesso de sal com gotas de limão


Acho que todo mundo sabe que o limão é um grande aliado na hora que você pesa a mão no sal em alguma comida. Ele é muito utilizado, mas precisa tomar cuidado para exagerar também para não deixar seu feijão com gosto de azedo. 

Para dar certo é preciso colocar algumas gotas de limão diretamente na panela e deixar ferver muito e por todo o tempo, deixe a panela tampada. Depois de uns 5 minutos fervendo, desligue o fogo e experimente. Se necessário repita o processo. 

Retire uma parte do caldo salgado


Essa é uma técnica que nem todo mundo conhece, mas posso te garantir que ela é muito eficaz. 

Geralmente evitamos tirar o caldo, pois é nele que está todo o sabor do feijão ou da feijoada. Todas as gorduras das carnes e temperos, se misturam nesse caldo e se ele for descartado essa gordura também será e isso vai fazer com que sua receita fique aguada e sem sabor. 

Mas existe uma solução fácil para isso. Basta seguir os passos seguintes.

Para diminuir o sal no seu feijão, retire em torno de 500 ml de caldo e leve para uma outra panela pequena. Depois leve para o congelador e deixe por alguns minutos até que a gordura endureça e fique na parte de cima do caldo. Para acelerar esse processo, você pode ir mexendo às vezes. 

Quando a gordura se separar do caldo, retire do congelador e peneire esse líquido para separar a gordura. Reserve o caldo para outra receita ou descarte.

Já a gordura devolva para a panela pequena e adicione mais 500 ml de água. Leve para o fogo e quando a gordura derreter completamente, devolva esse caldo para o seu feijão. 

Esse método é o único que mantém o sabor do caldo, já que a gordura é devolvida para a panela. 

Reaproveite o caldo salgado


como eliminar o sal do feijão

O caldo do seu feijão que ficou salgado não precisa ser descartado. Ele possui diversos nutrientes e sabores que podem e devem ser aproveitados em outras receitas. 

Então o mais indicado é que você armazene em um recipiente limpo e com tampa bem vedada e leve para congelar. 

Ele pode ser usado para cozinhar legumes, carnes e até mesmo preparar outro feijão. Sem contar que caldo de feijão até puro é bem vindo. Só aconselho a não deixar nenhuma carne salgada nesse caldo para não deixar mais salgado. 

Então observe qual a melhor forma para não desperdiçar essa delícia. 

O que fazer com as sobras de um feijão salgado


Essa é uma dúvida que muita gente tem quando prepara um feijão com muito sal. Muitas vezes guardar não é uma opção já que com o tempo no congelador a tendência é ficar ainda mais salgado. 

Mas para aproveitar esse feijão da melhor forma, existem diversas opções como por exemplo o bolinho de feijoada.

Esse é um preparo super saboroso e posso te garantir que é bem fácil de fazer. Basta bater sua feijoada com carne e tudo no liquidificador, transferir para um recipiente e adicionar farinha de mandioca até alcançar o ponto de fazer bolinhas. Depois é só fritar e se deliciar. 

Você pode adicionar recheios de sua preferência. Já vi sendo utilizado queijo, couve, bacon frito. Use sua imaginação!

Dessa mesma forma, você pode fazer hambúrguer de feijoada. Além de ser super saboroso, é uma ótima opção para pessoas veganas, caso não tenham carne. 

Também existe a possibilidade de você preparar um tutu de feijão. Esse é um prato típico mineiro muito famoso em todo o estado. Ele leva feijão cozido, linguiça, bacon, farinha de mandioca e não é difícil de fazer não, tá? 

Leia também: Quanto tempo dura o feijão na geladeira

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe como tirar o sal do feijão e feijoada, aproveite para salvar a sua receita e aproveitar seu feijão da melhor forma. 

Se ainda assim, com todos esses truques, seu feijão continuou um pouco salgado, observe se não é a hora de utilizá-lo para fazer uma dessas receitas que acabei de te passar. 

Observe o que mais se encaixa na sua realidade. O mais importante é não desperdiçar essa comida!

Espero que eu tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Boa sorte e até a próxima!


1 comentário em “Como tirar o sal do feijão e feijoada?”

Os comentários estão encerrado.