Pode fritar banana prata?

Você está procurando saber se pode fritar banana prata? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te passar algumas informações e dicas que vão te ajudar a preparar a melhor banana frita da sua vida. Não deixe de conferir!

Descubra se pode fritar banana prata


Pode fritar banana prata

A verdade é que fritar bananas é uma técnica popular que transforma essa fruta doce em uma deliciosa sobremesa ou acompanhamento. 

Aqui no Brasil essa é uma prática muito comum e a banana prata é uma excelente escolha para fritar devido à sua firmeza e doçura natural. 

Essas características fazem com que ela resista ao processo de fritura, resultando em uma banana macia por dentro e levemente crocante por fora.

Saiba como fritar banana prata


Se você nunca fez isso, saiba que fritar banana prata é um processo simples e rápido. Abaixo eu vou te contar o passo a passo para fazer isso aí na sua casa. 

A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar as bananas prata maduras, mas ainda firmes, para obter melhores resultados. Evite bananas maduras demais, pois podem se desfazer durante o processo de fritura.

Em seguida, descasque as bananas e corte em rodelas na diagonal, com cerca de 1 cm de espessura. Enquanto isso, aqueça uma frigideira com óleo suficiente para cobrir as bananas e quando esse estiver quente, adicione essas rodelas aos poucos. 

Frite por cerca de 3 a 4 minutos cada lado, até dourar e depois escorra o excesso de óleo em um prato com papel toalha. Sirva ainda quente com o acompanhamento de sua preferência. 

Saiba qual a melhor banana para fritar


Como eu já mencionei, a banana prata é uma ótima escolha para fritar devido à sua firmeza e doçura, mas existem outras variedades de bananas, como a banana nanica ou banana-da-terra.

Elas também podem ser fritas com sucesso e seus resultados podem variar devido à diferença de textura e sabor, mas também ficam uma delícia. 

Adicione mais sabor!


Para deixar a experiência ainda mais agradável, você também pode usar alguns ingredientes para agregar sabor na banana frita. 

Um dos mais usados é a mistura de canela e açúcar. Polvilhe uma pequena quantidade por cima da banana ainda quente e sinta o sabor do açúcar caramelizado e o aroma incrível da canela. 

Além disso, você também pode fazer uma mistura de farinha de trigo, água e alguns temperos e empanar essa banana para deixar ela com uma casquinha crocante e saborosa. Fica uma delícia!

Como conservar banana frita?


Por acaso, você fritou banana aí na sua casa e acabou sobrando? Então saiba que você pode conservar por mais tempo essa sobra, mas isso deve ser feito da maneira certa. 

Para conservar melhor a sua textura e sabor, é importante armazená-las em um recipiente hermético e é necessário esperar até que elas esfriem completamente. 

Depois disso, leve para a geladeira e consuma dentro dos próximos 2 dias. Para aquecer novamente, você pode colocar no forno a cerca de 150°C por alguns minutos para restaurar sua textura.

Pode congelar banana frita?


como fritar banana prata

Se a sua ideia é prolongar ainda mais a validade dessa banana frita, saiba que dá sim para congelar elas. 

O processo é praticamente o mesmo, mas é necessário realizar um pré congelamento antes. 

Para isso deixe as bananas esfriarem completamente e distribua em uma única camada em uma assadeira de alumínio forrada com papel alumínio e leve ao congelador por cerca de 2 horas ou até que estejam completamente firmes.  

Depois transfira para um recipiente hermético ou sacos próprios para congelamento e nesse caso, retire o máximo de ar de dentro dele antes de selar.

Quanto tempo a banana frita pode ficar no congelador?


Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, as bananas fritas congeladas podem ser mantidas no congelador por até 1 mês. 

Para descongelar, basta retirar do freezer e deixar à temperatura ambiente por alguns minutos antes de reaquecer no forno.

Lembre-se de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil  acompanhar a validade do alimento. 

Leia também: Como assar banana da terra?

Não perca mais tempo!


Acredito que agora que você já sabe que pode fritar banana prata, ficou mais fácil você preparar essa delícia para você e toda a sua família, não é mesmo? Então não deixe para depois. Aproveite essas dicas e comece agora mesmo!

Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas.

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo.