Cenoura deve ficar dentro ou fora da geladeira?

Se você está procurando saber se a cenoura deve ficar dentro ou fora da geladeira, não deixe de acompanhar esse artigo. 

Aqui eu vou te trazer essa e outras respostas interessantes que podem te ajudar bastante. Confira!

Descubra se a cenoura deve ficar dentro ou fora da geladeira


Cenoura deve ficar dentro ou fora da geladeira

A cenoura é um legume muito nutritivo e versátil que faz parte da dieta de muitas pessoas aqui no Brasil e ao redor do mundo. 

A verdade é que a cenoura pode ficar tanto dentro da geladeira quanto fora e tudo vai depender de quando você pretende consumir o legume. 

Caso você esteja pensando em consumir nos próximos dias, o mais indicado é que ela seja mantida em um local fresco e seco, fora da geladeira.

Agora se a sua ideia é conservar as cenouras o máximo de tempo, pois não pretende consumir na próxima semana, o ideal é que ela seja mantida dentro da geladeira. 

Aprenda a conservar cenoura por mais tempo


Sabendo que ela pode ficar tanto dentro quanto fora da geladeira, agora você só precisa saber o que fazer para mantê-las bem conservadas. 

A primeira coisa que você precisa saber é que as folhas verdes devem ser removidas, caso tenha. Elas retiram a umidade da raiz, fazendo a cenoura murchar mais rápido. 

Outra informação importante é sobre a lavagem da cenoura. Lave apenas na hora que for preparar o legume. Assim você evita o crescimento de mofo.

E uma outra dica que pode te ajudar a conservar melhor a cenoura é colocar um papel toalha no fundo do recipiente que ela será armazenada. Isso vai ajudar a absorver o excesso de umidade.

Use sacos plásticos!


Isso mesmo! O melhor recipiente para guardar a cenoura é o saco plástico. Aqueles mesmo que encontramos na parte de frutas e verduras no mercado. 

Mas é importante que esse saco seja perfurado para permitir que a circulação de ar aconteça.

Pode congelar cenoura?


Se a sua ideia é conservar a cenoura por mais tempo, saiba que congelar a cenoura e a sua melhor opção. 

A cenoura se comporta muito bem em baixas temperaturas, sendo capaz de manter todos os seus nutrientes, sabor e textura, mas é claro que para manter todas essas características é necessário fazer isso da maneira correta. 

Como congelar cenoura?


A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar cenouras de boa qualidade e cortar no formato desejado. Pode ser em rodelas, cubos ou até mesmo em tamanhos maiores. 

Enquanto isso, encha uma panela com água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, merguhe as cenouras e deixe escalada por cerca de 2 minutos. Depois transfira essas cenouras para um recipiente com água gelada para resfriar rapidamente. 

Em seguida é importante que você seque bem antes de levar para o congelador para evitar que forme cristais de gelo. 

Depois coloque as cenouras secas em sacos próprios para freezer ou recipientes herméticos próprios para congelamento.

Quanto tempo a cenoura pode ficar no congelador?


Se o congelamento for realizado da maneira correta, a cenoura pode ficar no congelador por até 12 meses. 

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim fica bem mais fácil acompanhar a validade dos alimentos. 

Mantenha longe das frutas!


como conservar cenoura

Se a sua ideia é manter as cenouras conservadas por mais tempo, eu aconselho que você deixe elas bem longe das frutas. 

Isso porque a maioria das frutas liberam bastante gás etileno. Ele é o responsável pelo amadurecimento rápido. 

Conheça os benefícios da cenoura


É claro que eu não ia sair daqui sem antes te contar quais são os principais benefícios desse ingrediente, não é mesmo?

Além do seu sabor e versatilidade, a cenoura também oferece uma grande variedade de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Abaixo eu vou citar alguns para você ficar por dentro de tudo. Confira:

  • Fonte de nutrientes: As cenouras são uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo vitamina A, vitamina K, vitamina C, potássio e fibras dietéticas.
  • Promove a saúde dos olhos: A vitamina A presente nas cenouras é crucial para a saúde dos olhos. Ela desempenha um papel fundamental na manutenção da visão, especialmente em condições de baixa luminosidade.
  • Rica em antioxidantes: Ela também contêm antioxidantes como beta-caroteno, que ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo. Esses compostos antioxidantes têm sido associados à redução do risco de doenças crônicas.
  • Melhora a saúde da pele: Os antioxidantes presentes nas cenouras também contribuem para a saúde da pele, ajudando a proteger contra danos causados pelos radicais livres e promovendo uma pele mais saudável.

Leia também: Como cozinhar cenoura no microondas?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe se a cenoura deve ficar dentro ou fora da geladeira, não perca mais tempo. Aproveite essas informações e comece a conservar suas cenouras da maneira certa a partir de hoje. 

Eu realmente espero que essas dicas tenham te ajudado de alguma e que você tenha saído daqui com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!