Qual a melhor essência de panetone? Como substituir?

No artigo de hoje eu vou te contar qual a melhor essência de panetone e vou te apresentar quais são as principais marcas usadas. 

Além disso, vou te passar uma receita caseira que eu tenho certeza que vai fazer você economizar bastante. Não deixe de conferir!

Qual tipo de essência usar no panetone?


qual a melhor essência de panetone

O cheiro do panetone é algo bem característico do doce, por isso é importante que você saiba quais são as possibilidades disponíveis. 

É muito comum encontrar receitas com essência de baunilha ou de alguma fruta cítrica como laranja ou limão. 

Além disso, não deixe de experimentar a essência do próprio panetone. Você pode encontrar ela em casa de produtos de confeitaria ou você também pode preparar ela aí na sua casa. 

Qual a quantidade ideal de essência de panetone?


A verdade é que para ter uma receita equilibrada é necessário respeitar a indicação da sua receita. 

No geral, as principais receitas de panetone indicam usar pelo menos 10 ml para uma receita tradicional. 

Como fazer essência de panetone em casa?


Você sabia que existe uma receita de essência de panetone caseira? Isso mesmo!

Se você quer preparar um panetone sem nenhum produto industrializado, existe essa opção de fazer esse ingrediente de forma fácil e simples. 

Abaixo eu vou deixar um vídeo que vai te ensinar o passo a passo. Não deixe de conferir!

 

Qual a melhor marca de essência de panetone?


Caso você ainda prefira usar a essência de panetone industrializada, eu te aconselho a usar marcas de qualidade. 

A marca mais conhecida é a Arcolor e ela trabalha com diversas outras opções de essências.

Além dessa, a marca Mix também é conhecida no mundo da confeitaria por trabalhar com um ótimo custo-benefício e oferecer diversas opções de essências.

As duas marcas são encontradas em tamanhos variados. Se você costuma usar com frequência, experimente comprar a essência de 960 ml. Essa é a opção que mais rende!

Pode fazer panetone sem essência?


A verdade é que a primeira receita de panetone não adicionou nenhum tipo de essência na sua massa.

O aroma era adquirido através de ingredientes naturais e pela fermentação, já que essa massa precisa fermentar por bastante tempo. 

Caso você não queira usar a essência industrializada, não esqueça de adicionar raspas de alguma fruta cítrica. Como eu te falei lá no início, as essências de frutas ácidas também são utilizadas para perfumar essa receita, por isso as raspas da laranja e do limão podem ser adicionadas na massa de panetone feita com produtos naturais. 

Além das raspas de limão e laranja, você também pode usar uma colher de sopa de vinho tinto. Ele oferece um aroma diferenciado para a sua receita. Você vai adorar!

Leia também: Sobremesa de Natal para família grande

Aproveite essas dicas!


Acredito que agora que você já sabe qual a melhor essência de panetone, ficou mais fácil preparar essa receita aí na sua casa, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Vá até uma loja que vende produtos de confeitaria e procure a marca que você mais gostou de conhecer. 

Lembre-se que se você não quiser usar esse ingrediente, não precisa. Ele é opcional e mesmo que você não coloque a essência, a fermentação longa dessa massa faz com que seja liberado um aroma incrível. 

Eu realmente espero que essas informações que eu acabei de te passar tenham te ajudado de alguma maneira ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais. O panetone é um prato bem tradicional nas festas de final de ano e preparar ele de forma caseira vai ser um grande diferencial para a sua ceia. 

Antes de ir eu não poderia deixar de agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. 

Te desejo boa sorte no preparo dessa receita. 

Até a próxima!