Como engrossar caldo de frango? Truques e dicas que funcionam

Quer saber como engrossar caldo de frango? Então acredito que esse artigo vai te ajudar bastante.

Aqui eu vou trazer alguns métodos fáceis que tem o poder de acertar a textura de qualquer tipo de caldo. Além disso, eu também vou deixar algumas dicas para preparar esse prato delicioso. Acompanhe!

Saiba como engrossar caldo de frango com batata


como engrossar caldo de frango

A batata é muito usada para engrossar diversos tipos de caldos por ter uma consistência firme e um sabor neutro, mas a verdade é que você não precisa usar exclusivamente a batata. 

Essa dica também funciona com outro legume que forme um purê consistente. Isso vale para mandioca, abóbora e até mesmo arroz. 

Para isso basta preparar o purê e misturar muito bem ao caldo. Em seguida deixe ferver por 5 minutos e sirva. 

Use o liquidificador!


Esse é um método que consiste em não adicionar mais nenhum outro ingrediente. Nele você vai utilizar o próprio caldo em uma consistência diferente. 

Mas para isso você precisa estar preparando um caldo de frango que já tem legumes e outros ingredientes. Pegue uma boa quantidade desse caldo completo e leve ao liquidificador. 

Bata bem até que todos os ingredientes estejam bem triturados, depois misture novamente ao caldo que sobrou e deixe ferver. 

Engrosse o caldo com pão dormido


Você sabia que dá para engrossar caldo de frango com pão dormido? Isso mesmo!  Além de te ajudar a acertar a textura do seu prato, esse método também evita o desperdício de alimentos. 

Para isso você vai precisar retirar o miolo de pelo menos 2 pães e adicionar no caldo. Esse pão vai absorver o excesso de caldo e vai deixar seu caldo com uma textura mais cremosa. 

Experimente usar amido de milho


Acredito que esse seja o método mais conhecido de como engrossar caldo de frango, não é mesmo? 

Para que ele funcione da maneira certa o indicado é que o amido de milho seja bem dissolvido antes de ser adicionado ao caldo. 

Você pode usar água, leite ou até mesmo o próprio caldo de frango para dissolver esse amido e não precisa de uma grande quantidade. Experimente começar com uma 1 colher e adicione ele aos poucos. 

Depois é só misturar bem esse caldo e deixar ferver por no mínimo 5 minutos para que o o amido cozinhe por completo. 

Espere esfriar!


Essa é uma dica que eu não posso deixar de mencionar. Todo mundo sabe que caldos e sopas acabam engrossando um pouco mais quando começam a esfriar. 

É importante você lembrar disso para que não exagere nos ingredientes que vão engrossar o caldo e acabe passando do ponto necessário. 

Caso você tenha aplicado algum desses métodos acima e percebeu que depois que esfriou o caldo passou do ponto, não se preocupe. Adicione um pouco mais de água e deixe esquentar por no máximo 5 minutos. 

Como conservar caldo de frango?


como engrossar caldo de frango com batata

Se você preparou uma boa quantidade de caldo de frango e acabou sobrando, saiba que você não precisa desperdiçar. 

Essa sobra pode ser armazenada em um recipiente de vidro ou plástico e depois levada ao  congelador. 

Dessa maneira o caldo de frango se mantém apto para o consumo por até 3 meses. O ideal é que antes de congelar, você divida esse caldo em porções individuais. Assim ele vai durar por mais tempo. 

Na hora de descongelar é só deixar na geladeira 1 hora antes de consumir e depois esquentar como de costume. 

Leia também: Caldo de mandioca com frango para 50 pessoas

Escolha um método!


Acredito que depois de conhecer essas opções de como engrossar caldo de frango ficou mais fácil acertar a cremosidade perfeita, não é mesmo?

Então aproveite essas dicas para preparar sua receita preferida e eu tenho certeza que você vai conseguir preparar um prato incrível. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar como você fez para engrossar esse caldo e se você gostou do resultado final, tá certo? Eu vou adorar saber. 

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito bem vinda!

Eu realmente espero que você tenha encontrado aqui aquilo que estava procurando ou que ao menos você saia um pouco mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!