Beterraba no feijão: Pode cozinhar tudo junto?

Eu aposto que você já comeu beterraba no feijão ou pelo menos já ouviu falar desse costume, isso porque é muito comum se aproveitar o cozimento do feijão para cozinhar também a beterraba.

Uns podem até fazer isso porque consideram mais prático, mas a verdade é que a maioria das pessoas tem esse hábito porque acreditam que assim vai enriquecer o feijão com mais ferro e vitaminas.

Mas será que é realmente assim que funciona? Nesse artigo você vai descobrir se é recomendado cozinhar a beterraba junto com o feijão. Além disso, você vai poder conferir outras dicas no manejo desses dois alimentos.

Vamos lá? Continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Deixar o feijão de molho com limão: Para que serve? Por quanto tempo?;

Beterraba no feijão: Pode cozinhar tudo junto?

Beterraba no feijão

A resposta para essa pergunta é: não é recomendado cozinhar beterraba no feijão. Você provavelmente ficou surpresa, porque esse é um costume muito presente nas mesas dos brasileiros, e talvez até na sua.

Mas vamos explicar o porque essa combinação não agrega nutrientes, pelo contrário, acaba prejudicando a absorção desses elementos pelo nosso organismo.

Então, para você entender melhor, primeiramente tenha em mente que os nutrientes da dieta combinam-se e interagem entre si, e isso pode ajudar ou atrapalhar em como esses alimentos serão processados pelo nosso corpo.

O feijão é uma fonte de ferro, como a maioria sabe, mas é classificado como não-heme, o que significa que possui maior dificuldade em ser absorvido pelo organismo.

Já a beterraba possui ácido oxálico ou oxalato, que é considerado um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de alguns nutrientes, especialmente o ferro e o cálcio.

Já entendeu o que acontece?

Cozinhar tudo junto faz com que o ferro presente no feijão, que já é de difícil absorção, reduza significativamente.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada no livro de resumos da SBPC (Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência), concluiu que os testes indicam uma redução de 32% na quantidade de ferro quando adicionada a beterraba para o cozimento do feijão preto.

Impressionante não é?

Mas vale dizer que comer esses alimentos numa mesma refeição não faz mal, a questão é realmente cozinhá-los juntos. Então, agora que você já sabe que não se deve cozinhar beterraba no feijão, se você ama essa combinação, pode estar se perguntando o que fazer.

Não se preocupe, confira algumas dicas para um melhor consumo desses dois ingredientes.

Dicas para melhorar o consumo da beterraba e do feijão

Deixe o feijão de molho

Bom, o feijão por si só já apresenta o que chamamos de antinutrientes. Isso acontece porque as leguminosas possuem uma grande quantidade de fitatos e taninos, que dificultam a absorção do ferro e provocam desconforto pela má digestão, como os gases.

Para diminuir a concentração dessas substâncias nos grãos é importantíssimo deixar o feijão de molho. O ideal é fazer esse processo de um dia pro outro. Mas se você utilizar rodelas ou sumo de limão o efeito se potencializa e você pode reduzir o tempo para 8 horas.

Cozinhe a beterraba antes de acrescentar ao feijão

Essa dica é para quem não abre mão dessa cominação, ou seja, beterraba no feijão. Além do processo que mencionamos acima, para reduzir os antinutrientes presentes na beterraba, você pode cozinhá-la primeiro até a fervura e depois descartar a água.

Feito isso, você consegue minimizar essas questões. Então, cozinhe antes e misture depois.

Atenção aos alimentos que serão consumidos juntos com a beterraba

De uma forma geral, a beterraba produz esse efeito em todos os alimentos que possuem uma grande quantidade desses micronutrientes que ela reduz, lembrando que principalmente o ferro e o cálcio.

Mas calma, não cancelem a beterraba! Ela possui também muito valor nutricional e não existe prejuízo se combinado a alimentos que não são fontes desses nutrientes.

Também não precisa enlouquecer com isso, feito eventualmente não há problema. Mas com certa frequência pode ser prejudicial, principalmente para pessoas que possuem anemia, por exemplo.

Comece a preparar os seus pratos corretamente

Eu acredito que com todas essas informações você não vai mais cozinhar beterraba no feijão juntos na panela de pressão, não é mesmo?

Desmistificar esses costumes nos ajuda a compreender melhor sobre o funcionamentos dos alimentos e os benefícios de consumi-los corretamente.

Espero que as informações tenham sido úteis para você e gostaríamos muito de saber a sua opinião ou se você tem alguma dúvida sobre o assunto. Então, deixe um comentário!

Até a próxima, boa sorte!


você pode gostar também