Comidas indígenas: 9 receitas da culinária indígena

No artigo de hoje vou te contar sobre algumas comidas indígenas que fazem sucesso em todo o Brasil. São delícias surpreendentes e que você nunca imaginou que teriam essa origem. 

Além de te passar informações importantes sobre essas comidas, também vou deixar aqui algumas receitas para você preparar aí na sua casa. Confira!

Conheça os principais ingredientes herdados pela cultura indígena


comidas indígenas

Você pode até não saber, mas mesmo nos dias atuais, utilizamos diversos ingredientes que possuem origem indígena. 

Essa herança tem sido passada de família em família e está presente em boa parte das comidas do nosso dia a dia. Como por exemplo, a mandioca. 

Através dela são realizados preparos que resultam na farinha, no beiju, no polvilho e em diversos outros ingredientes usados em receitas muito conhecidas pelos brasileiros. 

Além da farinha, o caju, o guaraná, o tucumã, o feijão de corda e a pimenta de cheiro são exemplos de ingredientes indígenas que inserimos na nossa cultura. 

9 receitas de comidas indígenas


1 – Beiju de mandioca

Essa é uma receita feita com mandioca, ingrediente que em algumas regiões brasileiras você encontra pelo nome de aipim ou macaxeira. 

O beiju de mandioca é super fácil de fazer, geralmente é servido em palha de bananeira e pode ser consumida em qualquer refeição. 

2 – Chimarrão 

O chimarrão é uma bebida muito popular no sul do Brasil  e em diversos outros países, mas sua origem mesmo veio da cultura indígena. 

As ervas até hoje são usadas como remédios naturais e foi com esse pensamento que os índios que viviam no Paraná e em alguns lugares do Paraguai e do Uruguai passaram a consumir essa bebida. 

3 – Pamonha 

Talvez essa seja a receita de comida indígena mais conhecida aqui no Brasil. 

Ela é feita com uma base de milho verde ralado e é utilizada uma folha de  bananeira ou a folha do próprio milho para criar um tipo de bolsa onde ela é cozida. 

A pamonha é muito consumida na região do nordeste brasileiro e ela faz pratos típicos nas festas de São João. 

4 – Canjica

Assim como a pamonha, a canjica também é um prato típico das festas juninas e pode ser encontrada em todo o Brasil. 

Esse prato surgiu através dos povos indígenas chamados por tupinambás e também é conhecido como mugunzá em algumas regiões. 

5 – Açaí

Você sabia que o açaí é um ingrediente de origem indígena? Isso mesmo! Essa fruta super versátil que permite o preparo de diversas receitas atualmente pode ser encontrada em todo o Brasil, mas sua primeira aparição foi entre tribos da região amazônica. 

O açaí oferece diversos benefícios ao nosso organismo quando consumido. Ele é uma rica fonte de ferro e também já foi mencionado em diversas pesquisas por evitar o envelhecimento precoce. 

Logo abaixo eu vou te apresentar uma receita de polpa de açaí que te permite criar diversas receitas diferenciadas. Experimente!!

6 – Beiju de tapioca

O beiju de tapioca tem origem indígena e de acordo com algumas histórias ele foi vista pela primeira vez em Pernambuco, nas tribos tupi-guarani. 

Essa receita se popularizou dessa forma por conta do seu alto teor nutritivo, que logo se tornou uma ótima opção para substituir o trigo nas receitas. 

Existem diversas formas de você preparar um beiju de tapioca.  Nesse vídeo abaixo você vai acompanhar o passo a passo para preparar essa delícia. Experimente!

7 – Paçoca

Esse doce super amado por todos os brasileiros é uma produção indígena e tem como principal base o amendoim. 

A paçoca é mais uma receita que ficou conhecida por ser tradicional durante as festas juninas. E apesar de que a receita doce é a mais conhecida em todo o  Brasil, é possível também encontrar alguns preparos salgados. 

8 – Pirão

O pirão é um acompanhamento para  diversas receitas como moquecas, caldos e cozidos. O que pouca gente sabe é que ele é um prato que tem origem indígena e significa “papa grossa”. 

A ideia dos indígenas ao criar o pirão era aproveitar ao máximo seus preparos. Dessa forma o caldo que sempre sobra no final, vira um pirão que completa o prato. 

9 – Moqueca

Sim! A moqueca é uma comida indígena e no Brasil ela se tornou uma das comidas mais desejadas. 

Ela pode ser feita com camarão, peixe, frutos do mar no geral e também existe uma versão vegana que usa banana da terra. Experimente!

Leia também: O que servir com escondidinho de frango?

Experimente uma dessas receitas!


Se você ainda não conhece essas comidas indígenas, eu te aconselho a preparar elas aí na sua casa. São todas deliciosas e com alto poder nutritivo. 

Ah, se você conhece alguma outra comida que tem origem indígena e não foi mencionada aqui, me conta aqui nos comentários. Eu vou adorar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Obrigada pela sua companhia até aqui e boa sorte. 

Até a próxima!