Como congelar frutas em pedaços: Dicas para conservar

Para se alimentar bem e ter praticidade no seu dia a dia, eu resolvi te contar como congelar frutas em pedaços da maneira correta. 

Além disso, eu também vou tirar algumas dúvidas interessantes. Não deixe de conferir!

Descubra como congelar frutas em pedaços


Como congelar frutas em pedaços

A verdade é que essa é uma prática que oferece diversos benefícios para o seu dia a dia. Ao congelar frutas em pedaços você tem sempre opções de ingredientes nutritivos prontos para serem usados em receitas diversas, sem contar que ao fazer isso você está aumentando consideravelmente a validade dessa fruta. 

A primeira coisa que você precisa se atentar é na hora de escolher as frutas que serão congeladas. Evite aquelas com algum tipo de dano na casca e dê preferência às maduras e frescas. Elas oferecem um melhor resultado quando descongeladas. 

Em seguida, lave em água corrente para remover a sujeira e seque com um papel toalha ou um pano limpo. Se necessário, remova a casca, as sementes ou caroços e corte em pedaços no tamanho de sua preferência. 

Transfira essa fruta para uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhe em uma camada única. Leve para o congelador por cerca de 2 horas ou até que estejam bem firmes ao toque. 

Depois coloque esses pedaços em um recipiente hermético ou em sacos próprios para congelamento, retirando sempre o máximo de ar possível. 

Precisa tirar a casca para congelar?


A retirada da casca vai depender do tipo da fruta e também da forma que você vai consumir depois de descongelada.

As frutas com casca grossa podem ser congeladas com casca pois ela pode ajudar a proteger a polpa da fruta durante o congelamento. 

Já aquelas que possuem uma casca fina e mais sensível, é recomendado que seja retirada pois elas podem amargar quando a fruta descongelar. 

As frutas cítricas podem ser congeladas inteiras e com casca, caso queira.

Qual a validade das frutas no congelador?


A validade das frutas no congelador pode variar muito de acordo com o tipo da fruta e também se o armazenamento foi feito corretamente.

No geral, as frutas armazenadas e congeladas da maneira certa podem ser armazenadas no congelador por até 8 a 12 meses sem perder muito do seu sabor ou valor nutricional.

Lembre-se de antes de congelar, adicionar uma etiqueta no recipiente informando a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade dessa fruta. 

São todas as frutas que podem ser congeladas?


Aqui no Brasil existem uma grande variedade de frutas e será que todas elas podem ser congeladas? Eu fiz uma pesquisa e descobri que frutas como morangos, pêssegos, bananas, mangas, abacaxis, uvas e muitas outras se comportam muito bem quando congeladas. Mas também existem algumas frutas que podem sofrer alterações na sua textura após o descongelamento, um bom exemplo é a melancia e o melão. 

Essas são frutas com alto teor de água e por isso sua textura pode ser um pouco macia, mas ainda são deliciosas para consumo. 

A fruta perde algum nutriente quando congelada?


A verdade é que algumas vitaminas sensíveis demais podem ser perdidas sim, mas no geral, o congelamento preserva muito bem os nutrientes essenciais como as fibras e os antioxidantes. 

Por isso, o mais indicado é congelar as frutas que estão no auge do frescor. Assim, a maior parte dos nutrientes serão mantidos sem alteração. 

O que fazer com fruta congelada?


Como congelar frutas

Se te falta inspiração de ideias de o que fazer com fruta congelada, observe bem essas sugestões que eu trouxe para você e escolha qual você vai preparar hoje. 

  • Smoothies: Use frutas congeladas como base para smoothies deliciosos e refrescantes.
  • Sorvetes: Faça sorvetes caseiros usando frutas congeladas como ingredientes principais.
  • Geleias e Compotas: Cozinhe frutas congeladas com açúcar e especiarias para fazer deliciosas geleias e compotas.
  • Sobremesas: Use frutas congeladas em sobremesas como tortas, bolos, muffins e mousse. 
  • Molhos: Cozinhe frutas congeladas com um pouco de açúcar e suco de limão para fazer molhos deliciosos para servir com carnes ou sobremesas.
  • Pudins e Cremes: Adicione frutas congeladas a pudins e cremes para um toque de frescor e sabor.
  • Saladas de frutas: Use frutas congeladas misturadas com frutas frescas para fazer saladas de frutas coloridas e saborosas.
  • Coberturas: Aproveite as frutas congeladas na hora de preparar coberturas para panquecas, waffles, iogurtes e cereais.
  • Vitamina: Experimente frutas congeladas com leite ou iogurte para fazer vitaminas cremosas e nutritivas.
  • Água saborizada: Adicione frutas congeladas à água para fazer infusões refrescantes e saborosas.

Leia também: Quais frutas colocar na salada de fruta?

Aproveite!


Agora que você já sabe como congelar frutas em pedaços e também já recebeu todas essas dicas de como fazer isso da maneira correta, não perca mais tempo. Escolha as melhores frutas e inicie o processo de congelamento. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!