Quanto tempo leva para cozinhar batata-doce?

Por aqui você descobrir quanto tempo leva para cozinhar batata-doce de forma convencional. 

A batata-doce é um legume muito consumido pelos brasileiros. Ela deve possuir uma textura macia e um sabor adocicado. Além de super saborosa, possui diversos benefícios à saúde do ser humano e vamos falar um pouco sobre isso também.

Quando ao cozimento dela existem 2 formas de alcançar a textura ideal e eu vou te contar o tempo exato das duas formas. Fica comigo e confira o que preparei para você.

Qual o tempo necessário para cozinhar a batata-doce na água?


quanto tempo leva para cozinhar batata-doce

O primeiro método que vou te apresentar é o mais comum. Só é necessário utilizar água fervente e sal. 

Nesse caso você vai precisar cortar as batatas em rodelas ou em cubos, de acordo com a sua preferência, colocar em uma panela com água fria e sal. 

Depois disso leve ao fogo médio e aguarde a água ferver. Depois disso, conte em torno de 15 a 20 minutos.

Enquanto isso, siga testando a textura da batata. Quando estiver macia é porque está na hora de desligar o fogo e escorrer. 

Essa é uma maneira super saudável de preparar uma batata doce,  pois dessa maneira a absorção de vitamina A acontece da melhor forma. Além disso, se você pretende fazer um purê, essa é uma ótima opção de preparo.

Quanto tempo leva para cozinhar batata-doce no forno?


Esse método demora um pouco mais, mas ele permite que a batata fique um pouco mais sequinha já que não precisa ter contato com a água. 

Se você deseja cozinhar a batata inteira, lave bem a casca e passe um pouco de óleo ou azeite em toda a superfície. 

Com a ajuda de um garfo, faça pequenos furos para facilitar o cozimento do interior da batata doce. 

Depois disso, transfira para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200° por pelo menos 45 minutos. 

Quando esse tempo acabar, fure com uma faca e se ainda não estiver macia, deixe mais 10 minutos, sempre testando. 

Agora se você quer cozinhar a batata-doce em pedaços, eu aconselho antes de levar ao forno, cozinhar na água fervente por uns 8 minutos e só depois levar ao forno.

Fique tranquila que quando ela for ao forno, a temperatura alta vai secar essa água e ela vai ficar deliciosa. 

Quais são os benefícios da batata-doce?


Ela é muito consumida aqui no Brasil, mas nem todo mundo sabe dos seus benefícios. E eu posso te garantir que são muitos! Esse é um alimento que apesar de possuir bastante carboidratos, ele ajuda a controlar a glicemia. Para aquelas pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, ela pode ser uma grande aliada. 

Ela também auxilia na perda de peso e oferece benefícios ao coração. Existem estudos que confirmam que a redução do colesterol diminui as possibilidades de você ter doenças cardiovasculares e é exatamente aí que ela age. 

A batata-doce possui um efeito de vasodilatação. Sem contar que ela é rica em betacaroteno, responsável por fornecer vitamina A ao nosso corpo. 

Comparada a batata comum que oferece certa de 1% de vitamina A, ela ganha com vantagem por oferecer cerca de 475% da dose diária recomendada. 

Como consumir batata-doce?


quanto tempo cozinhar batata na panela de pressão

Existem diversas formas de consumir essa raiz. Aqui em casa temos o costume de cozinhá-la e consumir no café da manhã. Fica uma delícia!

Mas existem outras maneiras, como por exemplo, ela pode ser facilmente agregada em um cozido de legumes. 

Outra opção é fazer um purê de batata-doce. Se você nunca provou, precisa experimentar ainda hoje. É muito bom e por ser um pouco doce, o sabor desse purê é diferenciado. 

Além dessas formas, eu já vi muita gente comendo batata-doce chips. Essa é uma opção saudável para aqueles momentos em que você sente vontade de comer besteira. É só cortar ela bem fininha e levar para assar no forno ou na Air Fryer, colocar um pouco sal por cima e se deliciar. 

Leia também: O que combina com purê de batata

Experimente!


Agora que você já sabe quanto tempo leva para cozinhar batata-doce, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a preparar e testar esses métodos que acabei de te apresentar. 

Eu tenho certeza que vai dar tudo certo. 

Ah, e se você conhecer alguma outra forma de preparar e consumir essa batata, conta aqui pra gente nos comentários, vamos adorar saber. 

Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira. 

Boa sorte e até a próxima!