Precisa deixar a ervilha de molho antes de cozinhar?

A resposta para essa pergunta é sim, precisa deixar a ervilha de molho antes de cozinhar e eu vou esclarecer os motivos para você nesse artigo.

A ervilha é uma leguminosa utilizada em diversas receitas, mas preparar elas pode não ser tão simples como você imagina. Por isso fica até o final porque vou tirar todas as suas dúvidas aqui

Além disso, vou te passar uma receita de caldo de ervilha que faz sucesso aqui em casa e eu tenho certeza que você vai adorar!

Quanto tempo preciso deixar a ervilha de molho?


Precisa deixar a ervilha de molho antes de cozinhar

Por pertencer à mesma família dos feijões é super necessário deixar a ervilha de molho antes de cozinhar por pelo menos algumas horas.

Aqui em casa eu deixo de molho por oito horas no mínimo, às vezes deixo durante a noite para que eu possa cozinhar no dia seguinte. 

Dessa forma, além de preservar os nutrientes e reduzir o tempo de cozimento, esse processo ajuda a evitar os gases causados com o consumo dessas leguminosas. 

No caso das ervilhas, somente as inteiras precisam ficar de molho, as partidas não tem necessidade. 

Como cozinhar ervilha


Depois de deixar de molho o tempo necessário você precisa cozinhar a ervilha com bastante água.

Aqui em casa eu costumo usar três xícaras de água para uma de ervilha. Eu gosto de aferventar antes de cozinhar também.

Depois disso eu coloco a quantidade indicada de água e coloco em fogo baixo. Espero ferver novamente e coloco a tampa na panela.

Em uma panela normal é necessário em torno de uma hora para que elas fiquem macias, mas se você preferir usar a panela de pressão é possível diminuir esse tempo pela metade.

Receita de caldo de ervilha


  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 linguiça calabresa picada
  • 500 gr de ervilha seca
  • 1 colher de sopa de margarina
  • cheiro verde a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande refogue a cebola e o alho com a manteiga. Adicione também o sal e a pimenta. Não precisa dourar, basta murchar para que você possa colocar a ervilha. Refogue bastante e logo depois adicione água. Para 500 gr de ervilha, é necessário colocar em torno de 2 l de água;

Depois é só deixar amolecer bastante a ervilha, quando estiver quase se desfazendo na panela, desligue o fogo e leve esse conteúdo para bater no liquidificador;

Bata até não encontrar grãos inteiros;

Em outra panela frite a calabresa até dourar, depois é só adicionar esse caldo do liquidificador e mexer bastante até engrossar. Na hora de servir, coloque o cheiro verde por cima que vai ficar uma delícia!

Leia também: Quanto tempo deixar o feijão de molho?

Experimente agora mesmo!


Ervilha é uma leguminosa que não é muito conhecida e por isso a gente acaba deixando ela de lado na hora de preparar as receitas, mas depois de fazer esse caldo que acabei de ensinar você vai passar a valorizar mais esse grão!

O sabor que ele oferece é surpreendente! Não duvide!

Agora que você já sabe que precisa deixar a ervilha de molho antes de cozinhar e também já conhece essa receita maravilhosa, só falta colocar a mão na massa! 

O que não vai faltar é gente te pedindo para repetir!

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar o resultado disso!

Abraços!

 


1 comentário em “Precisa deixar a ervilha de molho antes de cozinhar?”

  1. Hoje eu estarei fazendo!!! Aqui no Rio de Janeiro está um frio nada melhor para aquecer!!!

Os comentários estão encerrado.