Como congelar amora? Dicas para conservar na geladeira

Quer descobrir como congelar amora? Então não deixe de acompanhar essas dicas que eu trouxe para você. 

Aqui eu vou te contar como conservar amora de diversas maneira e também vou tirar algumas dúvidas interessantes. Confira!

Descubra como congelar amora


Como congelar amora

As amoras são frutas suculentas e cheias de sabor, mas que não é tão popular aqui no Brasil. 

Uma ótima maneira de conservar essa fruta por mais tempo é levando ela para o congelador. Assim você consegue manter seu frescor e benefícios nutricionais por muito mais tempo, mas para isso é importante fazer isso da maneira correta. 

A primeira coisa que você deve fazer é escolher as amoras maduras e frescas. Selecione e descarte aquelas que estiverem machucadas e maduras demais. Em seguida lave bem em água corrente e seque com um papel toalha ou uma pano limpo. 

Depois espalhe essas amoras formando uma camada única em uma assadeira de alumínio forrada com papel manteiga e leve ao congelador por cerca de 3 horas ou até que estejam firmes. 

Agora é só transferir para um saco plástico próprio para congelamento e deixar no congelador até a hora de consumir. 

Qual a validade da amora congelada?


Caso o armazenamento tenha sido realizado da maneira correta, as amoras podem ser armazenadas no freezer por até 8 a 12 meses sem perder muito de seu sabor ou benefícios nutricionais. 

Não se esqueça de etiquetar os sacos ou recipientes com a data de congelamento. Isso vai te ajudar a controlar quanto tempo as amoras estão no freezer e a garantir que sejam consumidas dentro do prazo de validade.

Como guardar amora na geladeira?


O passo a passo para conservar a amora na geladeira é um pouco diferente, mas também começa selecionando as frutas maduras e frescas. 

Mas fique atenta pois nesse caso, não precisa lavar antes de levar para a geladeira. A umidade pode acelerar o processo de crescimento do mofo e acabar estragando a fruta rapidamente. 

Escolha um recipiente com uma tampa que vede bem e forre o fundo dele com um papel toalha. Espalhe as amoras em uma única camada para não amassar, cubra com outro papel toalha, tampe e deixe na parte mais fria da geladeira.

Quanto tempo a amora pode ficar na geladeira?


A verdade é que a validade da amora na geladeira é bem curta, mas caso você queira consumir a fruta nos próximos dias, saiba que essa é uma ótima opção. 

Se o armazenamento for realizado da maneira que eu indiquei, as frutas aguentam bem por cerca de 5 dias. 

O que fazer com amora congelada?


A amora é uma fruta super versátil e quando congelada oferece uma infinidade de opções para você. 

Abaixo eu vou trazer uma lista com algumas sugestões do que você pode fazer com essa fruta. Confira:

  • Smoothie;
  • Muffins;
  • Geléia caseira;
  • Coberturas;
  • Torta;
  • Pudim fit;
  • Sorvete caseiro;
  • Cheesecake;
  • Compota;
  • Suco.

Conheça os benefícios da amora


Como conservar amora

Além de ser uma fruta muito saborosa, a amora também oferece uma variedade de benefícios incríveis para o nosso organismo e a seguir eu vou listar os principais para você ficar por dentro de tudo. Acompanhe!

1 – Ricas em antioxidantes

As amoras são ricas em antioxidantes, como antocianinas, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres e a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes.

2 – Fonte de vitaminas

As amoras são uma excelente fonte de vitaminas C, K e E, além de minerais como manganês e potássio, que são essenciais para a saúde do sistema imunológico, ossos, pele e coração.

3 – Reduz inchaço

As amoras contém compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação, aliviando sintomas de condições como artrite e doenças gastrointestinais.

4 – Melhora a função cerebral

Alguns estudos sugerem que os antioxidantes encontrados nas amoras podem ajudar a melhorar a função cerebral, protegendo contra o envelhecimento cognitivo e reduzindo o risco de declínio cognitivo relacionado à idade.

Leia também: Frutas para fondue de chocolate

Não perca tempo!


Agora que você já sabe como congelar amora, não deixe para depois. Aproveite essas dicas que eu trouxe para você e armazene a fruta no congelador. 

Não deixe de aproveitar também essas sugestões de receitas com amora que eu acabei de te apresentar. São todas simples de preparar e muito saborosas. 

E se você realmente for preparar alguma dessas receitas, não esquece de voltar aqui para me contar qual foi e qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade todos os dias. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!