Quanto tempo leva para assar um peixe no forno?

Você está em dúvida de quanto tempo leva para assar um peixe no forno? Então você precisa conferir esse artigo que preparei para te dizer qual o tempo exato de cozimento e outras dicas que vão te ajudar a ter o melhor resultado da sua receita. 

Saiba quanto tempo leva para assar um peixe no forno


Quanto tempo leva para assar um peixe no forno

A carne de peixe é muito saborosa e possui um sabor muito característico adorado por muitos, além disso, é um alimento que não exige muitas habilidades na hora de preparar. Geralmente os peixes são feitos cozidos, fritos ou assados na churrasqueira ou no forno com legumes, ervas e azeite.

Muitas pessoas gostam de assar peixe na palha de bananeira. Isso faz parte de culturas regionais e pode diminuir o tempo de cozimento. 

O mesmo vale para o papel alumínio. Se você envolver ele ao peixe, provavelmente vai ficar pronto antes do esperado. Então tome cuidado para não passar. 

O tempo varia de acordo com o tamanho do peixe, mas para um peixe de tamanho mediano, é necessário pelo menos 1 hora de forno em 200° para cozinhar. Se quiser um pouco mais dourado, deixe mais um pouco. 

Para assar peixe precisa de papel alumínio?


Como eu mencionei acima, o papel alumínio ajuda muito naquele momento que você está com um pouco de pressa. Um preparo de 1 hora e 20 minutos, pode ser reduzido para 40 minutos só com um papelote de papel alumínio. 

Além dessa função, fazendo isso você ajuda a concentrar os sabores do líquido que solta do peixe e dos temperos adicionados por você. 

Mas de qualquer forma, o seu uso não é obrigatório. Você consegue realizar o preparo dessa receita tranquilamente caso não queira usar o papel alumínio. O máximo que pode ocorrer é demorar um pouco mais para servir. 

Essa é outra dica importante para você que escolheu usar o papel: Você sabia que existe um lado certo para cozinhar? Isso mesmo! Existe um lado mais brilhante e um que é um pouco fosco. Se atente a usar o lado do brilho virado para dentro da forma, isso vai ajudar a refletir melhor o calor. 

Como não grudar o peixe no papel alumínio?


Na hora de assar peixe com papel alumínio é necessário que você unte toda a superfície do peixe que vai entrar em contato com o papel. 

Pode utilizar a manteiga ou azeite. Isso vai fazer com o peixe não grude no papel. 

Outra forma muito utilizada para evitar isso é fazendo uma camada de cebola na parte de baixo e também uma camada na parte de cima do peixe. A cebola pode ser alterada por qualquer coisa de sua preferência. Pode ser batatas, cenouras, folhas e o que a sua criatividade mandar. 

Quais são os melhores peixes para assar no forno


como faço para assar peixe

A carne de peixe pode ser preparada de diversas formas e para cada preparo existe um sabor que combina mais. Foi pensando nisso que resolvi te apresentar essas 4 opções de peixes que ficam ótimos quando assadas no forno. Confira: 

Tilápia

Esse é um peixe muito vendido nos mercados brasileiros e ele pode ser preparado em lascas, desfiado, inteiro ou em postar. Combina muito bem com legumes como tomates, batatas e pimentões assados para servir de acompanhamento para o prato.

Bacalhau

Esse é um peixe que faz parte de gerações de famílias em todo o Brasil, principalmente em datas comemorativas. Ele pode ser feito no forno de todas as formas possíveis, mas sempre com bastante azeite. 

Pescada

Pescada é um peixe muito usado em dietas por possuir poucas calorias, então justamente por essa característica, combina com temperos mais suaves e aromáticos. 

Namorado

O Namorado é um peixe que combina com temperos cítricos e precisa ser assado em fogo baixo para não ressecar. Ele possui poucas espinhas e vai super bem com molhos de ervas. 

Leia também: O que passar no peixe para fritar?

Inicie seu preparo!


Agora que você já sabe quanto tempo leva para assar um peixe no forno, comece agora mesmo a preparar a sua receita e caso ainda não tenha escolhido uma, confira essas 4 opções de peixes para assar que acabei de te apresentar. Experimente uma receita com um deles e depois volta aqui para me contar como foi, tá certo?

Espero que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas. 

Até a próxima!