Quanto tempo para cozinhar macarrão?

O tempo para cozinhar macarrão pode variar de marca para marca. Mas em geral, são necessários de 5 a 9 minutos para que fique al dente. Não pode ficar mole demais, senão com o molho quente vai ficar ainda mais borrachudo.

Por mais que possa parecer uma receita complicada, existem apenas alguns passo que você deve ter muita atenção. Para te ajudar, separei algumas dicas pra ficar de olho na hora de fazer o seu macarrão.

5 regras básicas para o macarrão perfeito

quanto tempo para cozinhar macarrão

1. Água super quente e suficiente

A água é um dos principais segredos para acertar no macarrão. Coloque a quantidade indicada na embalagem, que geralmente é de 2 litros. Mas o que você precisa avaliar é que deverá ter água suficiente para que o macarrão fique imerso e fique livre para cozinhar.

Se ficar na dúvida, coloque 4 dedos acima do macarrão. Por via das dúvidas, encha uma panela bem grande e deixe a água ferver completamente. Aí sim, pode mergulhar a massa e aguardar o tempo indicado na embalagem.

DICA EXTRA: faça como eu. Aqui em casa sempre coloco timer no celular para me avisar sobre o tempo do macarrão. Quando o celular toca, eu corro experimentar para ver se está no ponto que eu desejo, senão eu deixo mais alguns minutinhos.

2. Fogo baixo e não precisa mexer sempre!

É importante que após começar a ferver a água que você deixe o fogo bem baixinho. A massa precisa cozinhar no seu tempo. Se você colocar em fogo bem alto, a água vai secar rapidamente. Resultado? Precisará de mais tempo de fogo para que a massa fique al dente.

Outra coisa, assim que colocar o macarrão na água quente, mexa muito bem até perceber que a água ficou esbranquiçada. Nesse momento, os fios já terão soltado o excesso de amido.

Em seguida, é só deixar cozinhar, não precisa mexer mais, a não ser que a massa seja caseira. Nesse caso, é indicado mexer nos primeiros minutos para evitar que grude.

3. Não quebre a massa!

Olha, eu já vi muita gente por aí dizendo que se quebrar o macarrão (espaguete) ao meio vai cozinhar mais rápido. Além de deixar a apresentação do prato feia, isso não procede porque o tempo de cozimento é o mesmo, independente do tamanho.

Justamente por isso que o ideal é escolher a maior panela que você tiver em casa. Dessa forma, não precisará estragar o prato para que o macarrão caiba na panela.

4. Não coloque óleo ou azeite

Lembro que minha avó sempre colocava óleo e sal na água cozimento de macarrão. Acontece que antigamente as massas eram muito mais frescas. Então, era sim indicado colocar para evitar que os fios grudassem na água quente.

Atualmente, tudo é mais industrializado. Eu, particularmente, gosto de passar o macarrão cozido na água fria, pois acho que os fios ficam muito mais soltinhos. Então, nesse caso, seria desperdício colocar azeite ou sal na água.

Não há necessidade, a não ser que você vai escorrer e colocar direto no prato com o molho já prontinho. Aí sim pode temperar a água que vale a pena! 😉

5. O que fazer com as sobras?

Por isso que eu sempre digo: prefira colocar o molho sobre o prato, já servido com a quantidade que a pessoa vai comer. É indicado guardar o macarrão sem o molho. Caso sobre, basta colocar um fio de azeite, mexer para que o macarrão não grude e levar à geladeira.

No dia seguinte, basta aquecer na frigideira e adicionar o molho de sua preferência. Aqui em casa quando sobra, eu gosto de grelhar carne vermelha ou de frango na frigideira.

O resquício que sobra, coloco um pouquinho de manteiga e faço o macarrão salteado. Olha, nem precisa de molho e ainda terá uma carne deliciosa como acompanhamento da massa. Faça, não vai se arrepender!

Ainda não fiz o molho, mas o macarrão ficou pronto. E agora?

Existem alguns tipos de marcas de macarrão que ficam prontos em apenas 5 minutinhos. Se você, assim como eu, é bem metódico na hora de preparar o molho, não vai conseguir deixá-lo prontinho quando o macarrão ficar al dente.

Mas não há o que se preocupar. O que você precisa fazer é, imediatamente, passar o macarrão pela água corrente. Vá soltando cada fio com os dedos até perceber que estão bem frios.

Dessa forma, você interrompe o cozimento e vai poder preparar o seu molho com toda a tranquilidade.

DICA EXTRA: se você demorar muito para colocar o molho, perceberá que os fios do macarrão estão grudando uns nos outros. Para evitar isso, coloque um fio de azeite e mexa com a colher do macarrão.

Prontinho, quando finalizar o molho é só jogar em cima do macarrão. Caso queira a massa mais quentinha, pode saltear na frigideira, já que estará com azeite.

Espero muito que tenha gostado dessas dicas práticas. Agora é só correr para a cozinha, reunir os ingredientes e surpreender todos da família. Compartilhe as dicas em suas redes sociais, tenho certeza de que servirá de inspiração para muita gente!


1 comentário em “Quanto tempo para cozinhar macarrão?”

  1. Bom dia adorei as dicas, achei muito importantes as dicas pois tinha coisas que eu não sabia, um abraço.

Os comentários estão encerrado.