Qual arroz para paella? Descubra qual o melhor

Quer saber qual arroz para paella? Então não deixe de acompanhar este artigo até o final. Aqui vou te contar qual é o grão mais indicado para fazer essa receita aí na sua casa. 

Além disso, vou te contar um pouco mais sobre a origem desse prato e te passar algumas dicas para preparar ele. Confira!

Qual a origem da paella?


Qual arroz para paella

Esse é um prato conhecido no mundo inteiro por conta do sabor intenso e diferenciado. 

Ele foi criado na Espanha, mais precisamente na cidade de Valência. 

Era uma receita muito consumida por camponeses e a sua base era praticamente arroz, azeite e sal. Esse nome foi dado porque o prato é preparado em uma panela rasa, redonda e com alças que se chama paella. 

Com a sua popularização durante os anos, a receita que era simples foi sendo modificada com a adição de mariscos e outros tipos de temperos. 

Em todo o mundo essa receita pode variar bastante, mas existem 3 tipos mais comuns. Confira:

Paella Valenciana

Essa é a paella mais tradicional. Ela não leva nenhum tipo de peixe ou qualquer fruto do mar. São utilizados ingredientes locais e leguminosas típicas da região. 

Paella Mista

A Paella mista é uma variação muito bem aceita em todo o mundo. Além de frutos do mar, você também pode adicionar algum tipo de carne ou frango para agregar sabor.

Paella de frutos do mar

Essa é provavelmente uma das mais populares aqui no Brasil. Nela são usados diversos tipos de camarões, lulas, mexilhões, vôngoles e qualquer outro fruto do mar que você quiser adicionar. 

Todos esses ingredientes são sempre muito bem banhados com azeite de oliva e açafrão da terra.

Saiba qual o arroz da paella


Como existem diversas variações dessa receita, é possível encontrar diversos tipos de arroz sendo utilizado, mas na receita original o arroz recomendado é o do tipo bomba.

Ele possui um grão menor e bem arredondado. Isso faz com que ele seja cozido de um jeito uniforme e o seu formato ajuda a agregar bastante sabor nos grãos. 

Dá para fazer paella com outro tipo de arroz?


Você precisa saber que não existe uma regra e sim uma recomendação. Você pode preparar uma paella com o arroz que você encontrar no seu armário, mas não espere que o resultado seja o mesmo. 

Além do arroz bomba, que é o mais recomendado, você também consegue preparar uma ótima paella com o arroz arbóreo e o carnaroli. 

Eles são indicados para fazer risotos e o grande segredo para agregar sabor a esses tipos de arroz é caprichar no caldo e no refogado. 

3 dicas para servir uma paella


tipo de arroz para paella

1 – Compre os kits prontos para fazer paella

Eu já vi em diversos lugares alguns kits de paella sendo vendidos a preço super acessível. 

Nesses kits você vai encontrar todos os frutos do mar que são necessários para fazer essa receita e em alguns já vem até o arroz. 

Visite alguma peixaria aí na sua cidade e confira se vale a pena.

2 – Sirva paella com um bom vinho

Por ser um prato único que não precisa de acompanhamento, a melhor opção para você agregar ainda mais sabor nesta receita é servir ela com um bom de qualidade. 

Os vinhos feitos com a uva pinot noir são os mais recomendados por especialistas do ramo, mas se você não encontrar, pode servir o que você mais gosta. 

3 – Se sobrou, congele!

Nada de desperdiçar um prato tão delicioso. 

Se você fez uma quantidade a mais do que deveria, não tem problema. Armazene em um recipiente com tampa bem vedada e leve ao congelador.

Dessa forma ela pode ser guardada por até 4 meses. 

Leia também: Arroz bomba

Experimente!


Agora que você já sabe qual arroz para paella, não perca mais tempo. Comece a separar os ingredientes que você vai usar para fazer essa receita. 

Ela pode até parecer difícil de preparar, mas o resultado final vale a pena qualquer esforço. 

Eu espero que as informações que eu te trouxe nesse artigo tenham te ajudado a ficar mais inspirado para iniciar esse preparo. 

Te agradeço por me acompanhar até aqui e te desejo boa sorte.

Até a próxima!