O que servir junto com tábua de frios?

Está na dúvida sobre o que servir junto com tábua de frios? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para esclarecer essa questão para você.

Essa é uma dúvida muito comum que surge sempre que vamos servir uma tábua de frios, pensando nisso selecionei algumas dicas para você servir seus convidados da melhor forma possível. Confira!

1. Monte uma tábua de pães


o que servir junto com tábua de frios

Essa dúvida ocorre porque uma tábua de frios já possui tantos ingredientes que fica difícil pensar em algo que combine bem, mas posso te garantir que você pode combinar facilmente com  outros petiscos. 

Geralmente é muito comum encontrar tábuas de frios sendo servido com pães, então monte uma tábua de pães separada. 

Adicione torradas, pão australiano e se possível alguns biscoitos. Eles vão super bem com os petiscos que compõem a tábua.

2. Aposte em patês e geleias


Os patês e geleias devem ser servidos separadamente em recipientes próprios. Lembrando que o ideal é que eles fiquem na geladeira até a hora de servir.

É possível encontrar patês prontos de diversos sabores nos grandes mercados, mas se quiser pode fazer em casa. Existem diversas receitas deliciosas que você pode aproveitar bastante.

O mesmo vale para as geleias e sinceramente, eu prefiro aquelas que são caseiras. Assim o sabor é bem mais apurado e sem muitos conservantes. Experimente.

Outra opção é servir também de forma individual alguns ingredientes que possuem caldos, como por exemplo o tomate seco e a ameixa em calda. 

Ah, não esqueça de colocar opções de azeites. Eles são super bem-vindos nessa hora. 

3. Sirva bebidas que combinam com a tábua de frios


Muita gente fica em dúvida sobre que tipo de bebida combina para servir com tábua de frios.

O mais comum é servir vinhos, mas a água saborizada também possui um espaço considerável na hora de combinar sabores.

A água saborizada pode ser preparada em casa mesmo e nos sabores que você mais gosta. Basta usar a criatividade e adicionar elementos ácidos que combinam com os ingredientes gordurosos que vão na tábua. 

4. Sirva uma porção de croutons


como escolher a melhor tábua de frios

Você já ouviu falar em croutons? Esse é um ingrediente muito comum nos Estados Unidos e tem origem na França. Eles são parecidos com torradas, mas são bem temperados e douradinhos.

Eles são usados principalmente para adicionar crocância em uma salada e ou alguma receita com folhas frescas. 

Você pode encontrar eles em mercados por todo o Brasil, mas é possível fazer em casa também. 

5. Aposte nos salgadinhos


Uma ótima ideia é combinar alguns salgadinhos com a tábua de frios. Você pode encomendar com alguém que venda por aí na sua região ou pegar alguma receita na internet e fazer em casa mesmo.

Aposte em tipos de salgados que possuam um recheio bem saboroso e se possível, evite aqueles que são fritos. 

Isso porque a tábua de frios já é bem gordurosa, então opte por salgados que sejam assados e com recheios leves. 

Leia também: O que servir no chá de cozinha

Comece a se preparar!


Agora que você já sabe o que servir junto com tábua de frios, ficou mais fácil de preparar aquela recepção entre amigos, não é mesmo? 

Eu te dei algumas sugestões, mas preciso que você entenda que não existe uma regra exata. O que vale mesmo é agradar o seu gosto e o gosto dos seus convidados. Então, se possível, faça uma pesquisa entre as pessoas que você chamou para saber o que pode e o que não pode ser servido. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado a se inspirar ainda mais. Ah, e se possível, volta aqui para me contar se deu tudo certo e me dizer o que você serviu de acompanhamento, tá bom?

Te desejo boa sorte e até a próxima!