Pudim lisinho sem furinhos: Como fazer? Qual o segredo?

Quer saber como fazer um pudim lisinho sem furinhos? Nesse artigo vou te contar alguns truques super simples para preparar essa sobremesa deliciosa para a sua família. 

Essa é uma receita muito popular aqui no Brasil, mas existem algumas dúvidas sobre como fazer ele da melhor forma e foi pensando nisso que resolvi te trazer essas informações. Além disso, vou te passar uma receita de pudim lisinho perfeito. Confira!

O que são esses furinhos no pudim?


Pudim lisinho sem furinhos

Na maioria dos pudins que encontramos por aí é possível encontrar diversos furinhos na massa, mas fique tranquilo pois isso é normal de acontecer. 

Esses furinhos são nada mais que bolhas de ar que foram inseridas na massa durante o preparo. 

Quando você leva o pudim para cozinhar no forno ou no fogão mesmo, o que ocorre é que essas bolhas estouram e deixam esse furos em seu interior. 

Como deixar o pudim lisinho sem furinhos?


Para ser sincera, para mim não tem diferença no sabor entre um pudim liso e outro com bolhas, mas eu sei que tem muita gente que prefere um pudim lisinho sem furinhos. 

Normalmente essa sobremesa é preparada no liquidificador e é isso que faz com que a massa se encha de ar.

Então se você pretende fazer um pudim sem bolhas de ar, eu aconselho a não usar o liquidificador. O ideal é que você misture os ingredientes da receita à mão. 

Para facilitar esse processo, misture tudo com um garfo. Ele vai te ajudar a deixar uma essa mistura homogênea sem entrar tanto ar. 

Utilize uma peneira


Provavelmente você já viu algum vídeo de receita de pudim lisinho onde a massa é passada na peneira antes de ir para a forma. 

Isso é um truque utilizado para retirar o excesso de bolhas de ar dessa massa. Até  mesmo quando você faz a mistura à mão, o recomendado é que você peneire, pois ainda assim é possível ter algumas bolhas de ar. 

Depois de peneirar, antes de levar para o forno, também é recomendado que você dê algumas batidas no fundo da forma para fazer com que as bolhas que estão no fundo subam.

Controle a temperatura


como fazer pudim lisinho sem furinhos

Esse é um preparo que mesmo sendo super simples, precisa de um pouco de atenção na hora de cozinhar, principalmente quando o assunto é a temperatura.

Para fazer um pudim lisinho sem furinhos é preciso cozinhar ele em temperatura média e lentamente. Sendo assim, pré aqueça seu forno em no máximo 180° e depois quando levar ele para cozinhar, não deixe passar dessa temperatura. 

Geralmente quando passa de 180° é comum que o ovo acabe coagulando e deixando esses furinhos no pudim mesmo que a massa tenha sido batida na mão e tenha sido peneirada antes de transferir para a forma. Então fique atenta ao forno!

Faça um banho maria com água quente


Você sabe que para fazer um pudim é necessário cozinhar ele em banho maria e quando isso é feito com água fria, demora um tempo até que essa água esquente e comece a cozinhar essa massa. 

Então para adiantar o processo eu aconselho você a esquentar essa água antes de colocar na forma. 

Desse jeito, assim que o pudim em banho maria entrar no forno vai começar o processo de cozimento imediatamente. 

Receita de pudim lisinho sem furinhos


Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 4 ovos
  • 2 e 1/2 xícaras de leite

Modo de preparo: 

  • Em uma tigela bata os ovos até misturar as claras e as gemas e depois acrescente o leite condensado e continue misturando.
  • Adicione o leite aos poucos e mexa delicadamente para não inserir ar na massa. 
  • Reserve enquanto prepara a calda de caramelo. 
  • Depois leve ao forno pré aquecido por 180° até que fique firme. 

Leia também: Quantos minutos o pudim fica no forno?

Comece a preparar sua sobremesa


Essas dicas para fazer um pudim lisinho sem furinhos são o segredo para servir uma sobremesa perfeita para a sua família. Então aproveite essa receita que acabei de te passar e comece a preparar agora mesmo. 

Durante o processo de preparo do pudim é muito importante deixar que essa massa descanse enquanto prepara a calda. Isso vai fazer com que as bolhas de ar restantes sejam eliminadas antes de começar a cozinhar. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e se puder, volta aqui para me contar se deu tudo certo na hora de preparar essa delícia. 

Boa sorte e até a próxima!