Quantidade de lentilha por pessoa: Veja como calcular

No artigo de hoje eu vou te contar como calcular a quantidade de lentilha por pessoa para você preparar aquela sua receita preferida.

Além disso, eu vou te passar dicas incríveis que vão te ajudar a agregar ainda mais sabor no seu prato. Confira!

Descubra qual a quantidade de lentilha por pessoa


quantidade de lentilha por pessoa

A verdade é que para você definir a quantidade de lentilha por pessoa você precisa definir primeiro qual será a receita que você vai servir aos seus convidados.

Primeiro escolha se você vai servir uma salada, um arroz ou alguma outra receita de sua preferência e defina também se você pretende servir a lentilha como um acompanhamento ou um prato principal. 

Se por acaso você decidir servir a lentilha como mais um acompanhamento no seu prato, a quantidade indicada por pessoa é no máximo 50 g. 

Agora, se você está pensando em preparar uma receita de prato único que não precisa de acompanhamentos e onde a estrela principal é a lentilha,  é indicado que você conte com pelo menos 150 g de lentilha por pessoa. 

Cuidado para não exagerar


Independente da receita que você vai preparar, o ideal é que você siga exatamente a quantidade de lentilha indicada na lista de ingredientes. 

Uma das principais características da lentilha é o fato dela dobrar de volume quando passa pelo processo de cozimento. Inclusive é exatamente por isso que ela é tão associada à fartura, pois é uma receita que rende bastante. 

Então para evitar sobras desnecessárias ou uma receita desequilibrada, não custa nada seguir a quantidade correta, não é mesmo?

Por que comer lentilha no ano novo?


Provavelmente você já escutou alguém falando que lentilha é uma comida que traz sorte para o ano novo, mas você sabe o motivo disso?

Como eu acabei de mencionar, a lentilha é um grão associado à fartura e assim como outros alimentos, se tornou uma tradição consumir receitas com esse tipo de ingrediente para trazer boa sorte para o ano que está chegando. 

Apesar de ser incerto, existe uma teoria de que essa tradição surgiu na Itália e que por conta do seu formato arredondado, que se assemelha com uma moeda, a lentilha também é bastante associada ao sucesso financeiro em diversos países da Europa e Ásia. 

Não esqueça do remolho


Assim como o feijão, a lentilha é um grão que também precisa ser deixado de molho na água antes do cozimento. 

Isso acontece porque esses alimentos são ricos em carboidratos que não são absorvidos pelo nosso organismo. Isso acaba gerando uma fermentação em excesso no intestino, causando gases e diversos desconfortos abdominais. 

Para cada grão é indicado um tempo diferente e é importante que isso seja respeitado. No caso da lentilha, é necessário deixar de molho por cerca de 8 horas. 

Comer lentilha faz bem pra saúde?


Você já deve ter reparado que tem muita gente trocando feijão pela lentilha, não é mesmo? Mas será mesmo que essa é uma boa troca? 

A resposta para essa pergunta é: SIM! Isso mesmo! Apesar do feijão ter menos calorias, a lentilha apresenta uma maior quantidade de nutrientes, o que acaba compensando. 

O grão é rico em fibras que ajudam no bom funcionamento do trato digestivo e sem contar que é uma rica fonte de diversas proteínas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. 

Quando não consumir lentilha?


como calcular a quantidade de lentilha por pessoa

Apesar de ser um ingrediente natural e super nutritivo, existem algumas pessoas que precisam tomar cuidado com o consumo desse grão. 

Um bom exemplo são os portadores de doenças renais ou qualquer outra doença que precise controlar o consumo de proteína. Isso porque a lentilha é uma rica fonte de proteína vegetal, o que pode causar sérios problemas. 

Além disso, pacientes com crise de gota também devem evitar o consumo da lentilha. 

Leia também:  Acompanhamentos de Natal

Aproveite essas dicas!


Eu acredito que depois de descobrir qual a quantidade de lentilha por pessoa e depois de receber essas dicas incríveis, você vai conseguir preparar uma ótima receita de lentilha para seus convidados. 

Espero que as informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira. Te agradeço pela sua companhia até aqui e principalmente pela sua atenção. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!