Como temperar cenoura cozida?

Ficou na dúvida de como temperar cenoura cozida? Então confira esse artigo que preparei para te contar qual a melhor forma de temperar esse legume delicioso. 

Também vou te ensinar um refogado de cenoura muito famoso aqui em casa e além disso, vou te contar quanto tempo é necessário para chegar na textura perfeita.

Saiba qual a melhor forma de cozinhar cenoura


como temperar cenoura cozida

Não existe muito segredo na hora de cozinhar cenoura. Existem três jeitos de deixá-la macia: no forno, na água e no vapor. 

O mais indicado é que ela seja preparada no vapor ou no forno pois assim todos os seus nutrientes serão conservados no legume, diferente de quando ela é cozida na água. Durante o processo de aquecimento da água, algumas vitaminas e nutrientes importantes são retirados e ficam na água, que geralmente é descartada depois. 

Mas se mesmo assim você prefere cozinhar cenoura na água fervente, eu aconselho a aproveitar essa água depois para o preparo de alguma outra receita ou você pode também armazenar em um recipiente limpo e guardar no congelador para usar em outra oportunidade. 

Por quanto tempo cozinhar a cenoura?


O tempo exato para cozinhar cenoura pode variar de acordo com a forma que você escolher preparar ela. 

O jeito mais rápido para ter uma cenoura macia é utilizando a panela de pressão. Dessa forma será necessário de 3 a 5 minutos para alcançar a textura ideal, mas eu te aconselho a não usar esse método caso você esteja pensando em refogar ela depois. Isso porque quando cozida na pressão, a cenoura cozinha muito rápido e se depois você deixar refogando mesmo que seja só para pegar o tempero, é muito provável que ela se desmanche completamente  na hora de servir.

Agora se você pretende cozinhar na água sem a panela de pressão é necessário aguardar em torno de 25 minutos. 

Cozinhar no vapor é o mais indicado mas é a forma mais demorada de alcançar o objetivo. Nesse caso você vai precisar aguardar pelo menos 30 minutos para deixar a cenoura bem macia.

Já no forno será preciso apenas 20 minutos em uma temperatura de 240°. Uma dica legal para adiantar esse processo de cozimento no forno é envolver a cenoura em papel alumínio. Se quiser você pode adicionar alguns temperos como alho, azeite e ervas de sua preferência, desse jeito ela já vai começar a cozinhar e pegar o sabor desses ingredientes ao mesmo tempo. 

Como refogar cenoura cozida?


Geralmente na hora de cozinhar uma cenoura adicionamos apenas a água, o legume em uma panela e levamos ao fogo. 

Quando ela chega em uma textura boa, servimos daquele jeito mesmo ou misturada com alguma salada temperada e pronto. Mas eu posso te garantir que existe um jeito de deixá-la ainda mais saborosa. 

Aqui em casa eu sempre faço dessa forma e não sobra nem um pedaço para contar história. 

Primeiro preciso te dizer que para refogar a cenoura desse jeito que vou te contar é necessário que você deixe ela al dente. Retire do fogo uns 5 minutos antes para que ela termine de cozinhar enquanto está sendo refogada e não se desmanche na hora de servir.

Depois derreta a manteiga em uma panela e tempere com as ervas e temperos de sua preferência. Normalmente eu utilizo sal, pimenta do reino, páprica, alecrim, alho, cebola e orégano. Misture a cenoura nesse refogado e deixe em fogo baixo até ficar completamente macia. 

Aprenda a temperar cenoura cozida


refogado de cenoura

Se você não quer fazer um refogado e sim um tempero simples e saboroso, não precisa retirar do fogo antes do indicado. Pode deixar ela no tempo correto para que ela chegue na textura perfeita. 

Depois em um recipiente adicione a cenoura e tempere com azeite, sal, orégano e as ervas de sua preferência. 

Essa é uma forma mais fácil, mas pode confiar em mim que é igualmente deliciosa e eu tenho certeza que você vai adorar. Se quiser pode adicionar um pouco de suco de limão para agregar um pouco de acidez nessa cenoura temperada. 

Leia também: Salada tropical

Faça agora mesmo!


Com essas dicas de como temperar cenoura cozida, eu tenho certeza que você vai adorar preparar essa delícia. 

Na hora de temperar use a sua criatividade e utilize produtos que você gosta de verdade. Lembre-se que toda receita, mesmo que tenha uma base muito boa, ela precisa ser agradável para o seu paladar. Então faça as adaptações que você julgar necessárias e experimente ainda hoje!

Eu espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas e não esqueça de voltar aqui para me contar se deu tudo certo.

Boa sorte e até a próxima!