Queijos para fondue: Qual o melhor?

No artigo de hoje você vai descobrir quais são os melhores queijos para fondue e também vou te contar como preparar essa delícia em casa. 

O fondue possui origem na Suíça e por isso os melhores queijos para preparar são os queijos suíços, mas isso não quer dizer que você está proibido de utilizar qualquer outro tipo de queijo. Abaixo vou te deixar uma lista dos que mais são usados para essa receita. 

Confira!

Conheça 7 opções de queijos para fondue


queijos para fondue

1 – Cheddar

O cheddar é muito usado aqui no Brasil em sanduíches de fast food e batata frita e apesar de ser conhecido como queijo americano, ele é na verdade um queijo inglês. 

O nome foi dado como uma homenagem ao local de nascimento do seu criador. Joseh Harding nasceu na Vila Cheddar, na região de Somerset, na Inglaterra. 

2 – Gouda

O gouda é um queijo bem cremoso e macio. Essas características fazem com que esse seja o queijo ideal para o fondue pois ele se mistura muito bem com os outros ingredientes. 7

Seu nome também é uma homenagem a cidade que foi criado e ele é de origem holandesa, sendo o queijo mais produzido no país. 

3 – Mussarela

Para preparar fondue que é feito a base de leite você pode usar o queijo mussarela, mas ele nunca deve ser adicionado em uma mistura com álcool. 

É um queijo italiano, muito saboroso e chegou ao Brasil junto com os mais de 970 mil imigrantes italianos entre 1860 e 1890.

4 – Emmental

Esse possui origem suíça é um dos mais indicados queijos para fondue, ele possui um sabor suave e ligeiramente doce. 

Sua principal característica são os buracos que determinam o seu sabor. Quando menores e mais redondos, mais forte e picante esse queijo será.

5 – Edam 

O queijo edam é um outro queijo de origem holandesa e ele possui um sabor suave. Esse tipo de queijo é ideal que seja consumido “jovem”, então na hora de comprar os ingredientes para o seu fondue observe a data de fabricação antes de comprar esse queijo. 

6 – Cantal 

Esse é um tipo de queijo que tem origem francesa e é bem curado. Sua massa é cozida e prensada 2 vezes. 

Quando é um queijo jovem ele é bem suave e quando está mais amadurecido ele oferece um sabor intenso. 

7 – Gruyère

O queijo gruyère possui origem suíça e é fabricado com leite de vaca cru. Ele é encontrado com uma casca bem dura e seca e no seu interior existem alguns furos, uma textura mais cremosa e seu sabor é mais frutado e doce do que os outros mencionados acima. 

Como preparar um fondue


Acredito que a escolha do queijo seja a parte mais difícil na hora de preparar um fondue. Depois de escolhido qual o tipo de queijo que será utilizado, os próximos passos são simples e rápidos. 

No vídeo abaixo é possível acompanhar o passo a passo para fazer um fondue caseiro de queijo delicioso. 

Dicas para fazer fondue sem errar


Como você viu no vídeo acima, para preparar fondue você precisa de um líquido que nesse caso foi utilizado o vinho branco seco, mas isso não é uma regra. Você pode usar leite e realizar o processo da mesma maneira. 

Se por acaso você decidiu usar o vinho e percebeu que muito ralo esse fondue, adicione um pouco mais de queijo e mexa bem. 

Ah, e não use um vinho doce. Eles podem alterar o sabor do queijo e também pode empelotar o seu fondue. 

Leia também: O que comer com fondue de queijo?

Comece agora mesmo!


fondue de queijo

Agora que você já sabe quais são os tipos de queijos para fondue, não perca mais tempo. Comece a preparar agora e experimente essa delícia!

Não esqueça de voltar aqui para me contar qual foi o queijo que você utilizou e se você conhece ou já fez fondue com algum outro tipo de queijo, me conta! Eu vou adorar saber. 

Eu espero que o artigo de hoje tenha te deixado inspirado e com água na boca. Estou torcendo para que dê tudo certo aí com a sua receita. 

Boa sorte e até a próxima!