Açúcar de beterraba: Veja como é extraída e porque custa tão caro

Na busca por uma alimentação saudável, muitas pessoas procuram substitutos para o açúcar tradicional. Uma versão que não é tão conhecida é o açúcar de beterraba. Um dos motivos para isso é o seu preço, consideravelmente mais caro do que o produzido a partir da cana. Mas qual a diferença? E porque os valores são tão elevados?

Nesse artigo você vai entender tudo sobre o processo de extração desse produto e porque não é algo tão acessível a todos. Além disso, vai conhecer as diferenças entre esses alimentos e se existe mesmo algum benefício nessa substituição.

Se interessou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Vamos lá?

Você pode se interessar em ler também:

Como é extraído o açúcar de beterraba?

Açúcar de beterraba

Na verdade, o açúcar de beterraba é extraído de forma bem parecida com o que acontece com a cana-de-açúcar.

Confira abaixo o passo a passo do processo:

  1. As beterrabas, primeiramente, passam por um processo de higienização;
  2. Depois, as raízes são cortadas em fatias bem finas e deixadas submersas em um grande recipiente com água quente;
  3. Com o tempo o açúcar e as outras substâncias da beterraba começam a ser transferidos para a água, que fica cada vez mais concentrada;
  4. Depois disso, esse “chá super concentrado de beterraba” é purificado e filtrado;
  5. A partir de alguns produtos e técnicas, como cal e o uso de gás carbônico, é retirado desse líquido tudo o que não é açúcar;
  6. Feito isso, essa substância é colocada em tubos para que parte da água se evapore e com isso sobre uma espécie de “xarope grosso de beterraba”;
  7. Por fim, esse “xarope” inicia o processo de cristalização, onde tem mais água extraída e logo os cristais de açúcar começam a aparecer de forma espontânea. Com isso, para que o produto fique 100% pronto só precisará passar em uma centrífuga para secar totalmente os grãos de açúcar que surgiram.

E porque custa tão caro?

Bom, se os processos são semelhantes, o que define o valor tão mais salgado em relação ao nosso açúcar tradicional, incluindo o demerara e o mascavo? Simplesmente a disponibilidade do produto.

Temos que ter em mente que o Brasil é um grande produtor de cana de açúcar desde os períodos coloniais, e se mantém assim até os dias de hoje. Dessa forma, a cana é a matéria prima mais disponível e comum no país para a produção desse alimento.

A beterraba, por outro lado, é cultivada em grande escala principalmente na Europa. Visto que lá o clima é mais compatível para o desenvolvimento dessa planta.

Sendo assim, para se produzir produtos a partir dessa matéria prima é necessário grandes quantidades, ou seja, haverá a necessidade de importação. Ou, mesmo que não haja, como não é um produto tão disponível, o preço é definido pela demanda. Sendo assim, o valor do açúcar consequentemente será mais caro.

Benefícios e características do açúcar de beterraba

açúcar de beterraba

Antes de tudo é muito importante lembrar que esse produto, apesar de ser mais nutritivo, é principalmente composto por moléculas de glicose e frutose. Sendo assim, não deve ser consumido em grandes quantidades, porque pode gerar prejuízos para a sua saúde.

De qualquer forma, o açúcar de beterraba é ainda uma opção mais saudável que o açúcar tradicional. Até porque, ele não passa por processos de refinamentos, o que o torna uma alternativa também mais natural que mantém uma maior quantidade de vitaminas minerais.

Em relação ao sabor, você vai notar um leve gosto de queimado, como acontece com o açúcar de coco, que inclusive tem uma textura muito semelhante também. Na preparação de receitas essas características ficam mais perceptíveis.

Dentre os benefícios estão:

  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue;
  • Atua no combate e na prevenção a anemia;
  • É benéfica para o sistema circulatório;
  • É uma excelente fonte de energia;
  • Antioxidante;
  • Dentre outras coisas;

Experimente o açúcar de beterraba

Bom, sendo esse açúcar menos prejudicial a saúde, experimente aí na sua casa. Depois fala para a gente o que você achou. Estamos curiosos para saber a sua opinião.

Espero que as informações do texto tenham sido úteis para você e esclarecido todas as suas dúvidas sobre esse produto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.


você pode gostar também