Pode lavar o arroz antes de cozinhar?

Com certeza você já se perguntou se pode lavar o arroz antes de cozinhar e nesse artigo vou te contar os motivos para não fazer isso em qualquer grão. 

Além disso, vou te contar o que é aquele pó branco que vem junto com ele. Confira!

Preciso lavar o arroz branco?


Pode lavar o arroz antes de cozinhar

O arroz branco é muito consumido no Brasil e por isso existem diferentes práticas para prepará-lo. Cada região adota um processo diferente e quero adiantar que nenhuma atitude é considerada errada, mas é preciso ter atenção ao manusear esse alimento.

O ato mais comum na hora de colocar o arroz para cozinhar é lavar ele antes. O objetivo disso é retirar as impurezas e aquele pó branco.

Mas pouca gente sabe que não faz muito sentido realizar essa lavagem. 

Isso porque esse grão já chega em nossas casas higienizado e sem a casca que protege seus nutrientes. A partir do momento que ele é lavado existe uma grande possibilidade de que esses nutrientes se percam. 

O arroz é composto por vitaminas, ferro, potássio, magnésio, fósforo e diversos outros elementos que ajudam na nossa nutrição. 

Um outro motivo pelo qual não pode lavar o arroz antes de cozinhar é que muito provavelmente ele vai ficar grudado após o cozimento. 

O que é o pó branco que vem no arroz?


Você provavelmente deve imaginar que o arroz passa por alguns processos para que chegue até a sua mesa, não é?

Então, esse pó branco é o resultado de um polimento que faz parte desse processo. Não se preocupe que não é nenhuma sujeira nem produto químico. 

E se sua preocupação é com sujeira, esse próprio polimento acaba higienizando o grão automaticamente.  

Sem contar que um arroz cru não é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e o aumento da temperatura na hora do cozimento qualquer tipo de micro-organismo que esteja presente será eliminado. 

Quando se deve lavar o arroz?


é necessário lavar o arroz integral antes de cozinhar

No geral, não precisa, mas existem arroz que por ainda possuir sua casca protetora o risco de perder os nutrientes é menor. Como por exemplo, o arroz integral.

Já no caso do arroz parboilizado, o que ocorre é que no próprio processo de parboilização, ele passa por uma etapa onde é mergulhado em água aquecida, o que faz com que ele seja selado e mantenha seus nutrientes mesmo quando lavado. 

Mas como a variedade do arroz é enorme, o ideal é que você leia as instruções da embalagem antes de realizar o preparo. Com certeza é lá que você vai encontrar a melhor orientação do que fazer. 

Leia também: Como tirar o sal do arroz?

Inicie o preparo!


Agora que você já sabe que não pode lavar o arroz antes de cozinhar, só falta começar o preparo da forma correta. Lembre-se de sempre seguir as instruções que assim tudo vai dar certo.

Espero que essas dicas tenham te ajudado.

Até a próxima!