Brócolis amarelado: Pode consumir? Está ruim?

Por acaso você acabou de encontrar seu brócolis amarelado? Então não deixe de acompanhar esse artigo. 

Aqui eu vou te contar se é seguro consumir esse legume nesse estado e também vou te passar algumas dicas importantes para você conservar esse ingrediente por muito mais tempo. 

Confira!

Saiba porque o brócolis ficou amarelado


Brócolis amarelado

Se você comprou um brócolis fresquinho, colocou na geladeira e na hora de preparar encontrou ele um pouco amarelado, eu te aconselho a usar logo  esse legume pois ele já iniciou o seu processo de apodrecimento. 

Esse é o primeiro sinal dado de que o alimento chegou no seu máximo amadurecimento e está pronto para iniciar o processo de oxidação.

Dá para consumir brócolis amarelado?


Apesar da aparência informar que o brócolis já passou da hora, saiba que o tom amarelado não é motivo para o desperdício. 

A primeira coisa que você precisa reparar antes de consumir esse alimento é se ele apresenta algum ponto de mofo. Caso tenha, não tem jeito. Será necessário descartar todo o brócolis. 

Caso contrário, eu aconselho você a retirar apenas os buquês de flores amareladas e aproveitar toda parte verde que sobrou. 

Posso consumir brócolis com manchas escuras?


Como eu mencionei anteriormente, é importante que você repare no estado do brócolis antes de consumir. 

Além do mofo, outra coisa que também descarta o consumo do brócolis são as manchas escuras, com partes amolecidas. 

Isso é um sinal de que o legume foi contaminado por alguma bactéria e o recomendado é que ele seja descartado imediatamente. 

Quanto tempo dura o brócolis na geladeira?


Esse é um legume bem resistente e quando armazenado da forma correta por durar muitos dias na parte de baixo da geladeira. 

O ideal é que você guarde o brócolis com o caule dentro de um copo com um pouco de água. Assim ele vai se manter fresco e crocante por mais tempo. 

No geral, você pode manter ele na geladeira por no máximo 7 dias. 

Pode congelar brócolis?


Pode sim! Inclusive, esse é um dos métodos mais usados para conservar esse tipo de legume por mais tempo. 

Para isso basta armazenar o brócolis em um recipiente com tampa que possa ser congelado e em seguida leve para a parte mais fria do congelador. 

Quanto tempo dura o brócolis no congelador?


como aproveitar brócolis amarelado

Como eu mencionei logo acima, esse método é bastante usado e isso se deve a sua capacidade de conservação do produto. 

Quando armazenado da forma correta, o legume pode ser consumido dentro de 6 meses. 

Seque bem antes de levar para a geladeira ou congelador


Essa é uma dica para você que quer manter o brócolis conservado por mais tempo. 

O mais indicado é que, independente do método de conservação usado, o brócolis esteja bem seco. Isso porque o contato com água acelera o processo de oxidação, fazendo com que o legume apodreça mais rápido. 

A única parte que pode ficar em contato com a água é a ponta do caule, para manter o brócolis fresco por mais tempo, mas ainda assim é necessário trocar essa água todos os dias, sem falta. 

Armazene em sacos plásticos


Caso você não tenha os recipientes ideais para armazenar esse alimento, eu indico que você use sacos plásticos.

Os mais usados são aqueles ziplock ou aqueles que vem junto com os legumes quando fazemos compras. 

Não esqueça que depois de dar um nó na ponta do saco, é importante que você faça pequenos furos nele. Isso permite que a troca de ar ocorra, conservando ainda mais.

Leia também: Temperos para legumes

Aproveite essas dicas!


Eu tenho certeza que essas dicas que eu acabei de te passar vão te ajudar a aproveitar melhor esse brócolis amarelado que está aí na sua geladeira, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas e mantenha esse legume conservado por muito mais tempo, evitando assim o desperdício. 

Antes de ir, eu não posso esquecer de te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira a encontrar todas as respostas para as suas dúvidas e que você saia daqui um pouco mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!


você pode gostar também