Sem dúvidas, a colher de pau é um dos itens mais tradicionais de cozinha e ainda é presente em muitas casas, especialmente porque está ligada a memórias afetivas.
Mas você sabia que se você tem o costume de utilizar esse e outros utensílios de madeira para manipular os seus alimentos você e sua família estão com a saúde em risco?
Pois é! Para esclarecer essa questão e te ajudar a ter uma maior segurança alimentar, preparamos esse texto cheio de informações importantes. Reunimos aqui os motivos pelo qual a ANVISA e o Ministério da Saúde proíbem o uso desses objetos.
Vamos lá conferir? Continue a leitura.
Porque você deve parar de usar colher de pau imediatamente?
Tanto a ANVISA quanto O Ministério da Saúde tem um posicionamento absolutamente contra o uso da colher de pau para preparar alimentos. Além desse utensílio, qualquer objeto de madeira não deve ser utilizado nesse contexto, como por exemplo, a tábua de corte.
O maior problema de se usar a colher de pau é a grande probabilidade de contaminação. Isso porque a superfície da madeira é muito porosa e acabam retendo umidade e restos de alimentos, o que é um prato cheio para a proliferação de microrganismos.
Logo, quando se tem contato com a comida, esses fungos e bactérias são transferidos para os alimentos podendo causar muitos problemas para a sua saúde. Isso se agrava ainda mais pela má higienização e armazenamento inadequado da colher de pau, que muitas pessoas fazem.
Outro problema é não respeitar a “vida útil” do objeto, já que, mesmo tomando todos os cuidados, deveria ser trocado regularmente.
Dessa forma, se você quer ter uma colher de pau, o melhor mesmo é deixá-la apenas como item decorativo.
Mas, se você quer saber como higienizar esse e outros itens de madeira, para reduzir um pouco o risco de contaminações, você precisa “curar” os objetos de vez em quando.
Veja como fazer!
Como higienizar e impermeabilizar a colher de pau?
- Lave bastante a sua colher de pau com água corrente e sabão;
- Coloque uma quantidade de água em uma panela com tamanho suficiente para o utensílio ficar submerso;
- Assim que retirar, espalhe bem sobre a superfície da colher algum óleo vegetal;
- Espere-a esfriar naturalmente e depois lave novamente com água e sabão;
- Seque totalmente antes de guardar o seu utensílio. O ideal é mantê-lo no sol para que a umidade seja completamente dissipada.
Observação: mesmo com esse procedimento, você não pode demorar muito para usar a colher de pau e esta, como já mencionamos, precisa ser descartada em pouco tempo.
Além do perigo da contaminação, com o uso, esses objetos tendem ainda a soltar pequenas farpas de madeira que podem acabar sendo ingeridas junto com o alimento.
Portanto, o ideal é procurar alternativas para substituir o seu uso e garantir segurança e tranquilidade na hora de preparar a sua comida.
Alternativas mais seguras para substituir o uso da colher de pau
Independente das alternativas que vamos citar abaixo, você precisa sempre se atentar a higiene correta dos talheres, já que, mesmo substituindo o material, o mal uso pode acarretar riscos ainda.
Colher de bambu
Uma alternativa para quem está em busca de opções feitas com material orgânico, como é o caso da madeira, são as colheres feitas de bambu.
Esse material é um pouco mais resistente e durável, bem como, não possui a porosidade que a colher de pau tem. Dessa forma, é mais seguro em relação a proliferação de fungos e bactérias.
Colher de silicone
A colher de silicone é a opção mais prática e segura para se manusear os alimentos. Mas, claro, você precisa comprar um silicone de qualidade, para quando expostos ao calor não acabe derretendo, deformando ou contaminando o alimento.
- São mais seguras e de fácil higienização, podendo ser lavadas com qualquer produto;
- Duram muito mais, em relação aos outros modelos que mencionamos;
- São resistentes e não agridem a sua panela.
Conclusão
Esperamos que você tenha esclarecido as suas dúvidas sobre porque, segundo os especialistas, a colher de pau não deve ser utilizada para manusear os alimentos. Dessa forma, contamos que as informações tenham sido úteis e que você possa se prevenir de problemas relacionados.
Conta pra gente o que você achou e qual a sua experiência com esse tipo de utensílio. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!