Quanto tempo para cozinhar cenoura? Descubra aqui!

Você está procurando saber quanto tempo para cozinhar cenoura? Então quer dizer que esse artigo foi feito especialmente para tirar a sua dúvida. 

Por aqui vou te contar o tempo exato e também vou te passar algumas dicas para cozinhar esse legume da melhor maneira. Confira!

Saiba quanto tempo para cozinhar cenoura


Quanto tempo para cozinhar cenoura

A cenoura é um legume muito consumido no Brasil e pode ser encontrada em diversas receitas doces, salgadas e pode ser consumida inclusive crua, em saladas ou sucos. 

Se você pretende cozinhar, existem 4 formas de obter uma cenoura macia na medida certa. Abaixou vou te contar um pouco mais sobre elas. Veja só:

No vapor

Essa é a maneira mais saudável de cozinhar uma cenoura. Isso porque cozinhar no vapor faz com que todos os nutrientes presentes no legume permaneçam nele. 

São necessários de 20 a 30 minutos para obter uma cenoura macia cozinhando no vapor. Se você quiser mais al dente, deixe no máximo 20 minutos, caso esteja pensando em fazer um purê ou alguma outra receita que precise amassar, deixar por 30 minutos é o ideal. 

Na panela de pressão

Essa é a forma mais rápida de cozinhar cenoura. A grande desvantagem é que quando cozida na pressão, a cenoura acaba deixando alguns nutrientes importantes na água, que geralmente é descartada depois. 

Para cozinhar cenoura na panela de pressão é necessário aguardar no máximo 5 minutos depois que começar a apitar. Não deixe mais do que para não passar do ponto. 

No forno

Cozinhar cenoura no forno possui diversas vantagens. Além de manter os nutrientes dela, você também tem a possibilidade de adicionar outros sabores. Use a criatividade e adicione temperos que você costuma usar. Os mais usados são alho, azeite e ervas diversas. Experimente, fica uma delícia!

Para cozinhar a cenoura uniformemente é necessário envolver ela em um papel alumínio e levar ao forno pré aquecido em uma assadeira por 20 minutos em 240°. 

Na água fervente

Essa é a maneira mais utilizada para cozinhar cenoura. Ela também possui a desvantagem de retirar os nutrientes da cenoura, mas é a forma mais prática. 

Demora em torno de 15 a 25 minutos para chegar no ponto certo. Você pode cortar a cenoura em pedaços menores ou tampar a panela para adiantar o processo. 

Conheça os benefícios da cenoura


como cozinhar cenoura

Esse é um legume que possui diversos nutrientes que são benéficos para o nosso organismo. Inclusive a OMS, a Organização Mundial da Saúde, indica que um adulto deve consumir em torno de 250 g de cenoura por semana, por volta de 2 cenouras médias. 

Isso porque ela é rica em betacaroteno que nosso organismo transforma em vitamina A e faz muito bem a visão, protegendo a superfície do olho e ajudando no seu bom funcionamento. Além disso, ela melhora a pele, ajuda a reduzir o colesterol, melhora o funcionamento do cérebro e fortalece o sistema imunológico. 

Uma dica legal para aproveitar todos os nutrientes caso você resolva cozinhar ela na água, é aproveitar essa água do cozimento para fazer a sua receita ou você também pode guardar no congelador para posteriormente fazer outros preparos.

Essa água do cozimento pode virar um caldo de legumes, uma sopa ou até mesmo ser usada para cozinhar um arroz ou um feijão. Dessa forma você vai aproveitar todos os benefícios que a cenoura pode te oferecer e também vai deixar suas receitas ainda mais saborosas.

Leia também: Como temperar cenoura cozida?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe quanto tempo para cozinhar cenoura, pode escolher a melhor forma para fazer isso aí na sua casa. Te apresentei 4 maneiras fáceis de preparar ela, agora só falta você começar!

Antes de ir me conta qual jeito você escolheu para cozinhar esse legume e depois me conta se deu tudo certo por aí, tá bom? 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo sorte e até a próxima!