Canjica precisa ficar de molho? Por quanto tempo?

No artigo de hoje eu vou te contar se canjica precisa ficar de molho e por quanto tempo esse processo é necessário. 

Além disso, eu também vou te passar diversas dicas que vão te ajudar a preparar essa sobremesa deliciosa aí na sua casa de forma fácil. Acompanhe!

Descubra se a canjica precisa ficar de molho


Canjica precisa ficar de molho

A canjica é um prato muito popular aqui no Brasil e ela é feita de uma base de milho branco, leite e algumas especiarias.

Sua receita é muito simples de preparar, mas é necessário ter um pouco de conhecimento sobre esses ingredientes para que seja feita da forma correta. 

Um dos principais erros cometidos na hora de fazer uma canjica em casa é sem dúvidas não deixar o milho de molho. 

Assim como diversos outros grãos, o milho branco também precisa ficar de molho por algumas horas, mas o motivo é um pouco diferente. 

Enquanto outros grãos precisam ficar de molho para eliminar antinutrientes, o milho usado na canjica precisa disso para poder amolecer. 

O milho branco é conhecido por ser mais duro que os outros tipos de milho. Por isso é indicado que seja realizado esse processo de deixar de molho para que ele fique bem macio depois de pronto.

Agora você deve estar se perguntando: mas ele não cozinha quando vai para o fogo? Sim! Ele vai passar pelo processo de cozimento, mas só isso não será suficiente para deixar o grão na textura correta. 

Sem contar que ao deixar o milho de molho, o cozimento vai acontecer de forma mais rápida. Fazendo você economizar gás de cozinha e tempo.

Por quanto tempo precisa deixar o milho branco de molho?


De acordo com as receitas de canjica que eu conheço, o mais ideal é que ele seja colocado de molho de um dia para o outro. Assim ele vai ter tempo suficiente para alcançar a textura perfeita. 

Mas caso você tenha esquecido de fazer isso antes de dormir e precise preparar essa receita ainda hoje, basta colocar o milho em um recipiente fundo, cobrir com água e deixar de molho por pelo menos 4 horas.

Caso você deixe menos que isso, provavelmente você vai ter uma canjica com milho um pouco firme. 

Não use leite para cozinhar o milho!


A verdade é que é muito comum encontrar pessoas que cozinham o milho da canjica no leite, mas isso não é recomendado. 

O correto mesmo é cozinhar o milho na água filtrada e só depois do milho macio, adicionar o leite. Isso porque o leite provavelmente vai alterar o sabor do milho e também você corre o risco de sujar todo o seu fogão já que o leite tem o costume de subir quando ferve. 

Não coloque açúcar para cozinhar o milho


Também é normal encontrar pessoas que na hora de cozinhar o milho adicionam um pouco de açúcar com o objetivo de deixar o milho mais doce. 

Mas o que muita gente não sabe é que isso vai acabar atrapalhando o cozimento do milho, deixando ele mais rígido. 

Pode guardar canjica pronta na geladeira?


Canjica precisa ficar de molho quanto tempo

Se você fez uma boa quantidade de canjica aí na sua casa e acabou sobrando, saiba que você pode sim guardar essa sobra na geladeira, mas só vai durar por no máximo 3 dias.

Caso queira conservar essa sobremesa por mais tempo, basta você levar ela para o congelador. Quando armazenada da forma correta, a canjica pode ficar por até 3 meses congelada e o melhor é que sua textura não é alterada. 

Leia também: Quanto tempo cozinhar canjica na pressão?

Aproveite essas dicas!


Depois de descobrir que a canjica precisa ficar de molho, acredito que você vai conseguir preparar essa receita da melhor forma possível, não é mesmo?

Então aproveite para colocar essas dicas que eu acabei de te passar em prática! Eu tenho certeza que elas vão te ajudar bastante!

Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito bem vinda!

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais a colocar a mão na massa. 

Te desejo sorte e até a próxima!