Quanto tempo leva para assar lombo de porco no forno?

Se você quer saber quanto tempo leva para assar lombo de porco no forno, confira esse artigo que preparei especialmente para esclarecer suas dúvidas sobre esse preparo. 

No geral, o tempo necessário para realizar essa receita é de no mínimo 50 minutos, mas falaremos disso com mais detalhes logo abaixo. Aqui você também vai encontrar uma receita de lombo de porco no forno que eu tenho certeza que você vai amar!

Acompanhe a temperatura da carne de porco


Essa é uma informação muito importante sobre a carne suína e você precisa saber disso antes de começar a preparar. Para que ela esteja completamente cozida, é necessário alcançar a temperatura ideal. 

No caso de peças inteiras, ela não pode ter a temperatura inferior a 63°, mas se você for preparar a carne de porco moída, ela precisa de no mínimo 71°. 

A melhor forma de verificar a temperatura é através daquele termômetros específicos para culinária, mas caso não tenha um desses em casa, você pode observar o líquido que sai dela. Se for transparente ou um rosa bem clarinho, é porque a carne já está pronta, caso contrário, deixe cozinhar por mais tempo. 

Saiba quanto tempo leva para assar lombo de porco no forno


Esse tempo pode variar muito por conta da temperatura e até mesmo do tamanho da peça, mas posso te garantir que em menos de 50 minutos você não vai alcançar o ponto perfeito. 

A carne de porco precisa ser levada ao forno inicialmente envolvida no papel alumínio, isso vai ajudar a cozinhar ela por dentro de uma forma mais uniforme. Esse processo precisa durar por 35 minutos no mínimo. 

Em seguida, o indicado é que você retire o papel e deixe no forno até dourar, pois quando o papel alumínio é retirado, você vai encontrar uma carne muito branca ainda. Essa parte dura em torno de 25 a 30 minutos, dependendo da temperatura do forno.

Riscos de comer carne de porco crua


receita de lombo de porco

Essa é uma carne que foi considerada imprópria para consumo por muito tempo. Isso porque acontecia uma associação com o ambiente que os porcos eram criados e também com sua alimentação. 

Por conta de toda a precariedade nessas questões, era normal ingerir esse tipo de carne e logo depois perceber que contraiu alguma doença. 

Com o avanço das fiscalizações em cima desse tipo de carne, essas contaminações diminuíram bastante, mas posso te garantir que é melhor tomar todo cuidado do mundo. 

O porco possui uma carne que não pode, de maneira alguma, ser consumida crua. Isso se deve às bactérias e parasitas que podem ser encontradas nessa peça. 

O principal risco associado ao consumo incorreto dessa carne é a instalação de vermes no intestino. Uma das mais conhecidas é a famosa solitária. Ela causa sintomas como dores abdominais, diarreia, constipação, perda de peso, entre outros incômodos intestinais. 

Como prevenir o contágio 

A única forma de adquirir esses sintomas citados acima é se você ingerir a carne crua ou não cozida o suficiente para matar esses parasitas. 

Para isso, a carne precisa alcançar a temperatura ideal em sua parte mais grossa, por pelo menos 5 minutos. 

Outras formas de evitar essa contaminação é lavar bem as mãos antes de se alimentar e após o uso do banheiro. 

Além disso, esses sintomas podem ser adquiridos através de outros alimentos como frutas e verduras, então se atente a lavar bem com água limpa e de preferência se alimentar de comidas bem passadas. 

Receita de lombo de porco no forno


quanto tempo leva para assar lombo de porco no forno

Ingredientes:

  • 1,5 kg de lombo de porco
  • 1 cebola média em cubos grandes
  • Sal a gosto
  • Suco de um limão
  • 1/4 de xícara de azeite
  • 4 dentes de alho
  • 3 folhas de louro

Modo de preparo:

  • Nessa receita a primeira coisa que você precisa fazer é furar toda a carne com ajuda da ponta de uma faca grande;
  • Depois bata todos os temperos em um liquidificador e passe em cima desse lombo;
  • Transfira para uma assadeira e cubra com papel alumínio;
  • Leve ao forno pré aquecido em 200° por pelo menos 30 minutos;
  • Em seguida retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar;
  • Durante o processo de cozimento, adicione água aos poucos para que seja formado um caldo. 

Leia também: Tempero para carne de porco

Comece a preparar a sua carne!


Agora que você já sabe quanto tempo leva para assar lombo de porco no forno, não espere mais para preparar essa delícia. 

Com essa receita que acabei de te passar, eu tenho certeza que você não vai errar. O segredo é só controlar a temperatura da carne, aguardar dourar e servir com o molho. 

Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas. Ah, e quando você resolver experimentar essa receita aí na sua casa não deixe de voltar aqui para me contar se você gostou e se deu tudo certo, tá bom?

Eu te desejo boa sorte e até a próxima.