Repolho é legume ou verdura? Descubra o que é considerado

Por acaso você quer saber se repolho é legume ou verdura? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você esclarecer as suas dúvidas.

Aqui eu vou te contar algumas curiosidades que vão te ajudar a descobrir facilmente a diferença entre um e outro e também vou te apresentar os principais benefícios que o repolho pode oferecer para o nosso corpo. Não deixe de conferir!

O repolho é considerado legume ou verdura?


Repolho é legume ou verdura

A verdade é que o repolho é considerado uma verdura. Ele pertence ao mesmo gênero do brócolis, da couve e do couve-flor. 

Ele é um dos vegetais mais usados na cozinha brasileira e você pode encontrar ele em diversas variedades. O repolho pode ser consumido cozido ou cru e fica bem em diversas receitas deliciosas. 

O que é uma verdura?


Se você sempre fica na dúvida e nunca sabe definir de fato o que é uma verdura, existe uma informação importante que vai te ajudar a chegar nessa resposta de forma rápida e fácil. 

Na culinária uma forma fácil de descobrir se é uma verdura é observar qual é a parte comestível desse alimento. Se você consome as folhas, as hastes ou as flores do alimento, isso quer dizer que você está consumindo uma verdura. 

Exemplos bem comuns no nosso dia a dia além do repolho é a alface, a acelga, o coentro e a rúcula. 

Descubra o que são considerados legumes


Para diferenciar melhor um do outro é importante que você também saiba o que são os legumes. 

Esses são aqueles alimentos que você consome os frutos, as raízes e as sementes. Um belo exemplo de legumes que costumamos usar no dia a dia é a abóbora, o chuchu, o pepino, a batata e a cenoura. 

Conheça os principais benefícios dessa verdura


O repolho é usado em uma infinidade de receitas e pode ser considerado uma ótima opção para quem busca ter uma alimentação equilibrada. Inclusive aqui no blog você encontra um artigo que te apresenta diversas receitas com repolho.

Essa verdura oferece uma grande variedade de nutrientes benéficos para o nosso organismo. Abaixo eu vou citar os principais para você ficar por dentro de tudo que ele pode te oferecer. Confira:

Rica fonte de nutrientes

Como eu acabei de mencionar, o repolho é uma ótima fonte de diversos nutrientes. Os principais são a vitamina C, vitamina K, cálcio e o potássio. 

Além disso, ele também possui uma alta concentração de antioxidantes que possuem efeitos anti-inflamatório e que também protege as células do nosso corpo. 

Melhora a digestão

Outra componente importante para o nosso corpo são as fibras e o repolho oferece uma boa quantidade delas. 

Elas auxiliam no processo de digestão e também são responsáveis por reduzir o colesterol ruim do sangue.

Auxilia no emagrecimento

O vegetal também é conhecido por ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento, por isso ele é bastante usado em diversos modelos de plano alimentar. 

Quando não deve consumir repolho?


Apesar de ser um vegetal super saudável e que pode ser incluído na alimentação de praticamente todo mundo, existem algumas ressalvas para quem está amamentando e também para quem sofre por doenças no trato intestinal. 

Caso você consuma repolho durante a amamentação, ele pode causar gases para o bebê.

Qual a diferença do repolho branco e roxo?


diferença do repolho branco e roxo

A verdade é que existem poucas diferenças e os dois são ótimos para a nossa saúde. A principal diferença que vale a pena ser mencionada é sobre a quantidade de vitamina A encontrada no repolho branco é maior do que o repolho roxo. 

Isso não quer dizer que o de coloração roxa não oferece benefícios diferenciados. A sua principal característica é a presença de um pigmento chamado antocianina. Ela é capaz de prevenir doenças como o câncer e a diabete. 

Leia também: Salada fitness

Insira o repolho na sua alimentação!


Agora que você já sabe se repolho é legume ou verdura, não deixe de inserir ele no seu plano alimentar. Como você acabou de ver, ele pode oferecer uma infinidade de benefícios para a nossa saúde. 

Sem contar que ele é bem barato e qualquer receita que você fizer com ele rende bastante e fica bem saborosa. 

E eu espero que depois dessas dicas que acabei de te passar você consiga diferenciar facilmente um legume de uma verdura e que você consiga aproveitar mais os benefícios desses alimentos no seu dia a dia. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu estou torcendo para que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira.

Te desejo sorte e até a próxima!