O que comer com fondue de queijo

Eu, particularmente, já tive essa indecisão sobre o que comer com fondue de queijo. A verdade é que depende muito da sua intenção. Se for um petisco para conversar com os amigos, é interessante escolher ingredientes mais leves.

Por outro lado, se pensa em transformar isso em uma refeição, o melhor mesmo é harmonizar com ingredientes mais robustos e nutritivos. Selecionei 6 ideias de harmonização que vão te convencer a fazer fondue hoje mesmo. Confira!

6 ideias para apreciar com fondue de queijo

o que comer com fondue de queijo

1. Pães e baguetes

Um clássico, está sem ideias e quer algo rápido e prático? Então, aposte sem medo nos pães. Aqui você pode escolher um delicioso pão rústico, com grãos e castanhas ou até mesmo uma baguete diferente.

Corte os pães em tiras, para facilitar ao comer e vá molhando os pães no cremoso mix de fondue de queijos. 😉

2. Legumes salteados na manteiga

Eu acho legal combinar essa opção com a opção anterior. Mas quem não gosta de muito carboidrato, poderá escolher entre as batatas ou os pães. Fica à critério.

Os legumes que você pode reunir são: brócolis ninja, batatas em fatias, cenoura, couve-flor e mandioquinha. Para combinar perfeitamente, salteie os legumes picados na frigideira com um pouco de manteiga.

Eles ficarão macios e saborosos prontos para serem mergulhados no queijo.

3. Carne vermelha

Fondue combina perfeitamente com um bom churrasco. O sabor forte das carnes vermelhas forma o contraste que buscamos com a suavidade do fondue cremoso. Como estamos falando de um mix de queijos, opte por carnes magras como o patinho, acém, maminha, filé mignon ou lagarto.

4. Camarões e cogumelos salteados na manteiga

Essa é uma opção audaciosa, mas que harmoniza muito bem. Já vi muita gente utilizar essa combinação em jantares especiais, como comemoração do dia dos namorados ou um jantar romântico.

Agora, imagine só complementar esse prato com um delicioso vinho branco. Certamente será inesquecível, não acha? Você pode escolher o camarão rosa e cogumelos tipo shimeji ou Paris.

Tempere com sal e pimenta do reino e doure os ingredientes na manteiga. Mas só por alguns minutinhos, senão o camarão resseca muito!

5. Iscas de frango douradas

O frango combina com tudo, não é mesmo? É uma opção um pouco mais leve e saudável do que as carnes vermelhas. Vale a pena tomar cuidado com o tipo de tempero do frango, para que não atrapalhe a degustação com os queijos.

Eu sugiro temperar apenas com sal, pimenta do reino e açafrão ou colorífico para trazer um bronze a mais para a carne. Caso goste, pode adicionar outro tipo de pimenta em pó, mas modere!

Para fritar, evite imersão em óleo, pois o que queremos é algo mais saudável. Então, sugiro grelhar na frigideira com um pouco de azeite ou manteiga. Se tiver uma churrasqueira em mãos, melhor ainda, pois deixará a carne sequinha. 😉

6. Acompanhamentos extras

Além do pão, legumes e carnes, acho legal oferecer uma segunda ou terceira opção de acompanhamento. O mix de texturas e sabor é o que conta. Então, nessa sugestão escolha ingredientes mais crocantes e frios.

Como exemplo posso citar:

  • Picles;
  • Azeitonas;
  • Salame com limão;
  • Cebolinha em conserva;
  • Mini salsicha em conserva;
  • Palmito picadinho;
  • Ovinhos de codorna temperados;
  • Presunto em cubinhos;
  • Azeitonas pretas;
  • Tomate confitado para comer com pão;
  • Vinagrete para comer com pão.

Leia também: 6 tipos de acompanhamentos para dobradinha

Qual é a melhor forma de servir fondue?

A melhor forma de servir fondue é, sem dúvidas, naqueles aparelhos próprios para derreter o queijo. Assim, você poderá degustar por muito tempo e não terá problemas de o queijo endurecer ou talhar.

Não tem o aparelho? Que tal servir o molho de queijos dentro de um pão italiano? O seu formato é perfeito para acomodar o molho e os acompanhamentos. Sem contar que fica lindo na mesa!

Quanto à apresentação, caso o jantar seja realizado para duas pessoas, pode ser com um aparelho só e as pessoas dividem a experiência. Caso tenha mais convidados em casa, o interessante é disponibilizar um ramekin ou bowl individual.

Assim, cada pessoa se serve com a porção de fondue que deseja e degusta individualmente. O ramekin ou bowl pode ser acomodado em um prato grande e na lateral, você pode dispor os acompanhamentos que pode ser uma opção das sugestões acima.

Dessa forma, a degustação se torna muito mais higiênica. É claro, se for uma reunião em família e ninguém se importar, não há necessidade de tanta etiqueta.

O que beber com fondue de queijo?

Olha, quanto à bebida não há regras, mas sim harmonizações perfeitas que podem realçar o sabor dos queijos e dos acompanhamentos. Eu super indico um vinho seco tinto, pois é como Romeu e Julieta. ♥

Logo quando pensamos em queijo, logo pensamos em vinho e é isso mesmo. A combinação funciona perfeitamente. Dentre as melhores opções sugiro: Merlot, Pinot noir, Malbec, Carménère, Syrah e Tempranillo. São os mais fáceis de encontrar.

O vinho branco também é uma ótima pedida, mas é um pouco mais ácido do que o tinto. Talvez possa atrapalhar a degustação dos acompanhamentos. Mas fica a seu critério. Dentre os principais tipos temos: Chardonnay, Moscato, Sauvignon Blanc e Pinot Blanc.

É claro, se você não aprecia muito o vinho seco, pode sim recorrer ao tinto suave. E se prefere uma boa cerveja gelada, pode também. Não há problema nenhum, o que vale é o seu bem-estar para aproveitar da melhor forma possível. 😉

Agora você já sabe tudo sobre fondue e pode começar a planejar um jantar inesquecível. Comece os preparativos, mas volte aqui pra me contar como foi, combinado? Compartilhe as dicas em suas redes sociais, tenho certeza de que vai inspirar muita gente! ♥


3 comentários em “O que comer com fondue de queijo”

Os comentários estão encerrado.