Como fazer batata em conserva para churrasco?

Se você quer saber como fazer batata em conserva para churrasco, confira esse artigo onde te mostro o passo a passo para preparar esse acompanhamento que serve tanto para churrasco como para outros eventos aí na sua casa. Confira!

Como fazer uma batata em conserva saborosa


como fazer batata em conserva para churrasco

Esse é um dos acompanhamentos mais pedidos em um churrasco. Eu particularmente amo e sempre que posso faço aqui em casa. É uma receita super simples de fazer e bem saborosa.  

O segredo para fazer batata em conserva de qualidade é caprichar no azeite e nos temperos. O azeite é o elemento que vai fazer o transporte de sabores por toda a batata. 

Outro segredo que faz toda a diferença é deixar na geladeira por 1 ou 2 dias antes de servir, se possível. Dessa forma as batatas vão absorver os sabores de uma forma mais eficaz. 

Nesse período misture pelo menos 3 vezes durante o dia, para que todas as batatas entrem em contato com os temperos. Se você reparar, com o tempo os temperos descem e se acomodam no fundo do recipiente. Se ficar desse jeito, as batatas do fundo terão mais sabor que as outras.

E nunca esqueça que sempre que for mexer você precisa utilizar talheres limpos para não contaminar seu preparo. 

Receita de batata em conserva


Ingredientes:

  • 1/2 xícara de azeite,
  • 1 kg de batatas pequenas
  • 2 xícaras de água filtrada ou fervida
  • 1 xícara de vinagre
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1/2 colher de pimenta calabresa
  • 1 colher de orégano
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 cebola picada
  • Cheiro verde picado

Modo de preparo:

  • O primeiro passo é lavar bem as batatas. Depois leve para cozinhar em uma panela com água até que fiquem macias. 
  • Depois é só escorrer e jogar água fria para interromper o cozimento, aí é só reservar até esfriar. 
  • Transfira para um recipiente grande e adicione o azeite, o vinagre, a água, o sal, a pimenta calabresa, o orégano, o alho, a cebola e o cheiro verde. 
  • Misture bem e transfira para um recipiente com tampa e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 dia.
  • Sacuda o pote durante esse tempo por 3 vezes. 

Abuse das ervas aromáticas


batata bolinha em conserva

Essa é uma receita que combina muito bem com diversos temperos, mas as ervas aromáticas são os principais aliados que dão sabor a esse preparo.

Então, se você gosta, não deixe de utilizar ervas como tomilho, alecrim, manjericão ou alguma outra de sua preferência. 

Outra coisa que já vi muita gente fazendo é assando alho no azeite e adicionando nessa conserva. Para isso utilize uma forma pequena, uma cabeça de alho inteira e 1/2 xícara de azeite. Leve para assar por 25 minutos e depois esprema os alhos e amasse até formar uma pasta. 

Misture com os outros ingredientes normalmente e deixe descansar. Você vai ver que no dia que for servir, a sua batata em conserva vai estar uma delícia. 

Use a sua criatividade!


Para adicionar ainda mais sabores a essa conserva você pode usar da sua criatividade de acordo com o seu gosto. 

Já encontrei receitas que levam azeitonas, cebolas pequenas inteiras e até mesmo ovo de codorna. 

O tomate cereja também é um outro ingrediente que você pode adicionar nesse preparo que fica uma delícia. 

Leia também: Como saber se a batata está cozida

Inicie a sua conserva!


Agora você já sabe como fazer batata em conserva para churrasco, então comece agora mesmo a preparar essa delícia. Como você sabe, é necessário aguardar um tempo de descanso para poder servir. 

E um conselho que eu te dou é o seguinte: não sirva sua batata com menos de 1 dia de descanso. Esse descanso é importante para que você sirva um acompanhamento realmente saboroso e não uma batata sem gosto e gordurosa. 

Ah, outra coisa importante nesse processo é lavar o pote que você vai armazenar sua conserva com água fervente. Isso vai ajudar a eliminar qualquer bactéria que possa contaminar sua batata. 

Eu realmente espero que essas dicas que acabei de te passar e essa receita te ajudem a servir algo delicioso para seus convidados. Se puder, volta aqui depois para me contar como foi preparar essa receita e me dizer se você gostou ou não, tá certo?

Boa sorte e até a próxima!