Precisa colocar papel alumínio para assar lasanha?

Hoje você vai descobrir se precisa colocar papel alumínio para assar lasanha. Acredito que essas informações vão facilitar muito a sua vida na hora de preparar essa receita. 

Além disso, vou te passar dicas de conservação que vão te ajudar a ter lasanha pronta no seu congelador por muito mais tempo. Confira!

Realmente precisa colocar papel alumínio para assar lasanha?


Precisa colocar papel alumínio para assar lasanha

Essa é uma dúvida muito comum de surgir na hora de levar esse prato para o forno e eu preciso te dizer que depende muito de como está a sua lasanha. 

Caso ela esteja congelada, é muito necessário o uso do papel alumínio nos primeiros 30 minutos. Isso vai ajudar a cozinhar ela por inteiro, sem deixar o meio congelado e cru. Sem contar que fazer isso também vai evitar que as bordas fiquem ressecadas e com a aparência de queimadas. 

Agora se por acaso você estiver preparando uma lasanha que não está congelada e já está com a massa cozida, não é necessário. Basta levar ela para o forno pré aquecido e respeitar o tempo indicado da sua receita que vai funcionar muito bem. 

Por quanto tempo assar lasanha?


Essa informação vai depender também se sua lasanha está congelada ou não e é claro que o tamanho dela também vai interferir no tempo de forno. 

A maioria das receitas orientam que você deixe ela assar por pelo menos 45 minutos. Os primeiros 30 minutos, com papel alumínio e o restante sem para dourar o queijo. 

Mas como eu te falei algumas coisas podem fazer com que você precise de mais ou menos tempo. O ideal é que você se mantenha observando de perto o processo e se necessário espete uma faca bem no meio da lasanha para saber se ela já cozinhou o suficiente. Caso esteja no ponto ideal para você, aguarde o queijo gratinar e sirva. 

Pode congelar sobras de lasanha?


Se você exagerou na quantidade de lasanha, não se preocupe. Você pode congelar todas as sobras para consumir em outro momento. 

O ideal é que você armazene as sobras em um recipiente de vidro e com tampa que vede bem. Receitas prontas são mais fáceis de absorver sabores e aromas de outros alimentos que estão guardados no mesmo ambiente, por isso é importante essa vedação. 

Caso você não tenha uma vasilha com essas características, você também pode usar embalagens de alumínio, já que elas são super práticas na hora de requentar sua receita. 

Outra opção é utilizar recipientes plásticos, mas saiba que essas podem transferir o sabor do alimento que foi guardado ali anteriormente e também não é muito prática na hora de assar. 

Se você optar por usar vasilhas plásticas, desenforme a lasanha antes de descongelar para não desmontar ela. 

Pode usar papel manteiga no lugar do papel alumínio?


colocar papel alumínio para assar lasanha

Por acaso você está pensando em assar uma lasanha e só agora reparou que o papel alumínio acabou? Não se preocupe, você pode usar o papel manteiga no lugar do papel alumínio. 

É claro que o papel manteiga não vai agir como o papel alumínio, até porque ele é feito de um material que não reflete calor para a área interna da forma, mas ele pode ser usado para concentrar esse calor e ajudar a cozinhar sua receita uniformemente. 

Aplique o papel da mesma maneira que o papel alumínio e leve ao forno pelo tempo indicado. Não esqueça que é importante que você acompanhe a lasanha durante todo esse tempo e quando achar necessário, faça o teste da faca. 

E fique sabendo que por não refletir calor, talvez você precise deixar ela no forno por mais tempo. 

Leia também: Tempo para assar lasanha

Teste essas dicas!


Aproveite que agora você já sabe quando precisa colocar papel alumínio para assar lasanha e comece a preparar agora mesmo a sua receita favorita. 

Não deixe de testar essas dicas que eu acabei de te passar. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar bastante.  

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado de alguma maneira e que tenha esclarecido suas dúvidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!