Como lavar salada? Aprenda o jeito certo de higienizar

Se você está procurando saber como lavar salada, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te contar qual a melhor forma de higienizar os ingredientes para qualquer tipo de salada. 

Além disso, eu vou te contar também algumas dicas que vão ajudar a manter suas frutas e verduras em um bom estado por mais tempo. 

Precisa lavar todos os ingredientes para fazer salada?


como lavar salada

Aqui no Brasil sempre tivemos o costume de higienizar as frutas e legumes quando fazemos compra, mas essa prática se intensificou muito durante a pandemia e inclusive, foi expandida para outros alimentos também. 

Muita gente se engana e acha que não precisa lavar os ingredientes antes de fazer salada, mas isso não é verdade. 

Todos os ingredientes que você vai utilizar para fazer salada aí na sua casa, precisam passar por um processo de limpeza. 

O recomendado é que você lave todos os ingredientes que não possuem casca e que já vem pronto para consumo, como por exemplo o tomate e o alface. 

Posso usar vinagre para limpar salada?


Provavelmente você já ouviu alguém falar que mistura vinagre na água e deixar suas verduras de molho é o suficiente para limpar elas, mas eu posso te garantir que não é. 

Assim como o vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio também são usados para esse fim e a verdade é que nenhum desses produtos podem exterminar completamente os fungos e bactérias. 

O máximo que esses ingredientes podem fazer é retirar larvas que possam estar grudadas nesses legumes. Para isso deixe de molho por 30 minutos e em seguida lave com água corrente. 

Descubra como lavar salada

Antes de preparar qualquer tipo de salada, é importante higienizar completamente esses  ingredientes.

A melhor opção entre os produtos mais populares, é a água sanitária. 

Para realizar essa limpeza você vai precisar diluir 1 colher de chá em 1 litro de água e depois é só deixar os vegetais descansando por 5 minutos. 

Em seguida, lave com água corrente. 

Como eliminar agrotóxicos dos alimentos?


Se você não tem costume de se alimentar de verduras e frutas orgânicas, então acredito que utilizar o iodo é a melhor opção para eliminar qualquer tipo de substância nociva presente na superfície desses alimentos. 

O iodo elimina diversos tipos de agrotóxicos e para isso você vai precisar diluir cerca de 5 ml do produto em somente 1 litro de água. 

O tempo de descanso nessa mistura pode é de 30 minutos, mas se for um legume ou verdura que tem a casca grossa, eu aconselho você a deixar por pelo menos 1 hora.

Qual a melhor forma de armazenar?


Se você comprou legumes e verduras para preparar refeições saudáveis durante a semana, saiba que a forma que você armazena eles pode influenciar muito na durabilidade desse alimento. 

É importante que antes de você armazenar esses ingredientes na geladeira, você os limpe bem e retire as partes machucadas ou murchas. 

Depois disso, coloque sua salada ou os ingredientes dela numa vasilha limpa e com tampa. 

Caso você esteja armazenando algum tipo de folha, o ideal é que você use sacos plásticos limpos que possam ir na geladeira e se for possível, porcione de acordo com a quantidade que você pretende usar. Você vai ver que isso vai facilitar muito o seu dia a dia. 

Mantenha em um local seco


como higienizar salada

A melhor forma de conservar seus legumes e verduras é armazená-los em um local seco. 

Para evitar a umidade você pode adicionar algumas folhas de papel toalha no recipiente que você pretende armazenar. 

E se você pretende guardar na geladeira, dê preferência em deixar eles na parte inferior que é o local menos úmido. 

Leia também: Salada para acompanhar feijão tropeiro

Inicie a limpeza!


Agora que você já sabe como lavar salada, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que te passei e mantenha seus legumes e verduras higienizados da forma correta. 

Esse processo de limpeza além de evitar diversos tipos de doenças, também faz com que esses alimentos se mantenham frescos por mais tempo. 

Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira e que você saia daqui inspirado para preparar uma salada deliciosa aí na sua casa. 

Te agradeço pela sua companhia e por sua atenção e te desejo boa sorte!

Até a próxima!